Integrar os alunos e capacitá-los ao uso das ferramentas pedagógica utilizadas no Curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS - Especializa-AUDSUS. e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), de forma que esteja apto ao iniciar o primeiro módulo do Eixo I, a entender o funcionamento dos ambientes virtuais e utilizá-los proativamente para o seu processo de capacitação e aprendizagem.
Unidade I – O Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS - AVASUS e o curso nacional de especialização em auditoria do SUS
Unidade II – O curso de Especialização no AVASUS
METODOLOGIA:
Os conteúdos são apresentados em textos, vídeos e outros recursos. A aprendizagem exigirá leitura e interpretação do material, aproximação com os vídeos e todos os recursos propostos e apreensão dos objetivos de aprendizagem de cada um para que possa buscá-los autônoma e proativamente.
RECURSOS:
Vídeos, animações, infográficos, textos, dentre outros.
AVALIAÇÃO:
Contemplará questionário autoinstrucional
AVASUS. Projeto Pedagógico do Curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS - Especializa-AUDSUS.; Calendário do curso. Guia do Aluno do Especializa-AUDSUS e Guia do Trabalho de Conclusão de Curso.
OBJETIVO GERAL
Oferecer subsídios para que o aluno conheça os fundamentos básicos da Educação a Distância (EaD).
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Estabelecer os fundamentos conceituais da Educação a Distância.
Avaliar criticamente a Educação a Distância.
Valorizar a mediação tecnológica aplicada aos processos de ensino e aprendizagem.
UNIDADE 1: FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
UNIDADE 2: MÍDIAS DIGITAIS E AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM
METODOLOGIA
O Módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Você sabe o que isso significa? Significa que você encontrará um conteúdo apresentado em pequenas porções, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação. As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. Por meio desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento. Toda a metodologia se apoia na mediação por intermédio das tecnologias de informação e comunicação.
AVALIAÇÃO
Questionário avaliativo.
RECURSOS
Textos; figuras; quadros; infográficos.
Conceito, histórico e modalidades de Educação a Distância. Mídias e ambientes virtuais de aprendizagem mais utilizados na oferta de atividades educacionais com mediação tecnológica. Competências para a formação humana com o apoio das tecnologias de informação e comunicação. Análise crítica da aplicação da mediação tecnológica à Educação em Saúde.
Geral:
Compreender o conceito de governança pública, seus fundamentos e princípios para trazer para a prática da auditoria do SUS o que a gestão dessa área deve realizar para assegurar que suas ações estejam direcionadas para atender os interesses da sociedade.
Específicos:
-
Conhecer o conceito de governança pública; identificar e diferenciar os conceitos de governo, governabilidade e governança;
-
Conhecer os fundamentos e princípios da governança pública; discutir a responsabilização dos agentes públicos sob o enfoque da governança; analisar os mecanismos e estratégias de controle popular na governança pública;
-
Reconhecer o devido cumprimento legal da legislação do SUS a partir do exercício da governança aplicada aos processos de tomadas de decisões;
-
Fortalecer as instâncias colegiadas que atuam no exercício da governança pública no SUS.
OBJETIVOS E METAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS):
ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.
ODS 16.8 - Ampliar e fortalecer a participação brasileira nas instituições de governança global.
Unidade I – Conceitos e Fundamentos da Governança Pública
Unidade II – Responsabilização de agentes públicos e controle popular na governança pública
Metodologia
O módulo é autoinstrucional, via Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de leitura de texto e materiais complementares.
Recursos
Serão utilizados como recursos para aprendizagem um caderno de texto com imagens e sua interface com o Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Avaliação
Ao final do módulo, deverá ser realizada uma avaliação contendo questões de múltipla escolha relacionadas ao conteúdo estudado.
Neste módulo, serão abordadas todas as nuances do processo de governança pública e a sua interface no Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio de uma abordagem propositiva, serão trabalhados o arcabouço legal que rege o processo de governança, seu funcionamento e os aspectos estruturais necessários à sua ampla efetivação. Esses saberes são fundamentais para nortear os processos de tomadas de decisões sob a égide dos princípios e das diretrizes do SUS.