Eixo I - Básico
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 15
Objetivos:

Integrar os alunos e capacitá-los ao uso das ferramentas pedagógica utilizadas no Curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS - Especializa-AUDSUS. e ao Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (AVASUS), de forma que esteja apto ao iniciar o primeiro módulo do Eixo I, a entender o funcionamento dos ambientes virtuais e utilizá-los proativamente para o seu processo de capacitação e aprendizagem.

Conteúdo:

Unidade I – O Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS - AVASUS e o curso nacional de especialização em auditoria do SUS

Unidade II – O curso de Especialização no AVASUS

Organização:

METODOLOGIA:

Os conteúdos são apresentados em textos, vídeos e outros recursos. A aprendizagem exigirá leitura e interpretação do material, aproximação com os vídeos e todos os recursos propostos e apreensão dos objetivos de aprendizagem de cada um para que possa buscá-los autônoma e proativamente.

RECURSOS:

Vídeos, animações, infográficos, textos, dentre outros.

AVALIAÇÃO:

Contemplará questionário autoinstrucional

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Sim
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

AVASUS. Projeto Pedagógico do Curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS - Especializa-AUDSUS.; Calendário do curso. Guia do Aluno do Especializa-AUDSUS e Guia do Trabalho de Conclusão de Curso.

Eixo I - Básico
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 15
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Oferecer subsídios para que o aluno conheça os fundamentos básicos da Educação a Distância (EaD).

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Estabelecer os fundamentos conceituais da Educação a Distância.

Avaliar criticamente a Educação a Distância.

Valorizar a mediação tecnológica aplicada aos processos de ensino e aprendizagem.

Conteúdo:

UNIDADE 1: FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

UNIDADE 2: MÍDIAS DIGITAIS E AMBIENTES VIRTUAIS DE ENSINO E APRENDIZAGEM

Organização:

METODOLOGIA

O Módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Você sabe o que isso significa? Significa que você encontrará um conteúdo apresentado em pequenas porções, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação. As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. Por meio desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento. Toda a metodologia se apoia na mediação por intermédio das tecnologias de informação e comunicação.

AVALIAÇÃO

Questionário avaliativo.

RECURSOS

Textos; figuras; quadros; infográficos.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Sim
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Conceito, histórico e modalidades de Educação a Distância. Mídias e ambientes virtuais de aprendizagem mais utilizados na oferta de atividades educacionais com mediação tecnológica. Competências para a formação humana com o apoio das tecnologias de informação e comunicação. Análise crítica da aplicação da mediação tecnológica à Educação em Saúde.

Eixo I - Básico
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 15
Objetivos:

Geral:

Compreender o conceito de governança pública, seus fundamentos e princípios para trazer para a prática da auditoria do SUS o que a gestão dessa área deve realizar para assegurar que suas ações estejam direcionadas para atender os interesses da sociedade.

Específicos:

  1. Conhecer o conceito de governança pública; identificar e diferenciar os conceitos de governo, governabilidade e governança;

  2. Conhecer os fundamentos e princípios da governança pública; discutir a responsabilização dos agentes públicos sob o enfoque da governança; analisar os mecanismos e estratégias de controle popular na governança pública;

  3. Reconhecer o devido cumprimento legal da legislação do SUS a partir do exercício da governança aplicada aos processos de tomadas de decisões;

  4. Fortalecer as instâncias colegiadas que atuam no exercício da governança pública no SUS.

OBJETIVOS E METAS DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL (ODS):

ODS 16 - Paz, justiça e instituições eficazes: promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

ODS 16.8 - Ampliar e fortalecer a participação brasileira nas instituições de governança global.  

Conteúdo:

Unidade I – Conceitos e Fundamentos da Governança Pública

Unidade II – Responsabilização de agentes públicos e controle popular na governança pública

Organização:

Metodologia

O módulo é autoinstrucional, via Ambiente Virtual de Aprendizagem, por meio de leitura de texto e materiais complementares.

Recursos

Serão utilizados como recursos para aprendizagem um caderno de texto com imagens e sua interface com o Ambiente Virtual de Aprendizagem.

Avaliação

Ao final do módulo, deverá ser realizada uma avaliação contendo questões de múltipla escolha relacionadas ao conteúdo estudado.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Sim
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Neste módulo, serão abordadas todas as nuances do processo de governança pública e a sua interface no Sistema Único de Saúde (SUS). Por meio de uma abordagem propositiva, serão trabalhados o arcabouço legal que rege o processo de governança, seu funcionamento e os aspectos estruturais necessários à sua ampla efetivação. Esses saberes são fundamentais para nortear os processos de tomadas de decisões sob a égide dos princípios e das diretrizes do SUS.