OBJETIVO GERAL
Este módulo tem como objetivo abordar os conceitos de desenvolvimento de Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEP), bem como especificar suas funcionalidades de registro, evolução clínica e prescrição e detalhar características dos sistemas de apoio à decisão clínica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
- Contextualizar o PEP dentro do Sistema de Informação à Saúde (SIS);
- Comparar características de um sistema de prontuários tradicional com o eletrônico;
- Conhecer o histórico e desenvolvimento dos sistemas de registro, evolução e prescrição;
- Conhecer e identificar algumas das aplicabilidades dos sistemas de apoio à decisão clínica (SADC);
- Identificar a integração dos sistemas entre os mais diversos níveis de atenção.
UNIDADE 1 – CONHECENDO PRONTUÁRIOS MÉDICOS NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Aula 1 – O que é um Sistema de Informação em Saúde?
Aula 2 – Conhecendo o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
Aula 3 – Funcionalidades integradas ao PEP: Evolução clínica e prescrição
Aula 4 – Integração dentro dos sistemas
UNIDADE 2 – SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO CLÍNICA (SADC)
Aula 1 – SADC: conceitos e características gerais
Aula 2 – SADC integrado aos sistemas de registro (PEP), evolução e prescrição
Aula 3 – SADC no apoio à gestão do Sistema de Saúde
UNIDADE 3 – INTEGRANDO FUNCIONALIDADES: EXEMPLOS FUNCIONAIS
Aula 1 – Visualização de sistemas atuais (Sistemas para uso no SUS)
Aula 2 – Visualização de sistemas atuais – 2 (Sistemas para uso comercial)a
METODOLOGIA
A metodologia utilizada durante o módulo contemplará:
- Leitura do material didático conforme cronograma apresentado;
- Aprofundamento do tema a partir das referências bibliográficas propostas no material
- Realização de atividades de fixação e/ou avaliação;
- Pequenas “situações problema” e questões reflexivas.
RECURSOS
Os conteúdos propostos serão desenvolvidos com recursos didáticos tais como:
- Vídeos;
- Infográficos;
- Imagens;
- Animações;
- Esquemas;
- Tutoriais.
AVALIAÇÃO
As avaliações serão feitas de forma somativa, ao final de cada unidade. Para tanto, serão empregados fichamentos e questionários de múltipla escolha. Ao final do módulo a nota do aluno será dividida da seguinte forma:
- Unidade 1: 40%
- Unidade 2: 40%
- Unidade 3: 20%
Nesse módulo serão abordados conceitos teóricos e práticos sobre registros de informações clínicas. O foco principal serão os requisitos para a estruturação de um prontuário eletrônico do paciente (PEP), baseado nas diretrizes mais atuais da SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde) em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina), que produzem documentos técnicos normatizando os programas utilizados no país, emitindo certificados após auditoria criteriosa, com o objetivo de compatibilizá-los com o SUS, reforçando assim conceitos de interoperabilidade e compatibilidade entre diversos sistemas, tanto para uso ambulatorial quanto hospitalar. Além disso, serão abordados os conceitos que envolvem a integração com mecanismos de apoio à decisão clínica, tanto para o ambiente ambulatorial, quanto hospitalar.
Objetivos
Objetivo Geral: Discutir a importância do Programa Telessaúde Brasil Redes na promoção da saúde e da Atenção Básica, além de orientar a atuação de teleconsultores e telerreguladores.
Objetivos específicos:
- Identificar os principais conceitos que permeiam o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes e demonstrar a sua importância na promoção da saúde e da Atenção Básica.
- Detalhar o processo de solicitação de uma teleconsultoria.
- Compreender todo o protocolo de Telerregulação e auditoria
- Entender como são montadas as respostas para as teleconsultorias.
Apresentação
Telessaúde
Teleconsultoria
Telerregulação
Resposta de uma teleconsultoria
METODOLOGIA: O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir as videoaulas, ler os textos complementares da biblioteca, assistir os vídeos da multimídia e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
RECURSOS UTILIZADOS: Serão utilizados os seguintes recursos: videoaulas, textos complementares, vídeos da multimídia.
AVALIAÇÃO: A avaliação do módulo está estruturada como autoavaliação da aprendizagem, ocorrendo de forma contínua e processual. Desta forma, é disponibilizado ao aluno questionário ao final de cada unidade de estudo. Os questionários abordam questões que perpassam todo o conteúdo estudado na unidade, sendo ao aluno permitido refazer a avaliação da unidade quantas vezes achar necessário
O curso aborda conteúdos voltados ao Programa Telessaúde Brasil Redes. O conteúdo das aulas gira em torno do Programa Telessaúde Brasil Redes; do detalhamento do processo de solicitação de uma teleconsultoria; do protocolo de telerregulação e auditoria; da orientação à produção de respostas às solicitações de teleconsultorias.
Objetivo geral: Conceituar a terminologia e os princípios de dados, sua modelagem, ferramentas e bases de dados de saúde.
Objetivo específico: Descrever os principais conceitos de dados, assim como conceitos para sua modelagem e manipulação, importantes fontes de acesso e consulta de dados relacionados à saúde, visando à construção da capacidade de utilização desses conhecimentos no ambiente de trabalho.
UNIDADE I - Introdução
UNIDADE II - Conceitos e Tecnologias para modelagem e manipulação dos dados.
UNIDADE III - Ferramentas para análise e manipulação de dados
Unidade IV - Indicadores e Bases de Dados Bibliográficos
METODOLOGIA
A metodologia utilizada em cada aula será através da abordagem de elementos teóricos e sua respectiva contextualização, necessária para a apresentação dos conceitos, além de exemplos relacionados a eles. Em alguns pontos do texto, pode ser encontrado o recurso “Saiba mais”, em que o cursista pode estudar em mais detalhes o tema e expandir o conhecimento do que está sendo abordado. O cursista encontrará também glossários durante todo o texto. Visando também facilitar a compreensão do conteúdo, são utilizados recursos didáticos como vídeos, animações e gráficos. Ao final do módulo, teremos uma autoavaliação.
RECURSOS
Exemplos de aplicações, textos complementares, infográficos, animações, desenhos e vídeos, além de atividades de avaliação.
AVALIAÇÃO
Os instrumentos de avaliação serão utilizados como ferramentas pedagógicas responsáveis pela avaliação da aprendizagem ampla, na qual se incentiva a compreensão e a exploração dos conceitos e o estabelecimento de sinergias entre as suas relações multidisciplinares. Serão utilizadas questões relacionadas com os principais elementos dos conceitos apresentados e suas relações com o contexto dos mesmos.
Conceito de dados, tipos de dados e sua utilização; Conceitos e tecnologias para modelagem e manipulação dos dados; Transformações de dados, suas formas e aplicações; Ferramentas para análise e manipulação de dados; Indicadores e bases de dados bibliográficos.
OBJETIVO GERAL
Conceituar a terminologia e os princípios de funcionamento dos sistemas de instrumentação médica.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Conhecer os componentes utilizados nos sistemas de aquisição de sinais biológicos (sensores, transdutores, eletrodos, filtros, amplificadores, conversores etc.).
• Compreender os métodos de aquisição, as técnicas de processamento e diferenciar a análise das grandezas fisiológicas da análise dos sinais biológicos.
• Discutir noções básicas de processos aleatórios, ruído e filtragem.
• Desenvolver a capacidade de explorar os conhecimentos e as habilidades adquiridas no campo tecnológico para buscar por soluções inovadoras para os problemas do cotidiano, complexos e de natureza multidisciplinar, por meio do trabalho em equipe, mantendo uma postura ativa na equipe, promovendo o reconhecimento da liderança e a apoiando com o cumprimento do seu trabalho com elevado nível de compromisso, atenção e responsabilidade.
• Desenvolver a aptidão necessária para atuar dentro do seu ambiente de trabalho com o mesmo profissionalismo e competência exigidos pelos desafios e obrigações da atividade profissional, observando-se os princípios de ética e humanismo.
UNIDADE I - Os sinais biológicos
AULA 1: Introdução
AULA 2: O que é um sinal biológico?
UNIDADE II - Aquisição de sinais biológicos
AULA 1: Introdução
AULA 2: O papel do transdutor no sistema de aquisição
AULA 3: Conversão analógica/digital
UNIDADE III - Processamento de sinais biológicos
AULA 1: Introdução
AULA 2: Tipos de processamento
AULA 3: Série de Fourier de Tempo Discreto
UNIDADE IV - Análise de sinais biológicos
AULA 1: Introdução
AULA 2: Arquitetura dos sistemas de instrumentação médica
METODOLOGIA
A metodologia utilizada em cada aula oferecerá um suporte conceitual formado pelos elementos (teóricos e práticos) necessários à apresentação dos conceitos novos, próprios da aula. Esses elementos serão adequadamente entrelaçados à vivência dos participantes, de modo a despertar os sentidos e aumentar o estado de atenção dos estudantes, favorecendo o contato com os conceitos que serão apresentados. Na apresentação dos conceitos novos, são incluídas discussões, indagações e exemplos, de maneira a estabelecer o escopo de validade e de particularidade de cada conceito (exploração das ideias). O realce dos pontos mais complexos e importantes será eleito como meta particular em cada aula, podendo ser tratado com maior detalhe, graças à ajuda de recursos didáticos, como vídeos, animações e infográficos, tudo isso com o intuito de facilitar a construção do conhecimento por parte dos estudantes. No final de cada unidade, teremos uma autoavaliação. Com isso, espera-se que as lacunas e deficiências percebidas e diagnosticadas sejam preenchidas e superadas rapidamente. O módulo foi organizado e desenvolvido para motivar a curiosidade pelo tema. RECURSOS Módulo com texto resumido, textos complementares, infográficos, animações, desenhos e vídeos (internos, produzidos pela SEDIS, e externos, com links para o YouTube), além de atividades de avaliação.
AVALIAÇÃO
Neste módulo, os instrumentos de avaliação serão utilizados como ferramentas pedagógicas responsáveis pela avaliação da aprendizagem ampla, na qual se incentiva a compreensão e a exploração dos conceitos e o estabelecimento de sinergias entre as suas relações multidisciplinares. Dessa forma, durante as avaliações serão incentivadas atividades que explorem conceitos e fundamentos por meio de suas aplicações práticas. Certamente, essas questões incentivarão a autoavaliação dos participantes. A sequência das atividades de avaliação respeita a formação incremental estabelecida pelo conteúdo programático.
Conceito de sinal. Sinal de tempo contínuo e sinal de tempo discreto. Definição de sinal biológico. Tipos de sinais. Estímulos e grandezas fisiológicas. Aquisição de sinais biológicos. Diagrama de blocos de um sistema de aquisição de sinais biológicos. Princípios de funcionamento dos sensores. Transdutores e eletrodos. Métodos e características das medições e necessidades de um condicionamento de sinal. Filtragem analógica. Filtros e amplificação de sinais. Conversão analógica/digital (CAD). Amostragem. Quantização. Processamento de sinais biológicos. Etapas de um sistema de processamento digital de sinais biológicos. Filtragem digital. Realce de parâmetros e informações. Análise de sinais biológicos. Extração de características. Reconhecimento e classificação de padrões. Exemplo de um sistema computacional de auxílio ao diagnóstico médico de patologias raras com sintomas em comum baseados na inferência probabilística em redes bayesianas.
OBJETIVO GERAL DO MÓDULO
Orientar o estudante matriculado em Introdução ao Projeto II na construção de metodologias de coletas de dados e na análise destes, bem como na construção de um texto para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO MÓDULO
-
Apresentar as estruturas do trabalho de conclusão de curso.
-
Elucidar as metodologias de pesquisa, em especial, estudo de caso.
-
Estudar as formas de apresentação dos dados de uma pesquisa.
-
Auxiliar na organização dos resultados.
UNIDADE 1 - O QUE É UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO?
UNIDADE 2 - COMO PESQUISAR: A CONSTRUÇÃO DE PERCURSOS METODOLÓGICOS
UNIDADE 3 - MODELO DE PROJETO - ESTRUTURA GERAL
METODOLOGIA
O curso é oferecido na modalidade de educação a distância, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso. Os conteúdos serão trabalhados a partir de uma abordagem participativa, estimulando o aprendizado significativo, reflexivo e articulando a teoria com a prática. A metodologia a ser empregada durante a disciplina abrangerá:
-
Leitura do material didático de acordo com o cronograma proposto.
-
Consulta às referências bibliográficas indicadas.
-
Participação em fóruns de discussão (participação quantitativa e qualitativa).
-
Participação ativa na realização das atividades.
RECURSOS
Neste módulo, utilizaremos como recursos textos, ilustrações e exercícios de reflexão.
AVALIAÇÃO
As atividades serão disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVASUS). Você ainda terá a oportunidade de escrever boa parte do seu TCC a partir das atividades que surgem ao longo do conteúdo. E ainda, enviar alguma delas para a plataforma das atividades solicitadas, que o ajudarão a compor seu trabalho de conclusão de curso, com a orientação de seu tutor.
O módulo de Introdução ao Projeto II contém os elementos estruturantes que irão compor o TCC – capa, sumário, metodologias para escolha do trabalho (estudo de caso ou projeto de intervenção), coleta e análise de dados, considerações finais e atividades de entrega das partes componentes do TCC para correção.