EIXO II - Processamento de Informações e Informatização em Saúde
Público Alvo: Discentes do Curso de Especialização em Informática em Saúde
Carga horária: 30
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Este módulo tem como objetivo abordar os conceitos de desenvolvimento de Prontuários Eletrônicos do Paciente (PEP), bem como especificar suas funcionalidades de registro, evolução clínica e prescrição e detalhar características dos sistemas de apoio à decisão clínica.

 OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Contextualizar o PEP dentro do Sistema de Informação à Saúde (SIS);
  • Comparar características de um sistema de prontuários tradicional com o eletrônico;
  • Conhecer o histórico e desenvolvimento dos sistemas de registro, evolução e prescrição;
  • Conhecer e identificar algumas das aplicabilidades dos sistemas de apoio à decisão clínica (SADC); 
  • Identificar a integração dos sistemas entre os mais diversos níveis de atenção.
Conteúdo:

UNIDADE 1 – CONHECENDO PRONTUÁRIOS MÉDICOS NOS SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE
Aula 1 – O que é um Sistema de Informação em Saúde?
Aula 2 – Conhecendo o Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)
Aula 3 – Funcionalidades integradas ao PEP: Evolução clínica e prescrição
Aula 4 – Integração dentro dos sistemas

UNIDADE 2 – SISTEMAS DE APOIO À DECISÃO CLÍNICA (SADC)
Aula 1 – SADC: conceitos e características gerais
Aula 2 – SADC integrado aos sistemas de registro (PEP), evolução e prescrição
Aula 3 – SADC no apoio à gestão do Sistema de Saúde

UNIDADE 3 – INTEGRANDO FUNCIONALIDADES: EXEMPLOS FUNCIONAIS
Aula 1 – Visualização de sistemas atuais (Sistemas para uso no SUS)
Aula 2 – Visualização de sistemas atuais – 2 (Sistemas para uso comercial)a

Organização:

METODOLOGIA

A metodologia utilizada durante o módulo contemplará:

  • Leitura do material didático conforme cronograma apresentado;
  • Aprofundamento do tema a partir das referências bibliográficas propostas no material
  • Realização de atividades de fixação e/ou avaliação;
  • Pequenas “situações problema” e questões reflexivas.

RECURSOS

Os conteúdos propostos serão desenvolvidos com recursos didáticos tais como:

  • Vídeos;
  • Infográficos;
  • Imagens;
  • Animações;
  • Esquemas; 
  • Tutoriais.

AVALIAÇÃO

As avaliações serão feitas de forma somativa, ao final de cada unidade. Para tanto, serão empregados fichamentos e questionários de múltipla escolha. Ao final do módulo a nota do aluno será dividida da seguinte forma:

  • Unidade 1: 40%
  • Unidade 2: 40%
  • Unidade 3: 20%
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Nesse módulo serão abordados conceitos teóricos e práticos sobre registros de informações clínicas. O foco principal serão os requisitos para a estruturação de um prontuário eletrônico do paciente (PEP), baseado nas diretrizes mais atuais da SBIS (Sociedade Brasileira de Informática em Saúde) em parceria com o CFM (Conselho Federal de Medicina), que produzem documentos técnicos normatizando os programas utilizados no país, emitindo certificados após auditoria criteriosa, com o objetivo de compatibilizá-los com o SUS, reforçando assim conceitos de interoperabilidade e compatibilidade entre diversos sistemas, tanto para uso ambulatorial quanto hospitalar. Além disso, serão abordados os conceitos que envolvem a integração com mecanismos de apoio à decisão clínica, tanto para o ambiente ambulatorial, quanto hospitalar.

EIXO II - Processamento de Informações e Informatização em Saúde
Público Alvo: Discentes do Curso de Especialização em Informática em Saúde
Carga horária: 30
Objetivos:

Objetivos

Objetivo Geral: Discutir a importância do Programa Telessaúde Brasil Redes na promoção da saúde e da Atenção Básica, além de orientar a atuação de teleconsultores e telerreguladores.

Objetivos específicos:

  • Identificar os principais conceitos que permeiam o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes e demonstrar a sua importância na promoção da saúde e da Atenção Básica.
  • Detalhar o processo de solicitação de uma teleconsultoria.
  • Compreender todo o protocolo de Telerregulação e auditoria
  • Entender como são montadas as respostas para as teleconsultorias.
Conteúdo:

Apresentação

Telessaúde

Teleconsultoria

Telerregulação

Resposta de uma teleconsultoria

Organização:

METODOLOGIA: O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir as videoaulas, ler os textos complementares da biblioteca, assistir os vídeos da multimídia e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.

RECURSOS UTILIZADOS: Serão utilizados os seguintes recursos: videoaulas, textos complementares, vídeos da multimídia.

AVALIAÇÃO: A avaliação do módulo está estruturada como autoavaliação da aprendizagem, ocorrendo de forma contínua e processual. Desta forma, é disponibilizado ao aluno questionário ao final de cada unidade de estudo. Os questionários abordam questões que perpassam todo o conteúdo estudado na unidade, sendo ao aluno permitido refazer a avaliação da unidade quantas vezes achar necessário

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Sim
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O curso aborda conteúdos voltados ao Programa Telessaúde Brasil Redes. O conteúdo das aulas gira em torno do Programa Telessaúde Brasil Redes; do detalhamento do processo de solicitação de uma teleconsultoria; do protocolo de telerregulação e auditoria; da orientação à produção de respostas às solicitações de teleconsultorias.

EIXO II - Processamento de Informações e Informatização em Saúde
Público Alvo: Discentes do Curso de Especialização em Informática em Saúde
Carga horária: 30
Objetivos:

Objetivo geral: Conceituar a terminologia e os princípios de dados, sua modelagem, ferramentas e bases de dados de saúde.

 

Objetivo específico: Descrever os principais conceitos de dados, assim como conceitos para sua modelagem e manipulação, importantes fontes de acesso e consulta de dados relacionados à saúde, visando à construção da capacidade de utilização desses conhecimentos no ambiente de trabalho.

Conteúdo:

UNIDADE I - Introdução

UNIDADE II - Conceitos e Tecnologias para modelagem e manipulação dos dados.

UNIDADE III - Ferramentas para análise e manipulação de dados

Unidade IV - Indicadores e Bases de Dados Bibliográficos

Organização:

METODOLOGIA

A metodologia utilizada em cada aula será através da abordagem de elementos teóricos e sua respectiva contextualização, necessária para a apresentação dos conceitos, além de exemplos relacionados a eles. Em alguns pontos do texto, pode ser encontrado o recurso “Saiba mais”, em que o cursista pode estudar em mais detalhes o tema e expandir o conhecimento do que está sendo abordado. O cursista encontrará também glossários durante todo o texto. Visando também facilitar a compreensão do conteúdo, são utilizados recursos didáticos como vídeos, animações e gráficos. Ao final do módulo, teremos uma autoavaliação.

 

RECURSOS

Exemplos de aplicações, textos complementares, infográficos, animações, desenhos e vídeos, além de atividades de avaliação. 

 

AVALIAÇÃO

Os instrumentos de avaliação serão utilizados como ferramentas pedagógicas responsáveis pela avaliação da aprendizagem ampla, na qual se incentiva a compreensão e a exploração dos conceitos e o estabelecimento de sinergias entre as suas relações multidisciplinares. Serão utilizadas questões relacionadas com os principais elementos dos conceitos apresentados e suas relações com o contexto dos mesmos.

 

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Conceito de dados, tipos de dados e sua utilização; Conceitos e tecnologias para modelagem e manipulação dos dados; Transformações de dados, suas formas e aplicações; Ferramentas para análise e manipulação de dados; Indicadores e bases de dados bibliográficos.

EIXO II - Processamento de Informações e Informatização em Saúde
Público Alvo: Discentes do Curso de Especialização em Informática em Saúde
Carga horária: 30
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Conceituar a terminologia e os princípios de funcionamento dos sistemas de instrumentação médica.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Conhecer os componentes utilizados nos sistemas de aquisição de sinais biológicos (sensores, transdutores, eletrodos, filtros, amplificadores, conversores etc.).

• Compreender os métodos de aquisição, as técnicas de processamento e diferenciar a análise das grandezas fisiológicas da análise dos sinais biológicos.

• Discutir noções básicas de processos aleatórios, ruído e filtragem.

• Desenvolver a capacidade de explorar os conhecimentos e as habilidades adquiridas no campo tecnológico para buscar por soluções inovadoras para os problemas do cotidiano, complexos e de natureza multidisciplinar, por meio do trabalho em equipe, mantendo uma postura ativa na equipe, promovendo o reconhecimento da liderança e a apoiando com o cumprimento do seu trabalho com elevado nível de compromisso, atenção e responsabilidade.

• Desenvolver a aptidão necessária para atuar dentro do seu ambiente de trabalho com o mesmo profissionalismo e competência exigidos pelos desafios e obrigações da atividade profissional, observando-se os princípios de ética e humanismo.

Conteúdo:

UNIDADE I - Os sinais biológicos
AULA 1: Introdução
AULA 2: O que é um sinal biológico?

UNIDADE II - Aquisição de sinais biológicos
AULA 1: Introdução
AULA 2: O papel do transdutor no sistema de aquisição
AULA 3: Conversão analógica/digital

UNIDADE III - Processamento de sinais biológicos
AULA 1: Introdução
AULA 2: Tipos de processamento
AULA 3: Série de Fourier de Tempo Discreto

UNIDADE IV - Análise de sinais biológicos
AULA 1: Introdução
AULA 2: Arquitetura dos sistemas de instrumentação médica

 

Organização:

METODOLOGIA

A metodologia utilizada em cada aula oferecerá um suporte conceitual formado pelos elementos (teóricos e práticos) necessários à apresentação dos conceitos novos, próprios da aula. Esses elementos serão adequadamente entrelaçados à vivência dos participantes, de modo a despertar os sentidos e aumentar o estado de atenção dos estudantes, favorecendo o contato com os conceitos que serão apresentados. Na apresentação dos conceitos novos, são incluídas discussões, indagações e exemplos, de maneira a estabelecer o escopo de validade e de particularidade de cada conceito (exploração das ideias). O realce dos pontos mais complexos e importantes será eleito como meta particular em cada aula, podendo ser tratado com maior detalhe, graças à ajuda de recursos didáticos, como vídeos, animações e infográficos, tudo isso com o intuito de facilitar a construção do conhecimento por parte dos estudantes. No final de cada unidade, teremos uma autoavaliação. Com isso, espera-se que as lacunas e deficiências percebidas e diagnosticadas sejam preenchidas e superadas rapidamente. O módulo foi organizado e desenvolvido para motivar a curiosidade pelo tema. RECURSOS Módulo com texto resumido, textos complementares, infográficos, animações, desenhos e vídeos (internos, produzidos pela SEDIS, e externos, com links para o YouTube), além de atividades de avaliação.

AVALIAÇÃO

Neste módulo, os instrumentos de avaliação serão utilizados como ferramentas pedagógicas responsáveis pela avaliação da aprendizagem ampla, na qual se incentiva a compreensão e a exploração dos conceitos e o estabelecimento de sinergias entre as suas relações multidisciplinares. Dessa forma, durante as avaliações serão incentivadas atividades que explorem conceitos e fundamentos por meio de suas aplicações práticas. Certamente, essas questões incentivarão a autoavaliação dos participantes. A sequência das atividades de avaliação respeita a formação incremental estabelecida pelo conteúdo programático.

 

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Conceito de sinal. Sinal de tempo contínuo e sinal de tempo discreto. Definição de sinal biológico. Tipos de sinais. Estímulos e grandezas fisiológicas. Aquisição de sinais biológicos. Diagrama de blocos de um sistema de aquisição de sinais biológicos. Princípios de funcionamento dos sensores. Transdutores e eletrodos. Métodos e características das medições e necessidades de um condicionamento de sinal. Filtragem analógica. Filtros e amplificação de sinais. Conversão analógica/digital (CAD). Amostragem. Quantização. Processamento de sinais biológicos. Etapas de um sistema de processamento digital de sinais biológicos. Filtragem digital. Realce de parâmetros e informações. Análise de sinais biológicos. Extração de características. Reconhecimento e classificação de padrões. Exemplo de um sistema computacional de auxílio ao diagnóstico médico de patologias raras com sintomas em comum baseados na inferência probabilística em redes bayesianas.

EIXO II - Processamento de Informações e Informatização em Saúde
Público Alvo: Discentes do Curso de Especialização em Informática em Saúde
Carga horária: 15
Objetivos:

OBJETIVO GERAL DO MÓDULO

Orientar o estudante matriculado em Introdução ao Projeto II na construção de metodologias de coletas de dados e na análise destes, bem como na construção de um texto para o desenvolvimento do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS DO MÓDULO

  • Apresentar as estruturas do trabalho de conclusão de curso.

  • Elucidar as metodologias de pesquisa, em especial, estudo de caso.

  • Estudar as formas de apresentação dos dados de uma pesquisa.

  • Auxiliar na organização dos resultados.

Conteúdo:

UNIDADE 1 - O QUE É UM TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO?

UNIDADE 2 - COMO PESQUISAR: A CONSTRUÇÃO DE PERCURSOS METODOLÓGICOS

UNIDADE 3 - MODELO DE PROJETO - ESTRUTURA GERAL

Organização:

METODOLOGIA

O curso é oferecido na modalidade de educação a distância, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso. Os conteúdos serão trabalhados a partir de uma abordagem participativa, estimulando o aprendizado significativo, reflexivo e articulando a teoria com a prática. A metodologia a ser empregada durante a disciplina abrangerá:

  • Leitura do material didático de acordo com o cronograma proposto.

  • Consulta às referências bibliográficas indicadas.

  • Participação em fóruns de discussão (participação quantitativa e qualitativa).

  • Participação ativa na realização das atividades.

RECURSOS

Neste módulo, utilizaremos como recursos textos, ilustrações e exercícios de reflexão.

AVALIAÇÃO

As atividades serão disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVASUS). Você ainda terá a oportunidade de escrever boa parte do seu TCC a partir das atividades que surgem ao longo do conteúdo. E ainda, enviar alguma delas para a plataforma das atividades solicitadas, que o ajudarão a compor seu trabalho de conclusão de curso, com a orientação de seu tutor.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O módulo de Introdução ao Projeto II contém os elementos estruturantes que irão compor o TCC – capa, sumário, metodologias para escolha do trabalho (estudo de caso ou projeto de intervenção), coleta e análise de dados, considerações finais e atividades de entrega das partes componentes do TCC para correção.