Categoria criada para alocar todos os módulos que estão em produção na plataforma avasus.ufrn.br
Produção
Público Alvo: Público Geral
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Não
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher
Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 15
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Capacitar os Gestores e Técnicos de Saúde para utilização do SAIPS como uma ferramenta de apoio ao processo de trabalho no seu uso para as solicitações de custeio, incentivos para implantação de unidades e serviços em saúde, habilitação ou credenciamento de equipes, unidades e serviços em saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar as funcionalidades do SAIPS, desde o cadastro dos usuários até o monitoramento das propostas.

  • Descrever o passo a passo necessário para operacionalização do sistema pelo Gestor e pelo Técnico de Saúde dos municípios e estados.

  • Incentivar a utilização do sistema e internalização da ferramenta.

Conteúdo:

Unidade 1: Apresentação do SAIPS

Unidade 2: Utilizando o sistema

Organização:

METODOLOGIA

Módulo autoinstrucional, com apresentação do passo a passo de simulação de utilização do sistema e dos conceitos pertinentes a cada funcionalidade por meio de vídeo explicativos. Apresentação de questões norteadoras.

RECURSOS

Vídeos, imagens e textos instrucionais.

AVALIAÇÃO

Ao final de cada Unidade, o cursista deverá responder a questões de múltipla escolha referentes ao conteúdo estudado.

Recomendado: Sim
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O Sistema de Apoio à Implementação de Políticas em Saúde - SAIPS foi instituído pela Portaria nº 281, de 27/02/2014 como uma solução para informatizar os processos de solicitação de custeio, incentivos para implantação de unidades e serviços em saúde, habilitação ou credenciamento de equipes, unidades e serviços em saúde. A proposta deste curso é apresentar as principais funcionalidades do sistema, desde o cadastro dos usuários até o monitoramento das propostas, descrevendo os passos necessários para operacionalização do sistema pelo Gestor e pelo Técnico do Fundo Municipal/Estadual/Distrital de Saúde.

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 30
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Este módulo tem como objetivo abordar os conceitos de desenvolvimento de Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEP), bem como especificar suas funcionalidades de registro, evolução clínica e prescrição e detalhar características dos sistemas de apoio à decisão clínica.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Contextualizar o PEP dentro do Sistema de Informação à Saúde (SIS);
  • Comparar características de um sistema de prontuários tradicional com o eletrônico;
  • Conhecer o histórico e desenvolvimento dos sistemas de registro, evolução e prescrição;
  • Conhecer e identificar algumas das aplicabilidades dos sistemas de apoio à decisão clínica (SADC); 
  • Identificar a integração dos sistemas entre os mais diversos níveis de atenção.
Conteúdo:

UNIDADE 1 – CONHECENDO PRONTUÁRIOS MÉDICOS NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Aula 1 – O que é um Sistema de Informação em Saúde?
Aula 2 – Conhecendo o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
Aula 3 – Funcionalidades integradas ao PEP: Evolução clínica e prescrição
Aula 4 – Integração dentro dos sistemas

UNIDADE 2 – SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO CLÍNICA (SADC)
Aula 1 – SADC: conceitos e características gerais
Aula 2 – SADC integrado aos sistemas de registro (PEP), evolução e prescrição
Aula 3 – SADC no apoio à gestão do Sistema de Saúde

UNIDADE 3 – INTEGRANDO FUNCIONALIDADES: EXEMPLOS FUNCIONAIS
Aula 1 – Visualização de sistemas atuais (Sistemas para uso no SUS)
Aula 2 – Visualização de sistemas atuais – 2 (Sistemas para uso comercial)a

Organização:

METODOLOGIA

A metodologia utilizada durante o módulo contemplará:

  • Leitura do material didático conforme cronograma apresentado;
  • Aprofundamento do tema a partir das referências bibliográficas propostas no material
  • Realização de atividades de fixação e/ou avaliação;
  • Pequenas “situações problema” e questões reflexivas.

RECURSOS

Os conteúdos propostos serão desenvolvidos com recursos didáticos tais como:

  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Imagens;
  • Animações;
  • Esquemas; 
  • Tutoriais.

AVALIAÇÃO

As avaliações serão feitas de forma somativa, ao final de cada unidade. Para tanto, serão empregados fichamentos e questionários de múltipla escolha.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Nesse módulo serão abordados conceitos teóricos e práticos sobre registros de informações clínicas. O foco principal serão os requisitos para a estruturação de um prontuário eletrônico do paciente (PEP), baseado nas diretrizes mais atuais da SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde) em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina), que produzem documentos técnicos normatizando os programas utilizados no país, emitindo certificados após auditoria criteriosa, com o objetivo de compatibilizá-los com o Sistema Único de Saúde, reforçando assim conceitos de interoperabilidade e compatibilidade entre diversos sistemas, tanto para uso ambulatorial quanto hospitalar. Além disso, serão abordados os conceitos que envolvem a integração com mecanismos de apoio à decisão clínica, tanto para o ambiente ambulatorial, quanto hospitalar.

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 30
Objetivos:

- Apresentar conceitos básicos de segurança e proteção da informação em sistemas de informática.

- Apresentar os princípios básicos de privacidade e ética na área da saúde quando se trata de informações digitais.

- Apresentar a melhor conduta para evitar perda de informação e manter a privacidade e a ética na área de saúde utilizando sistemas informatizados.

Conteúdo:

UNIDADE I – SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
AULA 01 – Introdução à segurança da informação
AULA 02 – Conceitos básicos
AULA 03 – Ameaças e vulnerabilidades

UNIDADE II – PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA E PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO
AULA 01 – Princípios básicos da segurança de informação
AULA 02 – Mecanismos de segurança
AULA 03 – Criptografia

UNIDADE III – PRIVACIDADE DE INFORMAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL
AULA 01 – Privacidade X segurança da informação
AULA 02 – Privacidade da informação na saúde
AULA 03 – Ética e privacidade na saúde

UNIDADE IV – SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E E-SAÚDE
AULA 01 – Informatização do sistema de saúde
AULA 02 – e-Saúde

Organização:

METODOLOGIA

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso. Os conteúdos serão trabalhados a partir de uma abordagem participativa, estimulando o aprendizado significativo, reflexivo e articulando a teoria com a prática.

AVALIAÇÃO

Ao final de cada unidade, será realizada uma atividade com questionário autoavaliativo com questões objetivas relacionadas ao conteúdo trabalhado.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Conceitos básicos de segurança da informação.

Princípios da segurança e proteção da informação.

Ferramentas de segurança da informação.

Criptografia.

Privacidade da informação e ética na saúde.

Segurança e ética no E-Saúde e no prontuário eletrônico.

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 30
Objetivos:

OBJETIVO GERAL:

Apresentar o sistema de saúde brasileiro, incluindo programas e políticas de saúde pública e seus condicionantes sociopolíticos, históricos e econômicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Expor as políticas e os programas de saúde pública brasileira.
  • Discutir os papéis desempenhados por instituições e profissionais da área, na produção do planejamento de saúde no Brasil.
  • Compreender o processo de saúde-doença, bem como os serviços de saúde no Brasil.
  • Descrever as Redes de Atenção à Saúde.
Conteúdo:

UNIDADE 1: CONCEITO E HISTÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL
Aula 1: O QUE SÃO POLÍTICAS DE SAÚDE?
Aula 2: MOVIMENTO SANITÁRIO BRASILEIRO

UNIDADE 2: SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL
Aula 1: PROGRAMAS E AÇÕES DE SAÚDE NO BRASIL
Aula 2: IMPASSES E/OU DIFICULDADES DO SISTEMA DE SAÚDE NO BRASIL.

UNIDADE 3: PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Aula 1: HISTÓRICO
Aula 2: DETERMINANTES E CONDICIONANTES DA SAÚDE

UNIDADE 4: REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Aula 1: ATENÇÃO BÁSICA COMO ORDENADORA DO CUIDADO
Aula 2: MATRICIAMENTO EM SAÚDE Aula 3: REDES DE SAÚDE TEMÁTICAS

Organização:

METODOLOGIA:

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso. Os conteúdos serão trabalhados a partir de uma abordagem participativa, estimulando o aprendizado significativo, reflexivo e articulando a teoria com a prática.

  • A metodologia a ser empregada durante a disciplina abrangerá:
  • leitura do material didático de acordo com o cronograma proposto;
  • consulta às referências bibliográficas indicadas;
  • participação em fóruns de discussão (participação quantitativa e qualitativa);
  • participação ativa na realização das atividades.
  • Textos;
  • vídeos;
  • ilustração;
  • histórias em quadrinhos.

AVALIAÇÃO:

As atividades serão disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVASUS) ao fim de cada unidade de estudo.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Sim
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

As políticas e os programas de saúde pública e seus condicionantes sociopolíticos, históricos e econômicos. Visão crítica dos papéis desempenhados por instituições e profissionais da área na produção do planejamento de saúde no Brasil. Processo saúde- doença e condicionantes, e determinantes sociais em saúde e Redes de Atenção à Saúde.

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 64
Objetivos:

Promover a qualificação profissional de trabalhadores das Secretarias de Saúde dos Estados e Municípios responsáveis pela codificação da causa básica do óbito.

Conteúdo:

UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO SOBRE A VIGILÂNCIA EM SAÚDE

UNIDADE 2 – A CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE DOENÇAS E PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE (CID -10)

Organização:

Metodologia:

A metodologia proposta adota a flexibilidade e o estímulo ao desenvolvimento do pensamento crítico, permitindo a construção do conhecimento. As atividades didáticas serão desenvolvidas utilizando-se metodologias ativas que busquem articulação entre teoria e prática. O curso será desenvolvido na modalidade a distância com carga horária de 64 horas.

Recursos:

Serão utilizadas videoaulas, textos de apoio, livros digitais, sites institucionais, apresentações narradas, recursos de áudio, simulação de situações problemas e estudos de caso.

Avaliação:

A avaliação está estruturada em forma de autoavaliação da aprendizagem, de forma contínua/processual de acordo com a unidade em estudo.

 

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O Curso de Capacitação em Codificação de Causa Básica do Óbito – CID10 contempla em suas atividades a capacitação e a habilitação dos servidores municipais e estaduais para trabalhar com a Codificação da Causa Básica do Óbito; conhecer a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde 10ª Revisão – CID-10; manusear a CID-10 na codificação das causas de morte; aplicar as regras de seleção da causa básica de morte; padronizar o uso da informação; inserir a supervisão da codificação e conhecer as atribuições de um codificador e sua inserção na Vigilância em Saúde.

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 30
Objetivos:

Geral:

Capacitar os estudantes a compreender os princípios, métodos e aplicações da contabilidade de custos, fornecendo-lhes uma base sólida para análise e gestão eficaz dos custos envolvidos na produção de bens e serviços, bem como na tomada de decisões gerenciais fundamentadas.

Específicos:

1. Diferenciar os conceitos e objetivos da contabilidade de custos, contabilidade financeira e contabilidade gerencial, destacando suas respectivas contribuições para a gestão empresarial e pública;
2. Identificar e classificar os diferentes tipos de custos envolvidos na produção de bens e serviços, incluindo materiais diretos, mão de obra direta e custos indiretos, e aplicar critérios adequados para análise e controle de estoques;
3. Compreender os métodos de alocação de custos, tais como custeio por absorção, custeio variável e custeio baseado em atividades (ABC), e explorar as implicações desses métodos na gestão financeira e tomada de decisões gerenciais;
4. Analisar os Centros de Custos, tipos e mecanismos de repasse de custos, bem como implementar e realizar a análise dos custos apurados nos Centros de Custos, visando a uma gestão eficiente dos recursos financeiros.

Conteúdo:

UNIDADE 1 – APRESENTANDO A CONTABILIDADE DE CUSTOS

UNIDADE 2 – TÉCNICAS DE ALOCAÇÃO DE CUSTOS

Organização:

Metodologia

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, composto por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do módulo.

Recursos

Texto, gráficos, figuras, tabelas e exercícios de fixação.

Avaliação

A avaliação será realizada por meio de quatro questões de múltipla escolha, com quatro alternativas, ao final de cada unidade.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Neste curso, você terá uma compreensão sólida e abrangente dos fundamentos da contabilidade de custos. Serão apresentados os conceitos básicos da contabilidade de custos, a partir da definição e importância, terminologias e conceitos fundamentais. Faremos uma discussão em torno da diferenciação entre os tipos de contabilidade. Mostraremos a classificação dos custos por meio de visão integrada aos processos de gestão de custos.  Discorremos sobre os custos envolvidos na produção de bens e serviços, identificando os diferentes custos envolvidos no processo produtivo. Relataremos os princípios da contabilidade de custos e os critérios para análise de estoques. Os métodos de custeio serão destrinchados em diferentes contextos e situações do processo decisório financeiro. Por fim, trataremos dos custos indiretos produtivos e da alocação de recursos via centros de custos.

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 80
Objetivos:

Nosso objetivo é qualificar, instrumentalizar todos os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS) e proporcionar a construção do conhecimento sobre Termalismo Social e Crenoterapia para diversos atores sociais interessados na temática, seja você um profissional de saúde, gestor de serviços, usuário destas modalidades de PICS ou simplesmente alguém que deseja aprender mais sobre esta temática como abordagem de cuidado em saúde. Importante compreender que o Termalismo Social e a Crenoterapia podem estar presentes em diversos pontos da RAS e para a compreensão sobre o tema.

Conteúdo:

Unidade 1: Conhecendo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC);

Unidade 2: Aspectos Conceituais em Termalismo e Crenoterapia;

Unidade 3: Bases fisiológicas e biopsicossociais do Termalismo e Crenoterapia;

Unidade 4: Indicações e contraindicações do Termalismo e Crenoterapia;

Unidade 5: Vias e Técnicas Terapêuticas Termais e Crenoterápicas;

Unidade 6: Técnicas Terapêuticas Hidroterápicas e Crenoterápicas;

Unidade 7: Termalismo Social e Crenoterapia no SUS e Evidências Científicas destas PICS;

Unidade 8: Questionários de Pesquisa - Avaliação e Autoavaliação.

Organização:

Metodologia:

A partir de um conjunto de materiais multimidiáticos e atividades reflexivas, pretende-se favorecer o compartilhamento de experiências e a aprendizagem autônoma dos trabalhadores do SUS enquanto atuam nas redes de atenção à saúde, de forma que possam estabelecer diálogo permanente entre os conteúdos e suas práticas profissionais.
Recursos pedagógicos e midiáticos: apresentações em slides; histórias em quadrinhos; vídeos aulas; vídeo entrevistas e apresentações de serviços do SUS; materiais de leitura complementar; questões de múltipla escolha, entre outras atividades.

Avaliação:

Será realizada da seguinte forma:

Ao longo da unidade: em cada unidade do módulo, uma atividade é proposta no espaço do fórum de discussões. Essas atividades são denominadas “Dialogando com a Prática”, pois referem-se a atividades nas quais o cursista deve relacionar as temáticas abordadas na etapa com o seu cotidiano de trabalho. Essas atividades serão acompanhadas pelo facilitador do curso. Para além disso, um questionário também será aplicado ao final de cada módulo, porém o questionário não possui caráter restritivo para que o cursista possa avançar para a próxima unidade independente de seu percentual de acerto.
No final do módulo: O cursista deve responder a dois questionários: um de autoavaliação e um questionário de avaliação do curso.
Certificação: Pela totalidade do curso.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O módulo de qualificação em Termalismo Social/Crenoterapia é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) na Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente.

Foi elaborado em 08 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos, desde a conceituação de Termalismo Social e Crenoterapia até as dimensões de atuação desta prática integrativa e complementar em saúde.

O módulo é fruto de parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e o Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 80
Objetivos:

Nosso objetivo é qualificar, instrumentalizar todos os trabalhadores do SUS e proporcionar a construção do conhecimento sobre o Ayurveda para diversos atores sociais interessados na temática, seja você um profissional de saúde, gestor de serviços, usuário desta prática ou simplesmente alguém que deseja aprender mais sobre esta temática como abordagem de cuidado em saúde. Importante compreender que o Ayurveda pode estar presente em diversos pontos da RAS e para a compreensão sobre o tema.

Conteúdo:

Unidade 1: Conhecendo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC);

Unidade 2: Compreendendo Ayurveda: História e Fundamentos do Ayurveda;

Unidade 3: Os Biotipos ou Doshas;

Unidade 4: Métodos de Manter seu Organismo em sua Melhor Potência;

Unidade 5: Rotina de Ayurveda para o dia a dia;

Unidade 6: Métodos de Avaliação e Diagnóstico;

Unidade 7: Procedimentos para Pacificação e Tratamentos Ayurvédicos;

Unidade 8: Ayurveda na Prática e no SUS;

Unidade 9: Questionários de Pesquisa - Avaliação e Autoavaliação.

Organização:

Metodologia: A partir de um conjunto de materiais multimidiáticos e atividades reflexivas, pretende-se favorecer o compartilhamento de experiências e a aprendizagem autônoma dos trabalhadores do SUS enquanto atuam nas redes de atenção à saúde, de forma que possam estabelecer diálogo permanente entre os conteúdos e suas práticas profissionais.

Recursos pedagógicos e midiáticos: apresentações em slides; histórias em quadrinhos; vídeo aulas; vídeo entrevistas e apresentações de serviços do SUS; materiais de leitura complementar; questões de múltipla escolha, entre outras atividades.

Avaliação: Será realizada da seguinte forma:

Ao longo da unidade: em cada unidade do módulo, uma atividade é proposta no espaço do fórum de discussões. Essas atividades são denominadas “Dialogando com a Prática”, pois se referem a atividades nas quais o cursista deve relacionar as temáticas abordadas na etapa com o seu cotidiano de trabalho. Essas atividades serão acompanhadas pelo facilitador do curso. Para além disso, um questionário também será aplicado ao final de cada módulo, porém o questionário não possui caráter restritivo para que o cursista possa avançar para a próxima unidade independente de seu percentual de acerto.

No final do curso: O cursista deve responder a dois questionários: um de autoavaliação e um questionário de avaliação do curso.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O módulo de qualificação em Ayurveda é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de Práticas Integrativas e Complementares da Saúde (PICS) na Rede de Atenção à Saúde (RAS), por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC), e em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente. Foi elaborado em 09 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos, desde o histórico e conceituação do Ayurveda, até as dimensões de atuação desta prática integrativa e complementar em saúde. O módulo é fruto de parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e o Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

Produção
Público Alvo: Profissionais de saúde, com foco em enfermeiros e estudantes de enfermagem.
Carga horária: 30
Objetivos:

Geral:

Promover atualização da equipe de enfermagem acerca dos conceitos essenciais em nefrologia clínica e da terapia renal substitutiva.

Específicos:

  • Descrever a estrutura e fisiologia renal;
  • Diferenciar Injúria Renal Aguda e Doença Renal Crônica;
  • Evidenciar os principais sinais e sintomas do paciente renal;
  • Apresentar as principais terapias dialíticas de substituição da função renal;
  • Definir transplante renal.
Conteúdo:

UNIDADE 1- Os rins, sua forma, função e adoecimento

UNIDADE 2 – Fisiopatologia da Injúria Renal Aguda e da Doença Renal Crônica

UNIDADE 3- Terapias dialíticas de substituição renal e transplante renal

Organização:

METODOLOGIA 

O curso é oferecido na modalidade de educação a distância, autoinstrucional, sendo desenvolvido de forma interativa, mediado por elementos visuais, situação-problema e avaliação.  Ao final do módulo será realizada uma atividade avaliativas para reflexão e fixação do conteúdo estudado.

 

RECURSOS 

Para o desenvolvimento do curso, utilizaremos recursos como elementos gráficos, ilustrações, infográficos, histórias em quadrinhos, glossário e o próprio texto. 

 

AVALIAÇÃO 

A avaliação será realizada por meio de questionários compostos por questões de múltipla escolha com quatro alternativas. 

 

AVALIAÇÃO DE REAÇÃO 

Será utilizada a avaliação padrão do AVASUS

CERTIFICADO:

Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:

- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;

- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.

 

CONTEUDISTAS: Viviane Peixoto dos Santos Pennafort; Ana Elza Oliveira de Mendonça.

 

REVISÃO PEDAGÓGICA:

Aline Pinho Dias

 

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O módulo de Atualização de Enfermagem em Nefrologia proporcionará à equipe de enfermagem uma revisão e a atualização de conteúdos considerados essenciais nesta área, como a anatomia e fisiologia renal, descrição da insuficiência renal e sua classificação, além de o diagnóstico e tratamento da Injúria Renal Aguda (IRA) e da Doença Renal Crônica (DRC). Abordará ainda, de forma sucinta, as modalidades dialíticas de substituição e/ou manutenção da função renal. 

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 30
Objetivos:

OBJETIVOS

 

Geral

Apresentar formas de avaliação do alcance de campanhas de saúde pública e discutir uma forma integrada de analisar este alcance por meio de múltiplas perspectivas.

 

Específicos

  • Atualizar-se sobre as formas de avaliação do alcance de campanhas de saúde pública reconhecidas na literatura.
  • Compreender o alcance multidimensional de uma campanha de saúde pública.
  • Refletir sobre outras formas de avaliação de campanhas.
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Este curso explora a necessidade da análise do alcance das campanhas de saúde pública para a conscientização e alerta sobre questões de saúde relevantes. Inicialmente, serão abordados conceitos-chave e artigos pertinentes sobre o tema abordado, enfatizando a importância do alcance e o impacto dessas iniciativas. Na sequência, serão discutidas as principais dimensões e variáveis que são essenciais para avaliar efetivamente o impacto dessas campanhas. Também serão apresentadas técnicas e ferramentas analíticas que servem de suporte a este processo, permitindo uma visão abrangente e multidimensional dos resultados obtidos. Na parte final do curso, será apresentado um estudo analítico focado na campanha de saúde pública lançada para aumentar a conscientização sobre a epidemia de sífilis no Brasil. Este estudo de caso proporciona uma oportunidade prática de aplicação dos conceitos e métodos aprendidos, permitindo que o cursista tenha uma compreensão aprofundada de como campanhas eficazes de saúde pública são concebidas, executadas e avaliadas.

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 30
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Conhecer os aspectos auditivos envolvidos no ambiente escolar e sua importância para o desenvolvimento infantil, bem como conhecer ações promotoras da saúde auditiva do escolar.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Identificar a importância da audição no ambiente escolar;

  • Conhecer como ocorre o processo de comunicação oral;

  • Diferenciar tipo e grau das deficiências auditivas e os dos transtornos do processamento auditivo;

  • Conhecer ações de promoção da saúde auditiva do escolar.

Conteúdo:

UNIDADE 1: A AUDIÇÃO NA ESCOLA

UNIDADE 2: A DEFICIÊNCIA AUDITIVA EM ESCOLARES

UNIDADE 3: OS TRANSTORNOS DO PROCESSAMENTO AUDITIVO: QUANDO NÃO BASTA OUVIR É NECESSÁRIO ESCUTAR

UNIDADE 4: PROMOÇÃO DA SAÚDE AUDITIVA NO AMBIENTE ESCOLAR

Organização:

METODOLOGIA

O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio do ambiente virtual de aprendizagem AVASUS. Os alunos deverão acessar o conteúdo disponibilizado em formato de texto e com o uso de tecnologias digitais de informação e comunicação, além de realizar as atividades pedagógicas ao final de cada unidade. O curso foi elaborado para autoaprendizagem, portanto, cada um poderá seguir o seu ritmo e realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente.

RECURSOS

Os recursos utilizados serão animações, vídeos, fluxogramas, situações-problema e imagens.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Este curso foi desenvolvido visando preparar profissionais da saúde e da educação para promoverem o acompanhamento da audição de crianças em idade escolar. A Atenção Básica tem um papel essencial no apoio para a identificação da deficiência auditiva e do Transtorno do Processamento Auditivo que possam estar ocorrendo no contexto escolar e contribuindo para o baixo desempenho acadêmico. O curso está organizado em 4 unidades, totalizando 14 aulas, as aulas foram elaboradas para autoaprendizagem, a fim de que cada um possa seguir o seu ritmo.

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 60
Objetivos:

Objetivo Geral

Apresentar os conceitos relacionados à DNV, bem como possibilitar o real entendimento sobre a importância do formulário da DNV e uso dos dados do SINASC para produção de informações.

 

Objetivos Específicos

  • Descrever a estrutura da DNV e de seu correto preenchimento;

  • Demonstrar a importância dos dados sobre nascidos vivos para a formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas;

  • Demonstrar a importância da DNV enquanto documento hábil para a lavratura da certidão de nascimento em cartório de registro civil; 

  • Listar exemplos de uso das informações sobre nascidos vivos para a gestão em saúde.

Conteúdo:

UNIDADE 1 – Declaração de Nascido Vivo: que documento é esse?

UNIDADE 2 – Preenchimento da DNV

UNIDADE 3 – Fluxo da Declaração de Nascido Vivo

UNIDADE 4 – Consolidação e análise da base de dados do SINASC e principais indicadores

Organização:

METODOLOGIA

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

 

RECURSOS

Recursos utilizados: textos, vídeos, imagens, infográficos, interativos, questionários. 

 

AVALIAÇÃO

A avaliação é contínua, realizada no final de cada unidade, compostos por questões de múltipla escolha com quatro alternativas e desempenho no final do curso. 

 

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

A Declaração de Nascido Vivo (DNV) é o primeiro documento de uma pessoa, um cidadão, e tem informações fundamentais para toda a sua vida. A DNV, documento oficial nacional, contém dados que são base do registro civil e também epidemiológicos, que subsidiam ações de saúde, sociais e educacionais voltadas à população materno-infantil.
Este curso foi desenvolvido para os profissionais responsáveis pelo preenchimento e digitação da DNV, gestores da saúde, estudantes da área da saúde e todos que pretendem analisar as informações relacionadas ao recém-nascido, à gestação e às condições de parto no Brasil.
Neste módulo serão apresentados a estrutura da Declaração de Nascido Vivo (DNV) e o correto preenchimento de todos os seus campos, enfatizando a importância dos dados sobre nascidos vivos para a formulação e o monitoramento de políticas públicas.

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 60
Objetivos:

Objetivo Geral: 

Ampliar os conceitos sobre as ações terapêuticas, toxidez e interações medicamentosas relacionadas às plantas medicinais e fitoterápicos e orientar os profissionais de saúde de nível superior para o desenvolvimento de ações voltadas à indicação e prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos, segundo suas competências profissionais que atuam nas equipes da Estratégia de Saúde da Família e NASF como forma de ampliar e qualificar sua prática de cuidado à saúde. Sensibilizar profissionais de outras áreas da saúde, assim como outras categorias profissionais com a finalidade de sensibilização sobre o tema: plantas medicinais e fitoterápicos. Ressaltamos que esta oferta pedagógica se trata do módulo II de aprofundamento, dando continuidade ao que foi introduzido pelo módulo I lançado em 2018. Destacamos ainda que a habilitação para prática terapêutica de plantas medicinais e fitoterápicos no cuidado à saúde depende da formação prévia do participante, e estando em consonância com as orientações e resoluções dos conselhos de classe de cada categoria profissional.

Objetivos Específicos:

  1. Refletir sobre os conceitos de racionalidades correspondentes ao processo saúde-doença na área das práticas integrativas e complementares em saúde.

  2. Instrumentalizar para compreensão dos efeitos farmacológicos e toxicológicos das plantas medicinais e fitoterápicos e suas interações no organismo vivo.

  3. Fundamentar o conhecimento das características físico-químicas dos princípios ativos naturais que compõem as estruturas das plantas medicinais.

  4. Possibilitar a compreensão dos parâmetros para indicação e prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos no cuidado em saúde.

  5. Desenvolver habilidades voltadas para a obtenção de novos conhecimentos através da prática da investigação científica.

  6. Estimular os profissionais para o desenvolvimento de projetos e programas de implantação de plantas medicinais e fitoterápicos em instituições públicas de saúde e de educação.

Conteúdo:

Etapa 1: Fitoterapia Aplicada: Habilidades e Competências no Uso de Plantas Medicinais e Fitoterápicos.

Etapa 2: Projetos e Programas de Plantas Medicinais e Fitoterapia Implantados no Brasil.

Etapa 3: Avaliação Final com dois questionários de avaliação e autoavaliação.

Organização:

Metodologia: A partir de um conjunto de materiais multimidiáticos e atividades reflexivas, pretende-se favorecer o compartilhamento de experiências e a aprendizagem autônoma dos trabalhadores do SUS enquanto atuam nas redes de atenção à saúde, de forma que possam estabelecer diálogo permanente entre os conteúdos e suas práticas profissionais.

Recursos pedagógicos e midiáticos: apresentações em slides; histórias em quadrinhos; Fóruns de discussão (dialogando com a prática); vídeos aulas; vídeo entrevistas e apresentações de serviços do SUS; materiais de leitura complementar; questões de múltipla escolha, entre outras atividades.

Avaliação: Será realizada da seguinte forma: 

Ao longo da etapa: em cada uma das duas primeiras etapas do módulo II, uma atividade é proposta no espaço do fórum de discussões (Dialogando com a Prática). Essas atividades são denominadas “Dialogando com a Prática”, pois referem-se a atividades nas quais o cursista deve relacionar as temáticas abordadas na etapa com o seu cotidiano de trabalho. Essas atividades serão acompanhadas pelo facilitador do curso. Para além disso, um questionário também será aplicado ao final de cada etapa, porém o questionário não possui caráter restritivo para que o cursista possa avançar para a próxima unidade independente de seu percentual de acerto. 

No final do curso, na etapa 3: o cursista deve responder a dois questionários: um de autoavaliação e um questionário de avaliação do curso.

CERTIFICADO

Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:

- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

   Este módulo é voltado principalmente à qualificação de profissionais de saúde de nível superior que atuam nas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) para o desenvolvimento de ações voltadas à indicação e prescrição de plantas medicinais e fitoterápicos, segundo suas competências profissionais como forma de ampliar e qualificar o cuidado à saúde da população. Serão aprofundados os estudos sobre a farmacologia de fitoterápicos e os parâmetros para a indicação e prescrição destes nos diversos sistemas orgânicos. O eixo central, portanto, estão nos conceitos sobre as ações terapêuticas, toxidez e interações relacionadas às plantas medicinais.

   O conteúdo dialoga com o processo de trabalho das equipes de ESF e NASF, e apresenta um conjunto de estudos de casos para que você possa refletir sobre o emprego de plantas medicinais e fitoterápicos no tratamento de diversas patologias. Na Etapa 2 deste Módulo, daremos continuidade a um dos fatores fundamentais que contribuem para a ampliação do uso de plantas medicinais e fitoterápicos que são a criação de programas e projetos relacionados à área, com a apresentação de três vídeos com experiências exitosas elaborados pelos estados e municípios visando a sua reflexão sobre a importância do planejamento no desenvolvimento de habilidades para a construção e implantação de projetos e programas que contemplem as plantas medicinais e fitoterápicos na área da saúde.

   O módulo conta com recursos didáticos elaborados por pesquisadores e profissionais de todo o país, seguindo as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC) e do Programa Nacional de Plantas Medicinais e Fitoterápicos (PNPMF).

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 40
Objetivos:

Objetivo Geral

Informar e capacitar os gestores da saúde sobre a importância da segurança do paciente para a gestão, bem como abordar os aspectos práticos para alcançar melhores resultados.

Objetivos Específicos

  • Analisar o cenário de saúde e tomar decisões assertivas para garantir a qualidade e a segurança do paciente, maximizando o valor ao paciente e organização.

  • Relacionar e aplicar os princípios da gestão ao cotidiano profissional da saúde.

  • Empregar as ferramentas e metodologias de gestão, tornando os processos e os recursos eficientes e eficazes.

  • Desenvolver o pensamento crítico com base em informações e conhecimento do serviço de saúde, atuando de forma multifuncional.

  • Atuar como liderança para a qualidade e segurança do paciente.

Conteúdo:

UNIDADE 1 – CONVERSANDO SOBRE SEGURANÇA – INTRODUÇÃO DE UM CASO

UNIDADE 2 – AÇÕES DOS SERVIÇOS DE SAÚDE

UNIDADE 3 – AÇÕES DE SEGURANÇA COM CUIDADO CENTRADO NA PESSOA

UNIDADE 4 – CULTURA DE SEGURANÇA E GESTÃO DE RISCOS PROATIVA

Organização:

Metodologia

O nosso curso é oferecido por meio da educação a distância, autoinstrucional, sendo contextualizado por material didático, por um caso prático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

Recursos

Os recursos usados serão áudio, vídeo, imagem, gráfico, questionário e o próprio texto.

Avaliação

A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários ao final de cada Unidade, com questões de múltipla escolha com quatro alternativas.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

A complexidade atual da administração em saúde tem justificado a necessidade de um progressivo movimento de profissionalização da gestão em saúde, contribuindo com a formação de lideranças executivas que sejam capazes de promover uma ligação eficiente entre assistência com a qualidade e a gestão. Neste cenário, os gestores das organizações de saúde devem desenvolver ou aperfeiçoar competências (conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes) para assumir a liderança de novos modelos de gestão e tornar os processos mais eficientes, criando valor aos pacientes e mantendo a sustentabilidade dos serviços de saúde.

A Segurança do Paciente é importante para guiar as ações dos gestores da saúde e para o Programa Nacional de Segurança do Paciente dentro das instituições ou secretarias e deve ser uma estratégia orientadora e clara para a melhoria da qualidade da assistência à saúde. O módulo gestão em saúde e segurança do paciente foi desenvolvido para o profissional que atua como gestor de serviços de saúde, seja ele no nível institucional, seja local das secretarias de saúde.

A qualidade e segurança do paciente são indissociáveis de uma gestão eficiente e centrada nas necessidades da população. Este curso baseou-se em evidências, diretrizes de sistemas de saúde mundiais, normativas vigentes e ilustrado por casos práticos, para questionar situações em busca de bons resultados. Traz reflexões sobre as boas práticas de gestão dos serviços de saúde, explicita as dimensões da qualidade e segurança do paciente, discute o contexto da (in)segurança do paciente bem como a gestão dos riscos nas atividades administrativas e operacionais. Objetiva-se que o conteúdo leve o cursista a ampliar a avaliação do cenário de atuação e instigue-o ao pensamento crítico, reflexivo e sistêmico, associado à adoção de ferramentas que apoiem a tomada de decisão e a melhoria da qualidade e segurança em saúde.



Produção
Público Alvo: Profissionais de saúde do SUS, gestores, técnicos de coordenações estaduais e municipais de saúde, usuários do SUS e demais interessados na temática.
Carga horária: 100
Objetivos:

Nosso objetivo é qualificar, instrumentalizar todos os trabalhadores do SUS e proporcionar a construção do conhecimento sobre a Terapia de Florais para diversos atores sociais interessados na temática, seja você um profissional de saúde, gestor de serviços, usuário da Terapia de Florais ou simplesmente alguém que deseja aprender mais sobre esta temática como abordagem de cuidado em saúde. Importante compreender que a Terapia de Florais pode estar presente em diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde e para a compreensão sobre o tema, dividimos pedagogicamente este módulo enfocando os seguintes conteúdos:

Conteúdo:

Unidade 1: Conhecendo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC);

Unidade 2: Base Teórica da Terapia de Florais;

Unidade 3: O Sistema Bach: Os 12 Curadores;

Unidade 4: O Sistema Bach: Os Sete Auxiliares;

Unidade 5: O Sistema Bach: Os 19 Complementares – Parte 1;

Unidade 6: O Sistema Bach: Os 19 Complementares – Parte 2;

Unidade 7: Outros Sistemas Florais e a Terapia de Florais no SUS;

Unidade 8: A Terapia de Florais na Prática do SUS; 

Unidade 9: Questionários de Pesquisa - Avaliação e Autoavaliação.

Organização:

Metodologia: A partir de um conjunto de materiais multimidiáticos e atividades reflexivas, pretende-se favorecer o compartilhamento de experiências e a aprendizagem autônoma dos trabalhadores do SUS, enquanto atuam nas redes de atenção à saúde, de forma que possam estabelecer diálogo permanente entre os conteúdos e suas práticas profissionais.

Recursos pedagógicos e midiáticos: apresentações em slides; histórias em quadrinhos; vídeos aulas; vídeos de entrevistas e apresentações de serviços do SUS; materiais de leitura complementar; questões de múltipla escolha, entre outras atividades.

Avaliação: Será realizada da seguinte forma:

Ao longo da unidade: em cada unidade do módulo, uma atividade é proposta no espaço do fórum de discussões. Essas atividades são denominadas “Dialogue com a Prática”, pois referem-se a atividades nas quais o cursista deve relacionar as temáticas abordadas na etapa com o seu cotidiano de trabalho. Essas atividades serão acompanhadas pelo facilitador do curso. Para além disso, um questionário também será aplicado ao final de cada módulo, porém o questionário não possui caráter restritivo para que o cursista possa avançar para a próxima unidade independente de seu percentual de acerto.

Ao final do módulo: O cursista deverá responder a dois questionários: um de autoavaliação e um questionário de avaliação do curso.

Certificado:

Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:

- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.

Recomendado: Sim
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O módulo de qualificação em Terapia de Florais é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente. Foi elaborado em 09 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos, desde o desenvolvimento e conceituação da Terapia de Florais até as dimensões de atuação desta prática integrativa e complementar em saúde. O módulo é fruto de parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e o Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

Produção
Público Alvo: Inscrição aberta ao público
Carga horária: 60
Objetivos:

Introduzir conhecimentos básicos sobre a Musicoterapia e sua inserção no Sistema Único de Saúde brasileiro, em um ambiente virtual de aprendizagem, a partir de um enfoque teórico-prático adaptado para o contexto nacional.

Compreender as possibilidades de usos da música como elemento de Promoção de Saúde.

Identificar a Musicoterapia a partir do seu contexto histórico-cultural.

Compreender os principais princípios e fundamentos da abordagem musicoterapêutica.

Identificar a necessidade de uma formação específica para a prática da Musicoterapia.

Conhecer experiências bem sucedidas de oferta de serviços de Musicoterapia no Brasil.

Desencadear a busca pela implantação da prática musicoterapêutica nos contextos locais de atendimento à saúde, de educação e familiares.

Oferecer conteúdo técnico-científico para incitar o estudo baseado em evidências de modo a nortear o uso seguro de música como recurso para promoção de saúde.

Conteúdo:

Unidade 1: Conhecendo a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS (PNPIC);

Unidade 2: Conhecendo a Musicoterapia;

Unidade 3: A Música como Prática Social e a Promoção de Saúde e de Bem-estar;

Unidade 4: A Musicoterapia no SUS;

Unidade 5: A Musicoterapia no SUS – Parte 2;

Unidade 6: Questionários de Pesquisa - Avaliação e Autoavaliação.

Organização:

Metodologia: A partir de um conjunto de materiais multimidiáticos e atividades reflexivas, pretende-se favorecer o compartilhamento de experiências e a aprendizagem autônoma dos trabalhadores do SUS enquanto atuam nas redes de atenção à saúde, de forma que possam estabelecer diálogo permanente entre os conteúdos e suas práticas profissionais.

Recursos pedagógicos e midiáticos: apresentações em slides, histórias em quadrinhos, vídeos aulas, vídeo entrevistas e apresentações de serviços do SUS, materiais de leitura complementar, questões de múltipla escolha, entre outras atividades.

Avaliação: Será realizada da seguinte forma:

Ao longo da unidade: em cada unidade do módulo, uma atividade é proposta no espaço do fórum de discussões. Essas atividades são denominadas “Dialogando com a Prática”, pois referem-se a atividades nas quais o cursista deve relacionar as temáticas abordadas na etapa com o seu cotidiano de trabalho. Essas atividades serão acompanhadas pelo facilitador do curso. Para além disso, um questionário também será aplicado ao final de cada módulo, porém o questionário não possui caráter restritivo para que o cursista possa avançar para a próxima unidade independente de seu percentual de acerto.

No final do curso: o cursista deve responder a dois questionários: um de autoavaliação e um questionário de avaliação do curso.

Certificação: Pela totalidade do curso.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

    A Musicoterapia foi incluída na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS por meio da Portaria nº 849, de 27 de Abril de 2017. Este módulo é voltado para o fortalecimento de ações e serviços de PICS na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, interação e trocas de experiências na temática das PICS, com base nas diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS em conformidade com os princípios estabelecidos para a Educação Permanente. Foi elaborado em 06 unidades, que abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos em musicoterapia, desde o campo do conhecimento e a Musicoterapia como prática de Saúde até exemplos de práticas musicoterapêuticas com diferentes tipos de populações, em condições e necessidades de saúde variadas realizadas no Brasil.

   O módulo é fruto de parceria estabelecida entre a Universidade Federal de Pernambuco e o Núcleo Técnico de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde.

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 140
Objetivos:

Nosso objetivo é qualificar, instrumentalizar o maior contingente possível de profissionais de saúde, de nível superior, dos serviços do SUS e proporcionar a construção do conhecimento sobre a aplicação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos para Tratamento de Feridas nos serviços da Rede de Atenção à Saúde, com enfoque prioritário na Atenção Primária à Saúde, assim como para diversos atores sociais interessados na temática, seja você um profissional de saúde, gestor de serviços, usuário de plantas medicinais e fitoterápicos  ou simplesmente alguém que deseja aprender mais sobre esta temática como abordagem de cuidado em saúde. Importante compreender que a oferta do cuidado em feridas por meio da aplicação de plantas medicinais e fitoterápicos está presente em diversos pontos da Rede de Atenção à Saúde, em diferentes níveis de complexidade de atenção à saúde, assim, para a compreensão sobre o tema, dividimos pedagogicamente este curso em duas grandes Etapas, enfocando os seguintes conteúdos:

Conteúdo:

Etapa 1
Unidade 1: Tratamento de Feridas no Sistema Único de Saúde – SUS
Unidade 2: Princípios de Anatomia, Fisiologia da Pele e Classificação das Feridas
Unidade 3: Princípios da Prevenção e Tratamento de Feridas
Unidade 4: Fundamentos e Conceitos no Tratamento de Feridas
Unidade 5: Prevenção e Tratamento de Feridas Agudas e Crônicas

Etapa 2
Unidade 1: Introdução aos Estudos de Plantas Medicinais e Fitoterápicos
Unidade 2: Programa Farmácias Vivas – Produção e Dispensação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no SUS
Unidade 3: Plantas Medicinais com Potencialidades para o Tratamento de Feridas
Unidade 4: Integração de Outras Práticas Integrativas e Complementares em Saúde no Tratamento de Feridas
Unidade 5: Documentos Oficiais que Embasam as Políticas Públicas de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no SUS.

Organização:

Metodologia

A partir de um conjunto de materiais multimidiáticos e atividades reflexivas, pretende-se favorecer o compartilhamento de experiências e a aprendizagem autônoma dos trabalhadores do SUS, enquanto atuam nas redes de atenção à saúde, de forma que possam estabelecer diálogo permanente entre os conteúdos e suas práticas profissionais.

Recursos pedagógicos e midiáticos

Apresentações em slides; infográficos animados; vídeos aulas; vídeos animações, vídeos de entrevistas e apresentações de serviços do SUS; materiais de leitura complementar; questões de múltipla escolha, entre outras atividades.

Avaliação

Será realizada da seguinte forma:
Ao longo das aulas das unidades: em unidade do módulo, uma atividade é proposta no espaço do fórum de discussões. Essas atividades são denominadas “Dialogue com a Prática”, pois referem-se a atividades nas quais o cursista deve relacionar as temáticas abordadas na etapa com o seu cotidiano de trabalho. Essas atividades serão acompanhadas pelo facilitador do curso. Para além disso, avaliações também serão aplicadas em alguns momentos entre os conteúdos ofertados, porém as avaliações não possuem caráter restritivo para que o cursista possa avançar para a próxima unidade independente de seu percentual de acerto. Ao final das avaliações propostas, feedbacks serão disponibilizados.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O curso de qualificação dos profissionais de saúde para aplicação de Plantas Medicinais e Fitoterápicos no tratamento de feridas, é voltado para o fortalecimento de ações e serviços na Rede de Atenção à Saúde, por meio da promoção de conhecimento, qualificação da oferta do cuidado em feridas, interação e trocas de experiências na temática das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde - PICS, em ressonância com as diretrizes da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS - PNPIC, e em conformidade com os princípios estabelecidos para as ações de Educação Permanente voltadas para os profissionais de saúde dos serviços no SUS. Foi elaborado na perspectiva da capacitação multidisciplinar de profissionais de saúde, de nível superior, atuantes prioritariamente na Atenção Primária à Saúde no Sistema Único de Saúde - SUS, que tenham entre suas atribuições e competências profissionais resguardadas por seus respectivos conselhos de classe, o cuidado em feridas. No Brasil, entre outros fatores, o aumento da população idosa constitui fato que preocupa profissionais e gestores das Redes de Atenção à Saúde - RAS, uma vez que o envelhecimento da população é acompanhado pelo aumento na prevalência das feridas crônicas. O curso foi elaborado em dois grandes eixos, que compreendem as etapas 1 e 2, com suas respectivas unidades e aulas respectivamente. Abrangem conhecimentos necessários para a compreensão dos elementos que compõem importantes conteúdos na temática das plantas medicinais e fitoterápicos, desde a linha do tempo do cuidado em feridas, o desenvolvimento e conceituação dos aspectos epidemiológicos, demográficos e sociais relacionados às feridas agudas e crônicas mais recorrentes nos serviços do Sistema Único de Saúde, até as dimensões de atuação desta importante prática integrativa e complementar em saúde. O curso é fruto de projeto estabelecido em parceria entre a Área de Gestão da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS, do Departamento de Gestão do Cuidado Integral, da Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde e a Fundação Oswaldo Cruz - Fiocruz.

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 60
Objetivos:

Objetivo geral
Capacitar o participante para a produção e a difusão de conhecimento sobre o uso racional de medicamentos (URM), e colaborar na compreensão do que é o URM e as estratégias para a sua promoção na comunidade.

Objetivos específicos

  • Conhecer as novas racionalidades que influenciam no uso inadequado de medicamentos no indivíduo e na comunidade.
  • Compreender os conceitos de uso racional de medicamentos, uso de evidências e tradução do conhecimento.
  • Identificar as estratégias de comunicação em saúde direcionadas ao uso racional de medicamentos.
Conteúdo:

UNIDADE 1 - Novas racionalidades que influenciam o uso irracional de medicamentos

UNIDADE 2 - Entendendo o uso racional de medicamentos

UNIDADE 3 - Investigando o uso de medicamentos na comunidade

UNIDADE 4 - Estratégias de comunicação em saúde para promoção do uso racional de medicamentos

Organização:

METODOLOGIA
O curso será ofertado na modalidade de Educação a Distância de forma autoinstrucional, mediado por material didático e atividades com correção automática por meio da plataforma, de forma a estimular o pensamento crítico-reflexivo. Ao final de cada unidade do curso, será disponibilizado um questionário que terá feedback imediato e até três tentativas para realização.

RECURSOS
Os recursos serão disponibilizados em formato em PDF, banco de questões, histórias em quadrinhos e leituras recomendadas.

AVALIAÇÃO
Em cada unidade, será disponibilizado um questionário constituído por cinco questões de múltiplas escolhas como revisão da temática, sendo apenas uma alternativa a correta. Para aprovação, o aluno precisa acertar 70%.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Conhecimento sobre o uso da comunicação em saúde, conceituação, novas racionalidades, estratégias de comunicação em saúde, evidência e tradução do conhecimento sobre o uso racional de medicamentos e as estratégias necessárias para a sua promoção.

Produção
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 10
Objetivos:

Geral

Promover atualização dos profissionais de saúde, principalmente médicos e enfermeiros, acerca da sífilis enquanto infecção sexualmente transmissível e seu impacto na saúde populacional.

Específicos

- Descrever a história da sífilis a partir do século XV;

- Descrever a classificação clínica e sintomatologia da sífilis;

- Descrever o diagnóstico e tratamento da sífilis;

- Analisar dados epidemiológicos da sífilis nacional e internacionalmente;

- Identificar a situação de epidemia de sífilis no Brasil.

- Analisar a necessidade de estabelecer um PTS interdisciplinar e intersetorial;

- Aplicar os princípios do conhecimento pertinente.

Conteúdo:

Episódio 1 – Os 5 séculos da grande imitadora

Episódio 2 – Britiny da Silva: um caso complexo

Episódio 3 – Da unicidade a multiplicidade: um caminho para Britiny

Episódio 4 – Pensando Sifiliticamente: PTS para quê?

Episódio 5 – Pensando Sifiliticamente: O PTS e a complexidade de Britiny da Silva

Podcast 1 - A importância do diagnóstico diferencial da sífilis

Podcast 2 – A importância da conduta adequada

Podcast 3 – A importância do tratamento adequado da sífilis

Podcast 4 – Orientações e cuidados adicionais no seguimento da gestante

Organização:

METODOLOGIA

Este módulo está sendo ofertado em formato de minissérie, na modalidade de educação mediada por tecnologia, de modo autoinstrucional, sendo desenvolvido de forma interativa, a partir da utilização de elementos visuais, auditivos, situação-problema e avaliações. O conteúdo é apresentado de forma integrada, de modo a promover uma visão sistêmica e não fragmentada do tema proposto, possibilitando a construção do raciocínio clínico e do pensamento crítico e reflexivo. Para isso, são utilizados casos simples e complexos decorrentes da prática clínica e da situação problema.

RECURSOS

Serão utilizados recursos audiovisuais e interativos como o “Portal do tempo da sífilis” e o podcast “Pensando Sifiliticamente”

AVALIAÇÃO

A avaliação é realizada por meio de questionários pré e pós-teste compostos por questões de múltipla escolha, com utilização de caso clínico para reflexão do conteúdo estudado e para identificar seu aprendizado.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Sífilis e outras ist

História da sífilis e seu impacto na saúde pública. Etiologia, classificação clínica e sintomatologia da sífilis. Diagnóstico e tratamento da sífilis. Atendimento humanizado. Princípios do conhecimento pertinente. Etapas de construção do Projeto Terapêutico Singular (PTS).