• Descrever de modo sumário a trajetória da construção da cidadania na sociedade ocidental.
• Identificar as responsabilidades do Estado na formulação e na implementação de Políticas Sociais.
• Conhecer a história da política de saúde no Brasil e o processo da Reforma Sanitária.
• Refletir sobre o processo de implantação e implementação do SUS.
• Reconhecer a dinâmica de funcionamento das redes de atenção nas regiões de saúde.
UNIDADE I: Noções básicas sobre o Estado, as Políticas Sociais e a construção da cidadania
AULA 1 – O Estado e a proteção social na sociedade moderna
AULA 2 – As políticas Sociais e a construção da cidadania no Brasil
AULA 3 – A política de saúde na história republicana brasileira, o movimento da reforma sanitária e a instituição do direito à Saúde.
UNIDADE II: A reforma sanitária brasileira e o processo de institucionalização do SUS
AULA 1 – As mudanças na Política de Saúde e a institucionalização do SUS
AULA 2 – A descentralização e a organização do sistema de base municipalista
UNIDADE III: O desafio da regionalização e da efetivação das redes de atenção
AULA 1 – Os modelos de atenção à saúde.
AULA 2 – As redes como perspectiva de integração das ações e serviços
UNIDADE IV: Das políticas públicas às Redes de Atenção à Saúde
AULA 1 – Aprofundando o olhar sobre Redes de Atenção à Saúde no seu território
METODOLOGIA
A aprendizagem requer uma atitude proativa e uma regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e na realização das tarefas propostas. Os conteúdos serão apresentados em textos, vídeos e diagramas e a aprendizagem exige desenvolvimento da capacidade de interpretação, de síntese e de contextualização que serão exercitados em atividades de verificação de conhecimentos.
RECURSOS
Textos, vídeos, sites, músicas.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará ao final de cada unidade, através de questões de múltipla escolha, as quais terão o feedback, com a finalidade de favorecer o aprendizado dos cursistas.
Este módulo aborda a Política e o Sistema de Saúde no Brasil, desde os aspectos históricos, noções elementares sobre a construção da cidadania nas sociedades ocidentais em que se sobressai o papel do Estado moderno, Reforma Sanitária no Brasil e conformação do Sistema Único de Saúde. Você terá a sua disposição um conjunto de recursos que irá apoiá-lo(a) em seu processo de aprendizagem.
Objetivos gerais:
Identificar os principais marcos históricos e legislativos da Atenção Primária à Saúde (APS); a organização e o processo de trabalho das equipes de saúde da família; a apreensão do território no contexto da saúde, além dos principais elementos envolvidos no processo de territorialização no âmbito da Estratégia de Saúde da Família.
Objetivos específicos:
• Definir seus principais preceitos e pressupostos da APS no cenário mundial e no contexto do Sistema único de Saúde (SUS).
• Caracterizar os principais preceitos orientadores para atuação das equipes das cenários da APS/ESF no contexto do SUS.
• Identificar a organização e o processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família.
• Estabelecer o papel da APS na composição de Redes de Atenção à Saúde.
• Conceituar o que é território no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
UNIDADE I: A Atenção Primária em Saúde e a Estratégia de Saúde da Família
UNIDADE II : A Estratégia de Saúde da Família como novo modelo assistencial
Aula 01: Marcos históricos e conceituais da Atenção Primária à Saúde
Aula 01: A proposição de um novo modelo assistencial
Aula 02: A perspectiva da APS no contexto brasileiro
Aula 02: O papel da Atenção Primária à Saúde na composição e na organização da saúde
UNIDADE III: O território na Atenção Primária à Saúde
UNIDADE IV: A Territorialização na Atenção Primária à Saúde
Aula 01: Os múltiplos olhares sobre o espaço
Aula 01: O processo de territorialização
Aula 02: O território no contexto da Saúde
Aula 02: A cartografia como ferramenta de desvelamento do território
Metodologia:
Utilizaremos uma metodologia baseada na problematização partindo da situação problema. Isso requer autonomia para construir sua dinâmica de estudos, sendo indispensável regularidade no acesso e leitura do material disponibilizado no ambiente virtual. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, animações, linha do tempo, entre outros.
Recursos:
Textos, animações, linha do tempo, fórum, entre outros.
Avaliação:
Questionários autoinstrucionais.
O módulo aborda o processo de trabalho na saúde da família, trazendo reflexões acerca do processo de territorialização, vínculo, coordenação do cuidado, população adscrita. Ademais, versa também sobre mapeamento institucional, social, demográfico e epidemiológico.