Eixo: Fundamentos da Preceptoria
Público Alvo: Preceptores dos hospitais universitários e da atenção básica em saúde.
Carga horária: 30
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

O módulo tem como objetivo geral: discutir a importância da preceptoria no contexto da saúde na comunidade para o fortalecimento da integração ensino-serviço-comunidade.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Refletir sobre o contexto atual dos processos de integração ensino-serviço-comunidade;

  • Problematizar o percurso histórico das políticas de atenção à saúde e de reorientação da formação dos profissionais da saúde e suas implicações para o processo de integração ensino-serviço-comunidade;

  • Discutir a dinâmica da preceptoria para o fortalecimento das ações de integração ensino-serviço-comunidade.
Conteúdo:

UNIDADE 1: COMPREENDENDO A INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
AULA 1: Os desafios atuais da formação em saúde.
AULA 2: A integração ensino-serviço no contexto das políticas de reorientação da formação em saúde.
AULA 3: A integração ensino-serviço como espaço de reconhecimento das especificidades do trabalho em saúde.

UNIDADE 2: A PRECEPTORIA DO CONTEXTO DA SAÚDE NA COMUNIDADE FRENTE AO DESAFIO DE FORTALECIMENTO DA INTEGRAÇÃO ENSINO-SERVIÇO
AULA 1: A atenção básica como espaço privilegiado para a formação em saúde.
AULA 2: A preceptoria do contexto da saúde na comunidade frente ao desafio de fortalecimento da integração ensino-serviço.
AULA 3: O preceptor como interlocutor das necessidades de mudança do trabalho e da formação em saúde.

Organização:

METODOLOGIA

O Módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Sabe o que isso significa? Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas partes, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação.

RECURSOS

O curso adotará diversos recursos para trabalhar com os temas centrais do módulo, dentre eles:

Vídeos;

Animações;

Histórias em Quadrinhos;

Leituras complementares.

AVALIAÇÃO

  • O módulo é autoinstrucional e a avaliação será realizada ao final do módulo por meio de questões que abordem as discussões trabalhadas nas aulas.

  • O sistema de avaliação irá fornecer feedback, de forma que esse processo de avaliação também se configure como parte do processo de aprendizagem dos estudantes.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O módulo traz a discussão da comunidade como espaço privilegiado para a formação de profissionais de saúde mais implicados com as transformações necessárias na vida e saúde das pessoas. Reforça a importância de fortalecer a integração entre universidade, serviços de saúde e comunidade para que todos os envolvidos se fortaleçam num processo de mudança da lógica da formação e do trabalho em saúde. Também reconhece o papel central da comunidade no processo de planejamento, execução e avaliação das ações fundamentais para o trabalho e para a formação em saúde. Nessa perspectiva, o módulo fará um passeio pela história, mostrando as políticas nacionais que contribuíram para o fortalecimento dessa agenda no intuito também de discutir elementos que possam consolidar os princípios fundamentais que devem orientar a integração entre ensino, serviço e comunidade, tendo como horizonte a melhoria da qualidade da atenção à saúde e da formação dos profissionais de saúde.

Eixo: Fundamentos da Preceptoria
Público Alvo: Profissionais de saúde-preceptores.
Carga horária: 30
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Contribuir com a formação do profissional de saúde que pratica ensino em serviço, com informações sobre metodologias para abordagem prática do ensino e da avaliação discente. Ação de projetos de extensão como uma ferramenta para o ensino de habilidades de comunicação e humanização. Metodologias de ensino em ambiente real e em tempo real e em ambiente estruturado para as atividades práticas. A importância da avaliação como instrumento pedagógico de ensino-aprendizagem e sua evolução.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Contextualizar a importância do cenário prático hospitalar e a interação dos saberes em ensino na saúde, e como utilizá-los para o desenvolvimento de habilidades e a construção das competências profissionais, integrando teoria e prática; Elencar algumas metodologias de ensino que podem ser aplicadas nos cenários práticos de aprendizagem; Apresentar as vantagens dos projetos de extensão para o ensino das habilidades de comunicação e humanização; Abordar os benefícios da avaliação discente como instrumento pedagógico de aprendizagem e estimular a avaliação do serviço e do preceptor enfatizando a oportunidade de melhoria do ambiente para o processo de aprendizagem.

Conteúdo:

UNIDADE 1: INTERDISCIPLINARIDADE E INTERPROFISSIONALIDADE PARA A INTEGRALIDADE DO CUIDADO NO HOSPITAL DE ENSINO
AULA 1: Esclarecimentos Conceituais I: o Hospital Escola e a Integralidade do Cuidado.
AULA 2: Esclarecimentos Conceituais II: Interdisciplinariedade, Multiprofissionalidade e a Interprofissionalidade no Hospital Escola.

UNIDADE 2: O ENSINO E AS ATIVIDADES PRÁTICAS NO HOSPITAL ESCOLA.
AULA 1: Os saberes do preceptor para a integração ensino-serviço no Hospital Escola.
AULA 2: Estratégias pedagógicas para ensino em serviço no cenário hospitalar.
AULA 3: Os projetos de extensão e a humanização do cuidado: suas vantagens na aquisição de habilidades no ambiente hospitalar

UNIDADE 3: ENSINO NA PRÁTICA: O TIPO DE ATIVIDADE DIRECIONANDO A METODOLOGIA DO ENSINO
AULA 1: Ensino em ambiente real e em tempo real
AULA 2: Ensino em ambiente estruturado

UNIDADE 4: AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES CLÍNICAS DO ALUNO
AULA 1: A avaliação de atitudes
AULA 2: Avaliação discente em ambiente simulado e em ambiente real.

Organização:

METODOLOGIA

Este módulo é baseado em uma situação problema, utilizando a reflexão, auto-avaliação e estímulo a sua capacidade de leitura no ambiente de hospital de ensino e das atividades inerentes à função de preceptor. O módulo é instrucional com conteúdos introdutórios e um compilado de estudos desta área de conhecimento.

RECURSOS

Vídeo

Animação

Infográfico

Figura

Texto

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Neste momento iremos discutir com você como pode acontecer a preceptoria, ou seja, o ensino em serviço em um hospital escola, a importância deste cenário para a formação e as interações entre a equipe de saúde e os discentes. Formatos pedagógicos/andragógicos que facilitam o processo de ensino-aprendizagem e o desafio da avaliação para uma prática saudável na preceptoria.

Eixo: Fundamentos da Preceptoria
Público Alvo: Profissionais de saúde-preceptores.
Carga horária: 30
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Instrumentalizar a sistematização das atividades de preceptoria desenvolvidas por você por intermédio do Plano de Preceptoria (PP).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  1. Otimizar o processo de trabalho e de ensino/aprendizagem nos cenários práticos.

  2. Buscar o autoconhecimento do profissional de saúde-preceptor, o reconhecimento e a valorização de suas atividades.

  3. Procurar conscientizar institucionalmente e agregar valor a essa atividade de ensino em serviço, tão relevante para a missão dos nossos hospitais escola/universitários.

  4. Promover oportunidades de aprendizagem, como a construção de um plano de educação permanente para os alunos.

Conteúdo:

UNIDADE 1: O PRECEPTOR E SEU PLANO DE PRECEPTORIA
Aula 01: Estratégias governamentais de ensino na saúde e preceptoria
Aula 02: Diagnóstico situacional e planejamento estratégico na preceptoria
Aula 03: Situação-problema para seu plano de preceptoria
Aula 04: Atores sociais do seu plano de preceptoria
Aula 05: Triângulo de governabilidade
Aula 06: Problematização e o plano de preceptoria
Aula 07: Construção do plano de preceptoria

Organização:

METODOLOGIA

A metodologia utilizada será a problematização com situações-problemas vivenciadas por você no processo de ensino-aprendizagem nos cenários práticos. Utilizando a reflexão, o autoconhecimento e estimulando uma análise crítica-reflexiva, por meio de instrumentos que irão favorecer a identificação, a compreensão e a solução de problemas identificados por você na atividade de preceptoria, iremos executar este módulo de acordo com o plano de ação descrito abaixo.

RECURSOS

Textos, figuras, infográfico, quadros.

AVALIAÇÃO

A avaliação deste módulo será diferenciada dos demais, pois será constituída por instrumentos que serão apresentados no decorrer das aulas do módulo. Você deverá preenchê-la de acordo com os comandos relacionados ao seu Plano de Preceptoria.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher