OBJETIVOS
- Apresentar um novo modelo de compreensão da deficiência.
- Discutir as políticas públicas voltadas para a pessoa com deficiência, em especial as políticas do setor saúde.
- Compreender a Rede de Atenção à pessoa com deficiência.
UNIDADE 1: UM POUCO SOBRE A HISTÓRIA E OS CONCEITOS SOBRE AS DEFICIÊNCIAS
UNIDADE 2: POLÍTICAS PÚBLICAS E DEFICIÊNCIA
UNIDADE 3: AMPLIANDO O OLHAR DA DEFICIÊNCIA E ENXERGANDO A FUNCIONALIDADE
UNIDADE 4: REDES DE CUIDADO À PESSOA COM DEFICIÊNCIA
METODOLOGIA
Curso ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio da plataforma de ensino e aprendizagem AVASUS. Os participantes deverão assistir aos vídeos, ler os textos complementares da biblioteca e realizar as atividades pedagógicas. Cada participante poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
RECURSOS
Vídeos, hiperlinks, textos complementares.
AVALIAÇÃO
Questionário autoinstrucional.
A deficiência é uma realidade no contexto social em que vivemos e está presente nos mais diversos territórios de saúde em todo Brasil. Contudo, analisar a questão da deficiência pressupõe o entendimento da evolução histórica dos modelos utilizados para descrever a deficiência. É necessária uma mudança do enfoque biologista para o modelo de funcionalidade. Nessa perspectiva, o ambiente no qual a pessoa com deficiência vive ganha papel central por meio das barreiras e facilitadores da autonomia e cuidado desses indivíduos. Além disso, para que o profissional de saúde possa atuar de forma resolutiva, é necessário compreender os determinantes sociais, as situações de vulnerabilidade dessas pessoas e as políticas públicas voltadas para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência. Por fim, o profissional necessitará conhecer a rede de atenção à pessoa com deficiência e problematizar o papel da equipe frente aos cuidados no contexto familiar e na comunidade.
Ao final do módulo, o aluno deverá ser capaz de:
• Compreender os aspectos teóricos que envolvem a realização dos procedimentos de enfermagem na APS;
• Conhecer as competências necessárias para a realização de procedimentos de enfermagem na Atenção Primária à Saúde, inclusive no cuidado domiciliar;
• Construir habilidades para executar os procedimentos de enfermagem de forma segura, primando pela qualidade dos procedimentos realizados, seja na unidade de saúde ou no domicílio.
UNIDADE 1: ADMINISTRAÇÃO DE MEDICAMENTOS
AULA 1 – Administração de medicamentos na APS e equipamentos de proteção individual;
AULA 2 – Técnicas de administração de medicamentos e administração de penicilina benzatina na APS.
UNIDADE 2: REFLETINDO SOBRE A COLETA DE CITOLOGIA ONCÓTICA NA PRÁTICA DO ENFERMEIRO
AULA 1 – Coleta de citologia oncótica: saberes necessários;
AULA 2 – Coleta de citologia oncótica: dialogando com a prática.
UNIDADE 3: REFLETINDO SOBRE A INSERÇÃO DE SONDAS NA PRÁTICA DO ENFERMEIRO
AULA 1 – A administração segura de medicamento e os nove certos;
AULA 2 – Medidas adicionais para a prática segura de administração de medicamento.
UNIDADE 4: CUIDADO COM DRENOS E OSTOMIAS: REFLEXÕES E SABERES NECESSÁRIOS
AULA 1 – O manejo de drenos na APS;
AULA 2 – Ostomias no cuidado domiciliar.
METODOLOGIA
Este módulo será autoinstrucional. O módulo terá início com uma situação-problema que irá nortear a discussão de todas as aulas. Também serão adotados outros recursos que possam estimular a reflexão dos alunos, tais como vídeos, narrativas, estudos de caso, leituras complementares e textos que possam subsidiar e fortalecer a discussão, estimulando o repensar das práticas de enfermagem e o seu compromisso com a oferta de uma atenção de qualidade capaz de atender as necessidades de saúde dos indivíduos/famílias.
RECURSOS
- Situação-problema;
- Textos complementares;
- Sugestões de vídeos;
- Animações;
- Infográficos
Neste módulo vamos dialogar sobre os procedimentos de enfermagem na atenção Primária à Saúde no sentido de fortalecer e aprimorar a qualidade da atenção ofertada aos indivíduos/famílias. A proposta é, a partir dos conhecimentos e das experiências prévias, dialogar sobre a teoria e a prática de realização de procedimentos de enfermagem, a fim de refletir sobre o fazer cotidiano, suscitando mudanças positivas nas práticas de enfermagem ofertadas nos microespaços da APS e construindo novas bases teórico-conceituais que possam ressignificar a dinâmica de realização dos procedimentos de enfermagem nas equipes de saúde da família. Para tanto, discutiremos temas relacionados a: administração de medicamentos na APS; técnicas de administração de medicamentos; administração de penicilina benzatina na APS; coleta de citopatológico; inserção e troca de sondas na APS; manejo de drenos na APS; e ostomias no cuidado domiciliar. Vamos trabalhar esses temas de uma forma ativa, buscando sempre discutir a partir da realidade em que você está inserido, fazendo assim o diálogo entre a prática e a teoria, de modo a permitir a construção de uma aprendizagem significativa. Vamos adotar várias possibilidades de reflexão desses temas, tais como situação-problema, vídeos, narrativas, estudos de caso, leituras complementares e outros métodos de ensino e aprendizagem que possam trabalhar essa discussão de uma forma comprometida com a adoção de uma lógica de educação em saúde transformadora no contexto da APS.
Contribuir para a qualificação dos profissionais da Estratégia Saúde da Família, visando à organização e ao desenvolvimento das ações da Atenção Primária voltadas ao controle do tabagismo.
• Estimular os profissionais a identificar esta demanda no território.
• Qualificar os profissionais para a abordagem e tratamento dos pacientes tabagistas.
• Incentivar os profissionais a implantar ações para abordagem e tratamento dos tabagistas.
UNIDADE 1 – O TABAGISMO COMO DOENÇA E A IMPORTÂNCIA DO PAPEL DA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NESSE CONTEXTO
UNIDADE 2 – CONTROLE DO TABACO NO BRASIL
UNIDADE 3 – TABAGISMO: PREVENÇÃO, TIPOS E AVALIAÇÃO DOS PACIENTES
UNIDADE 4 – ENFRENTANDO O TABAGISMO
METODOLOGIA:
O conteúdo será exposto em quatro unidades utilizando recursos educacionais como infográficos, figuras, textos complementares etc.
AVALIAÇÃO:
Questionários autoinstrucionais.
Este módulo se destina aos profissionais de saúde, especialmente, aos que integram as equipes de Atenção Primária à Saúde.. Para isso, utiliza como método a problematização de situações relacionadas ao cuidado às pessoas tabagistas experienciadas pelas equipes da atenção primária em seu cotidiano. Durante o módulo serão apresentados os aspectos relacionados ao tabagismo em quatro unidades, de forma dinâmica e dialógica, abordando o conceito atual, o cenário epidemiológico, a relação com outros agravos, bem como as ações voltadas à promoção da saúde, educação em saúde, vigilância em saúde e as formas de enfrentamento da doença, que inclui o manejo clínico desses pacientes.
• Reconhecer os quadros clínicos dos sintomas e das doenças respiratórias mais comuns.
• Identificar técnicas básicas para diagnóstico das doenças respiratórias mais comuns.
• Conhecer condutas de tratamento dos sintomas e das doenças respiratórias mais comuns.
UNIDADE I: SINTOMAS RESPIRATÓRIOS (DISPNEIA, DOR TORÁCICA, HEMOPTISE E TOSSE)
UNIDADE II: ASMA E RINITE ALÉRGICA
UNIDADE III: INFECÇÕES RESPIRATÓRIAS AGUDAS NA COMUNIDADE: SÍNDROME GRIPAL, BRONQUITES, RINOSSINUSITES AGUDAS E PNEUMONIA ADQUIRIDA NA COMUNIDADE
UNIDADE IV: DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
METODOLOGIA:
Curso ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD), por meio da plataforma de ensino e aprendizado à distância AVASUS. Os alunos deverão assistir aos vídeos, ler os textos complementares da biblioteca e realizar as atividades pedagógicas.
RECURSOS: Textos, ilustrações, vídeos e histórias em quadrinhos.
AVALIAÇÃO: Questionários autoinstrucionais.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
Pretendemos que os estudantes se apropriem de noções de sintomas respiratórios, sua associação com padrões de doenças mais comuns e definições de condutas diagnósticas e tratamento na Atenção Primária à Saúde, com coordenação do cuidado na rede de serviços especializados (referência e contrarreferência). Iremos aprender sobre dispneia, dor torácica, hemoptise e tosse; asma e rinite alérgica; infecções respiratórias agudas na comunidade: síndrome gripal, bronquites, rinossinusites e pneumonia adquirida na comunidade e Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica.
-
Conhecer a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora e a Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (RENAST).
-
Conhecer os riscos ocupacionais, o mapa de risco e as precauções padrão.
-
Identificar os tipos de acidentes de trabalho, reconhecendo o preenchimento adequado da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) e das fichas de notificação compulsória.
-
Compreender a anamnese ocupacional.
-
Reconhecer noções dos protocolos da atenção básica para doenças profissionais.
UNIDADE 1: COMO GARANTIR A SAÚDE DO TRABALHADOR?
Aula 1 – O TRABALHO E O SER HUMANO
Aula 2 – REDE NACIONAL DE ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO TRABALHADOR (RENAST)
UNIDADE 2: O AMBIENTE DE TRABALHO TRAZ RISCOS À SAÚDE?
Aula 1 – CONHECENDO A POLÍTICA NACIONAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR E DA TRABALHADORA – PNSTT
Aula 2 – APRENDENDO SOBRE OS RISCOS OCUPACIONAIS
UNIDADE 3: TRABALHO BOM É TRABALHO SEGURO!
Aula 1 – QUAIS OS TIPOS DE ACIDENTES DE TRABALHO?
Aula 2 – A IMPORTÂNCIA DE NOTIFICAR!
UNIDADE 4: COMO O TRABALHADOR ADOECE?
Aula 1 – O QUE SÃO AS DOENÇAS OCUPACIONAIS?
Aula 2 – CONHECENDO AS PRINCIPAIS DOENÇAS OCUPACIONAIS.
METODOLOGIA: Curso disponibilizado na modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS). Os alunos deverão assistir aos vídeos, ler os textos complementares da biblioteca e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
RECURSOS: Textos básicos e complementares; jogos interativos; questionário; casos clínicos; histórias em quadrinhos; infográfico; ilustrações; animações.
AVALIAÇÃO: A avaliação ocorrerá ao final de cada unidade e será composta por questionários autoinstrucionais, corrigidos pelo sistema e revisados pelo aluno.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
Este módulo de Atenção à Saúde do Trabalhador na Atenção Primária à Saúde tem como objetivo aproximar o profissional de saúde que atua na atenção primária do mundo do trabalho e dos diversos tipos de trabalhadores que podem ser atendidos pela equipe de saúde da família. O módulo está dividido em quatro unidades, com duas aulas em cada unidade, buscando responder às seguintes perguntas: como cuidar da saúde do trabalhador? O ambiente de trabalho traz riscos à saúde? Trabalho bom é trabalho seguro? Como o trabalhador adoece? Nesse sentido, é importante fortalecer a vigilância em saúde do trabalhador, com ênfase na promoção da saúde, na prevenção de riscos e agravos à saúde do trabalhador e no incremento da notificação compulsória de agravos e doenças ocupacionais.
• Incorporar a Gestão do Cuidado na Atenção domiciliar.
• Diagnosticar as demandas do território de abrangência.
• Problematizar as intervenções familiares.
• Organizar o processo de trabalho da Atenção domiciliar.
UNIDADE I: ATENÇÃO DOMICILIAR, ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE (APS) E O SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE (SUS)
AULA 1 – Desafio do cuidado na atenção domiciliar
AULA 2 – Como se dá o cuidado com as famílias no território
UNIDADE II: TRABALHANDO COM FAMÍLIAS E A ATENÇÃO DOMICILIAR
AULA 1 – O cuidado integral e os instrumentos de trabalho com as famílias
AULA 2 –Assistência domiciliar: o que é? Como funciona?
AULA 3 – O que é gestão do cuidado? Eu faço isso?
UNIDADE III – A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO COM FAMÍLIAS E A ATENÇÃO DOMICILIAR
AULA 1 – Processo de trabalho e organização da agenda de atenção domiciliar
AULA 2 – A classificação de risco é importante na atenção domiciliar?
UNIDADE IV – O QUE É MAIS COMUM NA ATENÇÃO DOMICILIAR DO MEU TERRITÓRIO?
AULA 1 – O cotidiano do cuidado das situações mais comuns na atenção domiciliar: síndrome da imobilidade e problema respiratório
AULA 2 – O caso do Sr. Arnaldo: infecção do trato urinário e dificuldade de evacuar.
METODOLOGIA
Curso ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD), por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância AVASUS – Moodle. Os alunos deverão assistir aos vídeos, ler os textos complementares da biblioteca e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet. Este curso é autoinstrucional.
AVALIAÇÃO: Questionários autoinstrucionais.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
Fazendo parte do cotidiano das Equipes de Saúde da Família, a Assistência Domiciliar é uma das atividades fundamentais na oferta do cuidado integral. Os principais aspectos abordados neste módulo versam sobre suas diretrizes, o trabalho com famílias, gestão do cuidado, conhecimento do território e organização do processo de trabalho. Discute inicialmente sobre a Atenção domiciliar, a Atenção Primária à Saúde (APS) e o Sistema Único de Saúde (SUS); como trabalhar com famílias; e a atenção domiciliar e finaliza discutindo o que é mais comum na atenção domiciliar do seu território.
Geral
- Desenvolver competências para garantir atenção integral à pessoa privada de liberdade no território;
Específicos
- Conhecer o contexto histórico e legal da assistência à saúde prisional brasileira;
- Caracterizar o cenário da Assistência Prisional Nacional na atualidade;
- Identificar os principais agravos e necessidades específicas que acometem às pessoas privadas de liberdade;
- Identificar as atribuições da equipe da ESF quanto ao acolhimento e cuidado às pessoas privadas de liberdade.
UNIDADE I – ASPECTOS HISTÓRICOS, LEGAIS E CENÁRIO DA ASSISTÊNCIA PRISIONAL NACIONAL
Aula 1: Cenário da Assistência Prisional Nacional
Aula 2: Contexto histórico e legal da assistência à saúde prisional brasileira
UNIDADE II – ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM PRIVADO DE LIBERDADE
Aula 1: Principais agravos que acometem o homem em situação de aprisionamento
Aula 2: O papel da equipe da ESF no acolhimento e cuidado ao homem privado de liberdade
UNIDADE III – ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER PRIVADA DE LIBERDADE
Aula 1: Principais agravos que acometem a mulher em situação de aprisionamento
Aula 2: O cuidado do binômio mãe/ filho na situação da maternidade vivenciada em privação de liberdade
Aula 3: O papel da equipe da ESF no acolhimento e cuidado à mulher privada de liberdade
UNIDADE IV – SAÚDE MENTAL DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE
Aula 1: Principais demandas de saúde mental de pessoas privadas de liberdade
Aula 2: O instituto de psiquiatria forense
Aula 3: O papel da equipe da ESF no acolhimento e cuidado às demandas de saúde mental de pessoas privadas de liberdade
METODOLOGIA
Utilizaremos uma metodologia baseada na problematização partindo da situação problema. Isso requer autonomia do especializando para construir sua dinâmica de estudos, sendo indispensável regularidade no acesso e leitura do material disponibilizado no ambiente virtual. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, animações, linha do tempo, entre outros. A avaliação se dará ao final de cada unidade, por meio de questões de múltipla escolha, as quais terão o feedback dos conteudistas.
RECURSOS
Textos; animações; linha do tempo; jogos; entre outros.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará ao final de cada unidade, por meio de questões de múltipla escolha, com os respectivos feedbacks, com a finalidade de favorecer o aprendizado dos cursistas.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
A Atenção à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade é o tema deste módulo que contempla desde a caracterização geral da população penitenciária, perpassando pelas principais políticas públicas voltadas para essa população, além de considerar reflexões penitentes para os profissionais da Atenção Primária à Saúde. A Atenção Básica desenvolve um papel fundamental junto a essas políticas, possibilitando atenção e assistência de forma adequada, promovendo a saúde e prevenindo doenças e agravos junto às pessoas privadas de liberdade. Assim, reconhecer a amplitude desse tema, atentar-se para as necessidades de saúde da população penitenciária, assim como aproximar o profissional de saúde do tema e desses indivíduos, estão entre as contribuições deste módulo.
- Subsidiar as equipes de saúde sobre as condições básicas de ambiência e insumos para realização de procedimentos na APS.
- Fornecer aos médicos de APS conhecimentos sobre anestesia local e regional, indicações e contraindicações de procedimentos ambulatoriais.
- Sensibilizar e capacitar os profissionais na realização de procedimentos clínicos e cirúrgicos no âmbito da APS.
- Aumentar a carteira de serviços e a resolutividade de serviços de APS, fortalecendo atributos como acesso e integralidade.
UNIDADE I – PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS EM APS I
AULA 1 – Ambiência e insumos para realização de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais
AULA 2 – Anestesia locorregional
AULA 3 – Suturas e drenagem de abscesso
UNIDADE II – PROCEDIMENTOS DERMATOLÓGICOS EM APS II
AULA 1 – Exérese de nevos, cistos, lipomas
AULA 2 – Exérese de lesões suspeitas e biópsias de pele
AULA 3 – Drenagem de hematoma subungueal e manejo da unha encravada
UNIDADE III – PROCEDIMENTOS AMBULATORIAIS EM APS
AULA 1 – Lavagem otológica
AULA 2 – Remoção de anel, remoção de anzol e zíper preso
AULA 3 – Remoção de corpos estranhos
UNIDADE IV – PROCEDIMENTOS EM SAÚDE DA MULHER
AULA 1 – Coleta de citopatológico
AULA 2 – Cauterização química de condiloma acuminado e drenagem de abscesso de glândula de Bartholin
AULA 3 – Inserção de DIU
METODOLOGIA
O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir às videoaulas, ler os textos complementares da biblioteca, assistir aos vídeos da multimídia e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
AVALIAÇÃO
Questionários autoinstrucionais ao final de cada unidade.
RECURSOS
Serão utilizados os seguintes recursos: imagens, animações, textos complementares, vídeos de multimídia.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
Os procedimentos clínicos e cirúrgicos ambulatoriais fazem parte de um importante escopo de ações da Atenção Primária à Saúde que permitem o aumento da resolutividade, por meio do fortalecimento de atributos como acesso e integralidade. Para tanto, as unidades de saúde devem estar equipadas com ambiência e insumos básicas, além de a equipe possuir treinamento adequado e conhecimento amplo a respeito dos principais procedimentos passíveis de serem realizados nesse nível de atenção baseados na mais forte evidência científica disponível.
-
Reconhecer a saúde como direito humano universal conquistado historicamente;
-
Refletir sobre a contribuição da Atenção Primária à Saúde como filosofia de mudança de modelo de atenção que coloca a saúde como direito fundamental para o desenvolvimento humano nas sociedades, em particular na brasileira;
-
Conhecer as normas constitucionais que versam sobre o Direito à Saúde no Brasil;
-
Apresentar ao cursista, profissional de saúde, possibilidades para intermediar os direitos dos cidadãos nos seus territórios de atuação.
UNIDADE I – DIREITO A SAÚDE COMO DIREITO HUMANO ESSENCIAL
UNIDADE II: DIREITO, SAÚDE E APS
UNIDADE III – O DIREITO À SAÚDE NO BRASIL
UNIDADE IV– SAÚDE DA FAMÍLIA EM TEMPOS DE AMEAÇA AO DIREITO À SAÚDE
METODOLOGIA:
O módulo apresentará situação problema, arquivos para leitura de textos, infográfico/linha do tempo e questionários avaliativos.
RECURSOS:
Uso de vídeos, quadros ilustrativos, imagens, questões disparadoras, infográficos, animações, dicas de links e filmes.
AVALIAÇÃO: Questionários.
CONTEUDISTA:
Débora de Souza Santos
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
REVISORES:
Cecília Nogueira Valença
Eva Emanuela Lopes Cavalcante Feitosa
José Adailton da Silva
Laianny krizia maia Pereira
Lyane Ramalho
Declaração Universal dos Direitos Humanos e sua relação com a promoção da saúde e Atenção Primária à Saúde. O direito constitucional da saúde e o dever do Estado. O direito sanitário e a legislação Brasileira. O papel do profissional de saúde na intermediação dos direitos dos cidadãos. A carta dos direitos dos usuários do SUS.
- Conhecer as ferramentas para realização de um diagnóstico de saúde da comunidade;
- Aplicar as estratégias para planejamento do trabalho de uma equipe de APS utilizando o Diagnóstico de Saúde da Comunidade;
- Realizar o manejo clínico do paciente com cefaleia, tonturas e vertigens, dorsalgia (em mulheres com mais de 45 anos) e pessoas com tosse: diagnóstico, exames complementares, classificação diagnóstica, tratamento e organização do processo de trabalho.
UNIDADE I: Diagnóstico de Saúde da Comunidade
AULA 1 – Como levantar os problemas de saúde da comunidade e qual sua importância?
UNIDADE II: Abordagem da Cefaleia na Atenção Primária
AULA 1 – Ferramentas para o cuidado da cefaleia na Atenção Primária à Saúde
UNIDADE III: Abordagem da pessoa com tosse
AULA 1 – Como lidar com a tosse crônica e aguda na Atenção Primária?
UNIDADE IV: Abordagem da dorsalgia na Atenção Primária
AULA 1 – Cuidando de uma mulher maior de 45 anos com dorsalgia
Metodologia
Curso ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir aos vídeos, ler os textos complementares da biblioteca e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador com acesso à internet.
Recursos
Vídeos, animações, figuras e textos complementares.
Avaliação
Questionários autoinstrucionais ao final de cada unidade.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
Este módulo discorrerá sobre as mais frequentes doenças e agravos na Atenção Primária à Saúde - APS, tais como abordagem e manejo de cefaleias, dorsalgia em mulheres maiores que 45 anos, manejo da tosse, iniciando a discussão sobre o Diagnóstico de saúde da Comunidade. Além disso, abordará as diferentes perspectivas que possam existir no mundo científico a respeito dos temas, a partir de consensos, opiniões e estudos de órgãos de governos, sociedades de especialidades e revisões de artigos científicos. O foco é a possibilidade de atuação das equipes na APS como primeiro contato, além do cuidado longitudinal e os coordenadores do cuidado das pessoas sob suas responsabilidades sanitárias.
-
Descrever as arboviroses (dengue; Zika; chikungunya), identificando-as como doenças emergentes de importância clínica e epidemiológica no Brasil e no mundo.
-
Listar os elementos básicos para identificação dos quadros suspeitos, realização do diagnóstico diferencial e identificação das situações que irão merecer maiores cuidados.
-
Aplicar o cuidado prestado às pessoas acometidas pelas arboviroses na Atenção Primária à Saúde, com ênfase nos aspectos clínicos, de promoção da saúde, vigilância em saúde, educação em saúde e acolhimento.
-
Planejar o manejo clínico das arboviroses na atenção básica e a organização do processo de trabalho na atenção primária à saúde na abordagem das arboviroses.
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO ÀS ARBOVIROSES
Aula 1: Conceitos gerais das arboviroses
Aula 2: Características e epidemiologia das principais arboviroses
UNIDADE 2 – MANEJO CLÍNICO DAS ARBOVIROSES NA ATENÇÃO BÁSICA
Aula 1: Dengue
Aula 2: Chikungunya
Aula 3: Zika vírus
UNIDADE 3 – ORGANIZAÇÃO DO PROCESSO DE TRABALHO NA ATENÇÃO PRIMÁRIA À SAÚDE NA ABORDAGEM DAS ARBOVIROSES
Aula 1: O trabalho em equipe (multidisciplinaridade, interdisciplinaridade e transdisciplinaridade)
Aula 2: Acesso, acolhimento e a rede de atenção à saúde
UNIDADE 4 – VIGILÂNCIA E EDUCAÇÃO EM SAÚDE
Aula 1: Introdução à vigilância em saúde
Aula 2: Definição de casos
METODOLOGIA
Módulo ministrado na modalidade de Educação a Distância (EaD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado à distância Moodle. Os estudantes construirão seu conhecimento a partir da situação problema apresentada no início do Módulo. Para isso, utilizarão textos, vídeos e realizarão atividades pedagógicas. Cada estudante poderá planejar suas atividades de acordo com sua disponibilidade de tempo.
RECURSOS
Textos complementares, linhas do tempo, infográficos e figuras.
AVALIAÇÃO
Questões de múltipla escolha que o aluno deverá responder ao fim de cada Unidade de estudo.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
Este módulo se destina aos profissionais das equipes de Saúde da Família/NASF e abordará as principais doenças emergentes hoje no Brasil (as arboviroses dengue, Zika vírus e chikungunya). Será utilizada a metodologia de Educação a Distância e materiais de apoio como textos, vídeos, gráficos, infográficos e figuras. O material abordará o manejo dessas doenças emergentes na atenção primária à saúde (APS) por meio de quatro unidades, as quais discutirão aspectos que vão desde a epidemiologia, as manifestações clínicas e o manejo clínico. Também discutirá a organização do processo de trabalho na atenção primária à saúde na abordagem das arboviroses com ênfase no trabalho em equipe, o acesso e o acolhimento, bem como a vigilância e a educação em saúde.
- Identificar a magnitude, transcendência e vulnerabilidade da Tuberculose e da Hanseníase;
- Aplicar as estratégias para a prevenção da Tuberculose e Hanseníase, com ênfase na busca ativa de sintomáticos, diagnóstico e tratamento precoce, busca ativa de contatos e ações de vigilância em saúde;
- Realizar o manejo clinico do paciente com Tuberculose e Hanseníase: diagnóstico precoce, sinais e sintomas, exames complementares, classificação diagnóstica, tratamento e organização do processo de trabalho.
UNIDADE I – ABORDAGEM DA TUBERCULOSE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
UNIDADE II – MEDIDAS PARA REDUZIR A TRANSMISSÃO DA TUBERCULOSE: AÇÕES NA APS
UNIDADE III – ABORDAGEM DA HANSENÍASE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA EM SAÚDE
UNIDADE IV – TRATAMENTO, PREVENÇÃO E CONTROLE DA HANSENÍASE
METODOLOGIA
Este curso é ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD). Com base na problematização de uma situação típica da APS, os alunos irão assistir aos vídeos, ler os textos complementares da biblioteca e realizar as atividades pedagógicas.
AVALIAÇÃO
As avaliações serão questionários autoinstrucionais com feedback automático, possibilitando maior autonomia ao aluno.
RECURSOS
Vídeos, animações e textos complementares.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
No módulo de Abordagem e Manejo da Tuberculose e Hanseníase na Atenção Primária iremos debater como organizar o processo de trabalho de uma equipe de APS para a prevenção, diagnóstico precoce, tratamento e cuidado integral das pessoas. Essas são doenças de forte componente social, que ainda representam problemas de saúde pública, mas, ao mesmo tempo, são muito vulneráveis às ações no âmbito da APS. A Unidade I deste curso pretende mostrar qual a situação epidemiológica da Tuberculose em nosso país e em comparação com o mundo, quais as medidas para o diagnóstico precoce e busca ativa de sintomáticos respiratórios. A Unidade II pretende explorar as medidas para que possamos reduzir a quantidade de casos de tuberculose em nossa área adscrita, assim, descreve o Tratamento Diretamente Observado e consequentemente mostra como ajudar a mudar o panorama epidemiológico dessa doença. As Unidades III e IV fazem percurso similar, mas com relação à Hanseníase. Veremos também como realizar diagnóstico precoce, como classificar e tratar a Hanseníase, como realizar a busca de contatos e outras medidas de prevenção da saúde e prevenção de doenças.
-
Compreender a especificidade de cada encontro entre profissional e pessoa como único;
-
Diferenciar a abordagem centrada na pessoa da abordagem centrada no modelo biomédico;
-
Reconhecer os passos do método clínico centrado na pessoa e desenvolver a abordagem a partir do método;
-
Decidir qual será a melhor abordagem a partir das necessidades apresentadas pelo paciente.
UNIDADE 1: APRESENTANDO UM NOVO CONTEXTO DE ATENDIMENTO: INTRODUÇÃO AO MÉTODO CLINICO CENTRADO NA PESSOA
UNIDADE 2: IMPLEMENTANDO UMA NOVA ABORDAGEM: COMPONENTES UM E DOIS
UNIDADE 3: AMPLIANDO O ESPECTRO DA CONSULTA: COMPONENTES TRÊS E QUATRO
UNIDADE 4: RECONHECENDO OS DESAFIOS E TRABALHANDO EXPECTATIVAS: CONCLUSÃO
METODOLOGIA
O módulo será desenvolvido por meio de quatro unidades com aulas expositivas baseadas em uma situação-problema apresentada no início do módulo. Após cada unidade, serão realizadas avaliações com o objetivo de ajudar o aluno a exercitar o conhecimento apresentado na aula.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
O encontro entre profissional e usuário que se dá durante a consulta é a unidade essencial à prática clínica. Esse momento reúne apreensão e expectativa, ao mesmo tempo em que gera esperança e possibilidades. Apreensão e Expectativa que se expressam na medida em que um indivíduo compartilha sua fragilidade com outro, também dotado dos mesmos sentimentos, que recebe esse sofrimento e se propõe a cuidar. Um encontro em que as partes se reconhecem como iguais, por sua vez, desencadeia outros afetos aqui retratados como esperança e possibilidade, os quais culminam com o sucesso de uma consulta. A existência de uma barreira entre os protagonistas da consulta, por outro lado, inviabiliza o encontro e gera insucesso no cuidado. A abordagem a partir do método clínico centrado na pessoa considera as dimensões do indivíduo sob cuidado e o torna participante ativo do seu cuidado. Estudos demonstram que as consultas com esse espectro de abordagem geram maior satisfação para os profissionais e para os usuários, maior adesão ao tratamento, redução das angústias, entre outros efeitos. O presente módulo visa apresentar o método clínico centrado na pessoa e nos seus componentes, além de fortalecer o entendimento da consulta clínica como um encontro que tem na pessoa a sua principal razão de ser.
Espera-se que, após este módulo, você seja capaz de:
- Identificar os vários tipos de afecções que acometem a pele.
- Compreender a influência dos diferentes fatores locais e sistêmicos sobre as lesões.
- Adotar os tratamentos mais indicados para cada tipo de lesão.
- Atuar no cuidado à pessoa acometida por lesões no contexto da APS.
- Elaborar planos de cuidados individualizados de acordo com as necessidades de cada usuário.
- Desenvolver ações de educação em saúde voltadas para pessoas com tal agravo.
UNIDADE 1 – Avaliação de lesões em usuários da atenção básica
AULA 1 – Entendendo o processo de cicatrização tecidual
AULA 2 – Avaliação de pele e mucosas na UBS
UNIDADE 2 – Classificação das lesões
AULA 1 – Entendendo os diferentes aspectos a serem levados em consideração para classificar lesões
AULA 2 – Lesões por pressão: um mundo a desbravar.
UNIDADE 3 – Cuidados preventivos e multiprofissionais na abordagem das feridas na APS
AULA 1 – O cuidado ao usuário com lesões e as atribuições dos profissionais da APS
AULA 2 – Abordagem ao usuário com lesões nos membros inferiores
UNIDADE 4 – Tratamento de Feridas na APS
AULA 1 – Limpeza e cobertura de feridas: materiais e técnicas mais indicados.
AULA 2 – Quais os recursos disponíveis na APS para tratar os usuários com lesões?
METODOLOGIA:
Serão utilizados situação problema e caso clínico interativo, com cenários e personagens que refletirão casos comuns de serem encontrados na rotina de trabalho na ESF, de modo a estimular a análise crítica não apenas sobre aspectos clínicos, mas também quanto ao contexto de vida dessas pessoas e à sua inserção na rede de atenção.
RECURSOS:
Serão utilizados textos, esquemas e infográficos para abordar o conteúdo de modo geral, e vídeos para as situações problema. Será estimulado o acesso ao Portal Saúde Baseada em Evidências, bem como a realização de consultas em bases de dados visando à leitura de literatura científica atualizada na área.
AVALIAÇÃO:
Considerando a natureza dos conteúdos, nas Unidades 1 e 2, a avaliação consistirá em questionário com perguntas de múltipla escolha, e nas Unidades 3 e 4, serão utilizados casos clínicos que terão, além de dados de anamnese e exame físico, imagens para ilustrar diferentes lesões que podem ser encontradas nos usuários atendidos na APS.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
A cicatrização tecidual é um processo complexo influenciado por diversos fatores que incluem desde alterações no local da lesão até aspectos mais globais, como alimentação e doenças crônicas. Saber avaliar os diferentes tipos de tecidos e lesões, bem como conhecer o modo de vida dos usuários acometidos por esses problemas é fundamental para a adoção de tratamento adequado. Nos serviços de atenção primária, o cuidado às pessoas com lesões pode se desenvolver tanto no interior das unidades básicas como no próprio domicílio do usuário, e em todos eles, é possível proporcionar uma assistência de qualidade. Desenvolver o cuidado à saúde nesse último cenário permite ainda a compreensão do contexto familiar e social dos usuários que vivem com tais agravos.
Compreender os aspectos epidemiológicos relacionados às IST; reunir sinais de sintomas na construção de hipóteses diagnósticas das diversas IST; identificar os principais tratamentos para as IST abordadas; propor medidas de prevenção para as IST.
UNIDADE 1 – PANORAMA EPIDEMIOLÓGICO DAS IST E ABORDAGEM INICIAL DO PACIENTE COM IST ASSINTOMÁTICA
Aula 1: uma visão geral sobre o panorama epidemiológico das IST
Aula 2: abordagem inicial ao paciente com IST assintomática
UNIDADE 2 – MANEJO INTEGRAL DAS IST SINTOMÁTICAS
Aula 1: corrimento vaginal e corrimento uretral
Aula 2: úlceras genitais e verrugas genitais
UNIDADE 3 – SÍFILIS ADQUIRIDA, SÍFILIS NA GESTAÇÃO E SÍFILIS CONGÊNITA
Aula 1: sífilis adquirida e sífilis na gestação
Aula 2: sífilis congênita e associação de sífilis com HIV
Aula 3: prevenção das principais IST
UNIDADE 4 – MANEJO DO PACIENTE INFECTADO PELO HIV
Aula 1: história natural e diagnostico da infecção pelo HIV
Aula 2: abordagem inicial do paciente infectado pelo HIV e tratamento antirretroviral
METODOLOGIA
Curso ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD), por meio da plataforma de ensino e aprendizagem AVASUS. Os alunos deverão assistir aos vídeos, ler os textos complementares da biblioteca e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
RECURSOS: vídeos, hiperlinks e textos complementares.
AVALIAÇÃO: Aplicação de questionários contendo quatro questões de múltipla ou única escolha.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
Este módulo propõe, conforme orientação do Ministério da Saúde do Brasil, uma atenção estratégica, combinando a triagem das infecções assintomáticas com o tratamento das IST sintomáticas e aids, além da abordagem de prevenção e tratamento junto aos parceiros. O conteúdo será apresentado em unidades que abordarão aspectos epidemiológicos e de diagnóstico, assim como tratamento e prevenção das principais síndromes e infecções associadas.
-
Desenvolver competências para atenção em situações de urgência na APS;
-
Compreender as possibilidades e limites das urgências na APS e seus dispositivos legais;
-
Conhecer as formas de diagnóstico e tratamento das urgências na APS.
UNIDADE 1: A ESTRATÉGIA DE SAÚDE DE FAMÍLIA NÃO É LUGAR DE URGÊNCIA... #SQN
UNIDADE 2: COISAS DO CORAÇÃO
UNIDADE 3: QUANDO FALTA O FÔLEGO
UNIDADE 4: AGRESSÕES POR ANIMAIS E FERIMENTOS ACIDENTAIS
METODOLOGIA
O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância AVASUS. Os alunos deverão assistir às videoaulas, ler os textos complementares da biblioteca, assistir aos vídeos da multimídia e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
RECURSOS
Os recursos utilizados serão imagens, animações, textos complementares e vídeos da multimídia.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
A atenção primária à saúde (APS) compõe a rede de urgência e emergência (RUE), tendo por objetivo a ampliação do acesso, o fortalecimento do vínculo, a responsabilização e o primeiro cuidado às urgências e emergências. Isso deve ocorrer em ambiente adequado, até a transferência/encaminhamento a outros pontos de atenção, quando necessário, com a implantação de acolhimento com avaliação de riscos e vulnerabilidades. Deve-se considerar alguns aspectos nesse contexto: a capacitação da equipe para abordagem às urgências, os equipamentos e insumos existentes nas unidades e a organização da agenda que viabilize o atendimento das demandas urgentes sem prejuízo dos programas prioritários da APS.
• Conhecer os conceitos básicos sobre vacinas e vacinação.
• Conhecer o Programa Nacional de Imunizações e o conjunto de calendários básicos de vacinação preconizados pelo Ministério da Saúde, bem como as contraindicações referente às vacinas.
• Conhecer as ações de vacinação: rotina e campanhas de vacinação.
• Identificar as vias e técnicas de administração de vacinas.
• Definir cadeia de frio e conhecer as orientações básicas para conservação, armazenamento e transporte de vacinas.
• Identificar como é realizado o registro de dados no sistema de informação.
• Conhecer a vigilância dos adversos pós-vacinação.
UNIDADE I – Programa Nacional de Imunizações
AULA 01 – Conhecendo um pouco do Programa Nacional de Imunizações – PNI
AULA 02 – Ações de vacinação: rotina e campanhas de vacinação
AULA 03 – Conceitos básicos sobre vacinas e vacinação
UNIDADE II – Calendários básicos de vacinação
Aula 01 – Calendários básicos de vacinação
Aula 02 – Contraindicações das vacinas
UNIDADE III – Preparação e administração das vacinas e conservação de imunobiológicos
Aula 01 – Vias e técnicas de administração de vacinas
Aula 02 – Registro de dados para a avaliação da cobertura vacinal
Aula 03 – Conservação, armazenamento e transporte de vacinas
UNIDADE IV – Vigilância de eventos adversos pós-vacinação
Aula 01 – Sistema Nacional de Vigilância dos EAPV
Aula 02 – Conceitos gerais e definição dos eventos adversos pós-vacinação
Aula 03 – Instrumento de notificação dos eventos adversos pós-vacinação
Aula 04 – Instrumento de notificação dos eventos adversos pós-vacinação
EMENTA: O Programa Nacional de Imunizações e as suas ações: rotina e campanhas de vacinação. Características e classificação das vacinas de acordo com a sua composição e os seus princípios básicos para a execução de um calendário vacinal. O calendário de vacinação da criança, do adolescente, do adulto, do idoso e da gestante, esquemas de vacinação recomendado e suas contraindicações. Atividades em sala de vacina na unidade básica de saúde: cadeia de frio e conservação de vacinas, preparo e administração de vacinas, registro das ações no sistema de informação e monitoramento e avaliação das ações de imunização. Vigilância dos adversos pós vacinação.
METODOLOGIA: Utilizaremos uma metodologia baseada na problematização, partindo da situação problema. O módulo é autoinstrucional e requer autonomia do especializando para construir sua dinâmica de estudos, sendo indispensável regularidade no acesso e leitura do material disponibilizado no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, vídeos, animações, infográficos, entre outros. Como atividade avaliativa, dispomos de questionários que abordam situações típicas da atenção primária em saúde.
RECURSOS: Textos, animações, linha do tempo, caso clínico interativo, vídeos, entre outros.
AVALIAÇÃO: Será realizada de modo progressivo, por meio do conjunto de atividades distribuídas nas Unidades de Aprendizagem.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) tem a finalidade de coordenar ações de imunizações com as exigências programáticas necessárias para a realização da vacinação em todo território nacional. O êxito do PNI está relacionado com: a utilização de estratégias de vacinação – que apontam o caminho para atingir determinado resultado vacinando um público-alvo específico, garantindo, dessa forma, a proteção, o controle, a eliminação ou erradicação da doença; a garantia da qualidade de vacinas por meio de um adequado controle de temperatura, que vai desde o laboratório produtor até o indivíduo vacinado; a uniformização das técnicas de administração de vacinas; e, ainda, a promoção da educação em saúde para uma boa adesão da população ao Programa. Neste módulo autoinstrucional, que faz parte do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS), trataremos desde o calendário vacinal até o monitoramento e avaliação em salas de vacinas, buscando garantir boas práticas em vacinação.
-
Definir o conceito de clínica ampliada.
-
Aplicar as ferramentas de gestão da clínica: genograma, ecomapa.
-
Planejar a estratégia do Apoio Matricial para integração entre ESF, NASF e CAPS.
-
Listar as etapas de elaboração de um Projeto Terapêutico Singular.
UNIDADE I: Clínica ampliada
Aula 1 – A clínica do biológico
Aula 2 – Por que ampliar a clínica?
Aula 3 – O que é clínica ampliada?
UNIDADE II: Gestão da clínica
Aula 1 – Gestão do processo familiar
Aula 2 – Genograma e ecomapa
UNIDADE III: Apoio Matricial
Aula 1 – Equipe de referência e Apoio Matricial
Aula 2 – Equipe de Apoio Matricial – NASF
Aula 3 – Equipe de Apoio Matricial – CAPS
UNIDADE IV: Projeto Terapêutico Singular
Aula 1 – O que é um PTS?
Aula 2 – Como construir um PTS?
EMENTA: A clínica ampliada. Gestão da clínica: genograma, ecomapa, Equipe de referência e Apoio Matricial. Conceito de Apoio Matricial. Apoio Matricial e Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. O processo de trabalho no NASF. O NASF e as equipes de Atenção Primária em Saúde: funções e responsabilidades. Atendimento compartilhado e específico. Integração entre serviços e articulação intersetorial. Apoio Matricial e Centro de Atenção Psicossocial. O processo de trabalho no CAPS.
METODOLOGIA: Utilizaremos uma metodologia baseada na problematização partindo da situação problema. O módulo requer autonomia do especializando para construir sua dinâmica de estudos, sendo indispensável regularidade no acesso e leitura do material disponibilizado no Ambiente Virtual do Sistema Único de Saúde – AVASUS. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, animações, linha do tempo, entre outros, no Ambiente Virtual de Aprendizagem.
RECURSOS: Situação problema, textos, infográficos, animações.
CERTIFICADO:
Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:
- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.
Neste módulo, discutiremos a concepção ampliada de saúde, o quanto esse conceito é importante para a organização do processo de trabalho em saúde e da rede como um todo; trabalharemos os conceitos e a aplicação dos genograma e ecomapa, ambos ferramentas de gestão da clínica, o conceito de Apoio Matricial e sua aplicação pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e dos Centros de Apoio Psicossociais (CAPS), bem como o conceito de Projeto Terapêutico Singular. Ao longo das unidades serão apresentados conceitos e exemplos que dialogam com uma situação problema com o objetivo de: definir o conceito de clínica ampliada; aplicar as ferramentas de gestão da clínica: genograma e ecomapa; planejar a estratégia do Apoio Matricial para integração entre ESF, NASF e CAPS; estabelecer as etapas de elaboração de um Projeto Terapêutico Singular. Em cada unidade haverá atividades referentes aos conteúdos.