Geral:
Reconhecer a metodologia da auditoria baseada em risco como estratégia prioritária do Sistema Nacional de Auditoria (SNA) do SUS, por essa proporcionar produtos de auditoria revestidos de materialidade e criticidade, que poderão embasar a tomada de decisão da gestão SUS, tendo como horizonte a assistência à saúde de qualidade e em tempo oportuno à população.
Específicos:
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Definir eficiência na Administração Pública;
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Conceituar e aplicar a Gestão de Risco;
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Aplicar os conceitos de risco, risco inerente, residual, de controle, de detecção e de auditoria;
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Aplicar ferramentas da gestão de risco;
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Definir Auditoria do SUS: missão, visão e objetivos;
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Identificar a relação entre eficiência e gestão de risco;
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Identificar a relação entre gestão de risco e auditoria eficiente;
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Aplicar a auditoria baseada em risco em objetos do SUS.
UNIDADE 1: A EFICIÊNCIA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA: O PRINCÍPIO AGREGADO À CONSTITUIÇÃO FEDERAL, DEPOIS DE UMA DÉCADA DA CARTA MAGNA DE 1988, PODE SE BENEFICIAR DA GESTÃO DE RISCO?
UNIDADE 2: QUAIS SÃO OS RISCOS DE UMA AUDITORIA?
UNIDADE 3: A AUDITORIA BASEADA EM RISCO PODE SER EFICIENTE?
UNIDADE 4: GARANTINDO A EFICIÊNCIA DA AUDITORIA BASEADA EM RISCO EM TODAS AS ETAPAS DA AUDITORIA.
Metodologia
O curso é oferecido sob a forma de educação mediada por tecnologia, na modalidade autoinstrucional, a partir de material didático, assim como por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso e por sugestões de leituras complementares.
Recursos
O módulo utilizou recurso de áudio, vídeo, imagem, infográfico, simulação, entrevistas, quadrinhos, questionário e texto.
Avaliação
A avaliação é processual e serão utilizados diferentes modelos avaliativos, como questões de múltipla escolha com quatro alternativas, estas serão compostas de feedback aos cursistas.
A gestão de risco como fio condutor para o planejamento das ações de auditoria do SUS, bem como, do próprio processo de auditar, proporciona eficiência à auditoria interna. Você sabia que o conceito de eficiência passou a constituir os princípios da Administração Pública em 1998? A gestão de risco foi incorporada ao setor público em 2016. No âmbito da Saúde Pública seu marco é 2021 com a Política de Gestão de Risco do Ministério da Saúde. Diante desse cenário, este módulo educacional objetiva proporcionar a você, cursista, o entendimento da conexão entre eficiência e gestão de risco, e instrumentalizá-lo para a prática de auditoria baseada em risco. O que você vai aprender? Você irá estudar os conceitos de risco: inerente, residual, de controle, de detecção e de auditoria. Assim como, conhecer ferramentas da gestão de risco aplicadas à objetos de auditoria, como Matriz de Riscos e Controles e Inventário de Risco. O “spoiler” foi extenso e intenso, espero que você esteja pronto (a) para iniciar seus estudos.
Geral:
Compreender os tipos de auditoria de conformidade (ou regularidade) e de auditoria operacional (ou de desempenho).
Específicos:
a) Explicar o que é auditoria de conformidade;
b) Explicar o que é auditoria operacional;
c) Demonstrar as semelhanças e diferenças entre os dois tipos de auditoria;
d) Identificar na prática como podem ser aplicadas ao contexto do Sistema Nacional de Auditoria (SNA).
UNIDADE 1 – AUDITORIA DE CONFORMIDADE (OU REGULARIDADE)
UNIDADE 2 – AUDITORIA OPERACIONAL (OU DE DESEMPENHO)
Metodologia
As aulas são oferecidas sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediadas por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.
Recursos
Biblioteca, vídeo, imagem, glossário, infográficos, manuais de auditoria interna governamental (DENASUS, TCU, CGU, ISSAI) e o próprio texto.
Avaliação
A avaliação dar-se-á por meio de questões de múltipla escolha com quatro alternativas disponibilizadas ao final de cada unidade do curso.
No módulo "Tipos de Auditoria Governamental", os cursistas serão introduzidos a duas abordagens essenciais no contexto do Sistema Nacional de Auditoria: a auditoria de conformidade (regularidade) e a auditoria operacional (desempenho). O objetivo é aprofundar a compreensão desses tipos de auditoria, ressaltando o papel crucial da auditoria interna na busca por conformidade e aprimoramento nas operações da saúde pública. Ao longo do módulo, os cursistas são orientados a entender a auditoria de conformidade como a avaliação de normas estabelecidas na Administração Pública, enquanto a auditoria operacional visa analisar se as entidades governamentais aderem aos princípios de economicidade, eficiência, eficácia e efetividade, buscando identificar oportunidades de aprimoramento.
Geral:
Conhecer as atividades envolvidas no processo de auditoria e identificar os procedimentos necessários para elaboração de relatórios de auditoria no Sistema Nacional de Auditoria.
Específicos:
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Conhecer os elementos fundamentais envolvidos no processo de planejamento da atividade de auditoria interna, identificando os principais aspectos a serem considerados na seleção e avaliação dos objetos a serem auditados.
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Identificar os elementos essenciais para a formulação de uma Estratégia Global de Auditoria, definição do escopo, objetivos e questões de auditoria.
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Conhecer as etapas e procedimentos envolvidos no Trabalho de Campo da auditoria interna, identificando as melhores práticas para coleta de evidências e informações relevantes.
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Analisar os procedimentos e técnicas utilizados para identificar Achados de Auditoria, compreendendo como reconhecer possíveis irregularidades, lacunas ou oportunidades de melhoria nos processos auditados.
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Identificar e compreender a estrutura e o uso da Matriz de Achados, analisando como documentar e comunicar de forma clara e objetiva os resultados obtidos durante a auditoria interna.
UNIDADE 1 – PROCESSO DE PLANEJAMENTO DA ATIVIDADE DE AUDITORIA INTERNA
UNIDADE 2 – PROCESSO DE EXECUÇÃO DA ATIVIDADE DE AUDITORIA INTERNA (COLETA DE EVIDÊNCIAS)
Metodologia
As aulas são oferecidas sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediadas por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.
Recursos
Biblioteca, vídeo, imagem, glossário, infográficos e os textos instrucionais nos módulos.
Avaliação
A avaliação dar-se-á por meio de questões de múltipla escolha com quatro alternativas disponibilizadas ao final de cada unidade do curso.
No módulo "Fases da Auditoria Interna I”, o participante será introduzido aos elementos essenciais para planejar e executar uma auditoria eficaz. Será possível explorar os principais aspectos a serem considerados na seleção e avaliação dos processos a serem auditados, aprendendo a identificar os elementos essenciais para a formulação de uma Estratégia Global de Auditoria, definição do escopo, objetivos e questões de auditoria. Durante o curso, o aluno será guiado por meio de etapas e procedimentos envolvidos no trabalho de campo da auditoria interna, por meio das quais aprenderão as melhores práticas para coleta de evidências e informações relevantes. Além disso, será capacitado para analisar os procedimentos e técnicas utilizados na identificação dos achados de auditoria, de forma a reconhecer possíveis irregularidades, lacunas ou oportunidades de melhoria nos processos auditados. Por fim, o participante será introduzido à estrutura e ao uso da Matriz de Achados, por meio da qual aprenderá a documentar e comunicar de forma clara e objetiva os resultados obtidos durante a auditoria interna. Ao final do módulo, o aluno estará apto a planejar e executar uma auditoria interna de maneira eficaz e profissional.
UNIDADE 1 – PROCESSO DE EXECUTAR A ATIVIDADE DE AUDITORIA INTERNA (RELATORIA)
UNIDADE 2 – PROCESSO DE MONITORAR AS RECOMENDAÇÕES EMITIDAS PELA AUDITORIA INTERNA
Geral:
Conhecer as atividades envolvidas no processo de auditoria e identificar os procedimentos necessários para a elaboração de relatórios de auditoria no Sistema Nacional de Auditoria.
Específicos:
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Compreender as orientações gerais para a comunicação dos resultados da auditoria, incluindo as melhores práticas para apresentação e disseminação das informações obtidas.
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Elaborar recomendações claras e relevantes, alinhadas com as descobertas da auditoria e orientadas para a melhoria dos processos e controles organizacionais.
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Analisar as manifestações da unidade auditada em resposta às recomendações apresentadas, avaliando sua adequação e contribuição para o processo de melhoria contínua.
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Identificar lições aprendidas ao longo do processo de monitoramento das recomendações, a fim de promover melhorias no processo de auditoria interna e avaliar a capacidade de agregar valor à organização.
Metodologia
As aulas são oferecidas sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediadas por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.
Recursos
Biblioteca, Vídeo, imagem, glossário, infográficos, os textos instrucionais nos módulos.
Avaliação
A avaliação dar-se-á por meio de questões de múltipla escolha com quatro alternativas, disponibilizadas ao final de cada unidade do curso.
No módulo "Fase da Auditoria Interna II", os participantes serão orientados sobre o processo de comunicação dos resultados da auditoria. Eles aprenderão as diretrizes gerais para a comunicação dos resultados, compreenderão a estrutura dos relatórios de auditoria e serão capacitados para formular recomendações relevantes. Além disso, explorarão o ciclo da recomendação, os diferentes tipos de recomendações e como analisar os comentários dos gestores e avaliar a equipe. Posteriormente, serão introduzidos ao processo de monitoramento das recomendações emitidas, aprendendo como acompanhar e avaliar a implementação das recomendações para garantir a eficácia das ações corretivas. Ao final do módulo, os participantes estarão habilitados a comunicar de forma eficaz os resultados da auditoria e monitorar o progresso das recomendações para melhorias contínuas.
Geral:
Identificar os conceitos e conhecer os métodos e estratégias de avaliação das políticas públicas de saúde.
Específicos:
• Compreender o processo de descentralização das políticas de saúde no Brasil.
• Conhecer os métodos e estratégias de avaliação de políticas de saúde.
• Compreender como acontece o processo de auditoria direcionado para verificação da conformidade das políticas de saúde.
UNIDADE 1 - FUNDAMENTOS DE AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS
UNIDADE 2 - AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS “EX ANTE”
UNIDADE 3 - AVALIAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS EX-POST
Metodologia
O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.
Recursos
Imagens, recursos gráficos e o próprio texto.
Avaliação
A avaliação dar-se-á por meio de questões de múltipla escolha com quatro alternativas disponibilizadas ao final do módulo.
A descentralização das políticas públicas de saúde no Brasil. Avaliação de políticas públicas de saúde. A organização do SNA e sua responsabilidade em cada nível de governo. O processo de auditoria direcionado para verificação da conformidade das políticas de saúde, ações das auditorias internas e externas para consolidação das políticas de saúde.
Geral:
Identificar os sistemas de informações em saúde de interesse para a auditoria.
Específicos:
- Conhecer a política nacional de informação e informática em saúde;
- Refletir sobre a relevância dos sistemas de informação para a auditoria do SUS;
- Apresentar os sistemas de informação em saúde (DataSUS, SIM, SINAN, SINASC, SIH, SIA, SI-PNI e CNES e DIGISUS);
- Utilizar os sistemas do DataSUS para coleta de dados;
- Uso do SISAUD no Sistema Nacional de Auditoria.
Unidade 1: A Política Nacional de informação e informática em saúde
Unidade 2: Sistemas de informação em Saúde
Metodologia
O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.
Recursos
Serão utilizados como recursos para aprendizagem: áudios, imagens e o próprio texto.
Avaliação
A avaliação dar-se-á por meio de questões de múltipla escolha com quatro alternativas disponibilizadas ao final do módulo.
No módulo "Sistemas de informação para auditoria no SUS", os cursistas terão acesso a conteúdos que tratam dos conceitos e aplicabilidades dos Sistemas de informações e seus impactos na auditoria no âmbito do SUS. Sob essa perspectiva conhecerão as funcionalidades dos sistemas, suas relações com a auditoria e ainda seus níveis de acesso. Desta forma, esse conhecimento possibilitará o fortalecimento e qualificação das atividades dos auditores, assim como os conduzirá na busca de novas possibilidades para o uso dos sistemas de informação.