OBJETIVO GERAL
Neste módulo de trinta (30) horas, faremos uma trilha que entendemos ser de grande importância para o seu processo de aprendizagem. O objetivo geral é compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, deverá lançar mão de instrumentos de avaliação. Além disso, age em consonância com o objetivo geral do curso, que é aprimorar a prática da preceptoria em seus aspectos educacionais, por meio de variadas atividades formativas, qualificando a formação humana em saúde.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Além desse objetivo geral, o módulo é norteado pelos seguintes objetivos específicos: conhecer as variadas modalidades de avaliação e pensar sobre a prática avaliativa na preceptoria. Esses dois também agindo em consonância com os objetivos específicos do curso, nesse caso:
- Formar Especialistas em Preceptoria, promovendo o desenvolvimento de competências educacionais desses profissionais.
- Aprimorar a prática pedagógica da preceptoria e contribuir para valorização dos preceptores.
UNIDADE 1: A PRECEPTORIA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO
AULA 1: Conceitos e fundamentos de educação e ensino
AULA 2: A preceptoria no contexto dos conceitos e fundamentos de educação e ensino
UNIDADE 2: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO E ENSINO
AULA 1: Conceitos e fundamentos da avaliação
AULA 2: A avaliação e a preceptoria
UNIDADE 3: MODALIDADES DE AVALIAÇÃO
AULA 1: A diagnóstica, a formativa, a somativa
UNIDADE 1: A PRECEPTORIA NO CONTEXTO DAS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO E ENSINO
AULA 1: Conceitos e fundamentos de educação e ensino
AULA 2: A preceptoria no contexto dos conceitos e fundamentos de educação e ensino
UNIDADE 2: AVALIAÇÃO, EDUCAÇÃO E ENSINO
AULA 1: Conceitos e fundamentos da avaliação
AULA 2: A avaliação e a preceptoria
UNIDADE 3: MODALIDADES DE AVALIAÇÃO
AULA 1: A diagnóstica, a formativa, a somativa
METODOLOGIA
O Módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Sabe o que isso significa? Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas porções, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação.
As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. Por intermédio desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento. Além disso, toda a metodologia se apoia na mediação por meio das tecnologias de informação e comunicação.
RECURSOS
Os recursos utilizados serão textos, figuras, vídeos e infográficos.
Este módulo objetiva levar você a compreender que a prática da preceptoria é uma ação educacional e, portanto, lançar mão de instrumentos de avaliação é de extrema importância, de maneira que ela seja também uma reflexão sobre o nível da qualidade do trabalho escolar, tanto do preceptor como dos alunos. Libâneo (2013) afirma que a avaliação é uma tarefa didática necessária e precisa ser permanente no trabalho docente, o qual deve acompanhar passo a passo o processo de ensino e aprendizagem. Por meio dela, os resultados que vão sendo obtidos no decorrer do trabalho conjunto do professor e dos alunos são comparados com os objetivos propostos, a fim de constatar progressos, dificuldades e reorientar o trabalho, fazendo as correções necessárias (LIBÂNEO, 2013, p. 216). Além disso, é importante reconhecer as variadas modalidades de avaliação e pensar sobre a prática avaliativa na preceptoria.
OBJETIVO GERAL
Descrever e analisar as diferentes práticas de preceptoria e as formas de avaliação utilizadas pelos preceptores.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
-
Compreender as questões didáticas e pedagógicas que dificultam o exercício da preceptoria.
-
Entender que valores educacionais e éticos subjazem à prática da avaliação servindo como balizadores.
-
Discutir a importância da construção do projeto político pedagógico como apoio para os processos de ensino e aprendizagem exercidos pela preceptoria.
UNIDADE 1 – AVALIAÇÃO EM PRECEPTORIA: DILEMAS
AULA 1: Os diversos significados atribuídos à preceptoria
AULA 2: Os entraves na prática da preceptoria
UNIDADE 2 – AVALIAÇÃO EM PRECEPTORIA: DESAFIOS
AULA 1: A preceptoria em diálogo com a educação
AULA 2: Novas trilhas para a prática dos preceptores
UNIDADE 3 – PROJETOS DE RESIDÊNCIA E SUAS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO
AULA 1: Análise de dois projetos e suas práticas de avaliação
AULA 2: Projetos políticos pedagógicos de residência
AULA 3: Avaliação e preceptoria
UNIDADE 4 – ENQUETE
AULA 1: Análise das práticas de avaliação
METODOLOGIA
O módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Você sabe o que isso significa? Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas partes, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação. As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. A partir desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento. Toda a metodologia se apoia na mediação por meio das tecnologias de informação e comunicação.
RECURSOS
Os recursos utilizados serão textos, figuras, tarefas e vídeos.
Este módulo tem como objetivo descrever as diferentes práticas de preceptoria e como os preceptores pensam e atuam como avaliadores no processo de formação de seus alunos. Para tanto, foram selecionadas quatro instituições educacionais cujos relatos nos descrevem a maneira como concebem a educação e a prática pedagógica no cotidiano de suas unidades de ensino e de atendimento assistencial. Os relatos ressaltam também a importância da construção coletiva e de avaliação do projeto político pedagógico que lhes forneceu a base para suas práticas de ensino e de avaliação. O módulo discute os dilemas vivenciados pelos preceptores e que caminhos novos poderiam minimizar ou até mesmo solucionar as dificuldades encontradas no exercício da preceptoria.