- Compreender a diferença entre ciência e senso comum;
- Compreender o que é método científico e organização do trabalho científico.
- Compreender a importância do conhecimento científico;
- Realizar levantamento bibliográfico em fontes de informação científicas.
UNIDADE 1 - O QUE É CIÊNCIA?
UNIDADE 2 – APRENDENDO SOBRE MÉTODOS DE PESQUISA
UNIDADE 3 – FONTES DE INFORMAÇÃO E ELABORAÇÃO DE PROJETOS DE INTERVENÇÃO
Metodologia
Este módulo será oferecido na modalidade de educação mediada por tecnologia, autoinstrucional, sendo desenvolvido em linguagem dialógica, por meio da utilização de vídeos e atividades interativas. Serão realizadas atividades avaliativas para refletir sobre o conteúdo estudado
Recursos
Textos, infográficos, gráficos, tabelas, entre outros.
Avaliação
A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários compostos por questões de múltipla escolha relativas ao conteúdo trabalhado.
O presente módulo surgiu da necessidade de instrumentalizar o apoiador de pesquisa e intervenção do Projeto de Resposta Rápida à Sífilis nas Redes de Atenção em relação ao conteúdo METODOLOGIA DE PESQUISA CIENTÍFICA. Essa questão se fundamenta no fato de a pesquisa constituir um dos eixos do referido projeto, bem como devido esses profissionais serem responsáveis por dar apoio às pesquisas relativas à sífilis desenvolvidas nos territórios de atuação. Embora essa oferta educacional esteja direcionada para a temática da sífilis, qualquer profissional inserido no sistema de saúde brasileiro poderá realizá-lo, considerando a transversalidade do tema pesquisa na prática profissional. Nesse sentido, os objetivos deste módulo são: compreender a importância do conhecimento científico; refletir sobre a contribuição da metodologia científica na abordagem da problemática da sífilis, as descobertas científicas acerca do assunto, bem como a sua relação com a prevenção, controle e tratamento desse agravo; realizar levantamento bibliográfico em fontes de informação científicas; e elaborar um projeto de pesquisa acerca da temática sífilis. Para tanto, apresenta um breve diálogo entre a história da sífilis e o conhecimento em torno dessa doença; e caracteriza os principais tipos de estudos realizados pela comunidade científica em suas investigações.
Instrumentalizar a elaboração de um projeto de intervenção na auditoria do SUS.
UNIDADE I: CONSTRUINDO O PROJETO DE INTERVENÇÃO: Plano de Auditoria.
Aula 01: Diagnóstico, análise situacional e o planejamento estratégico na auditoria.
Aula 02: Situação problema para seu Plano de Auditoria
Aula 03: O PLANO DE AUDITORIA: um projeto de intervenção
METODOLOGIA
A metodologia utilizada será desenvolvida a partir da problematização de situações vivenciadas por você no serviço de auditoria do SUS. Utilizando a reflexão e estimulando uma análise crítica-reflexiva, por meio de instrumentos que irão favorecer a identificação, a compreensão de problemas identificados por você na atividade de auditoria. Você deverá elaborar um projeto de intervenção que enseje a solução de um destes problemas vivenciados em sua prática diária.
RECURSOS
Textos, figuras, infográfico, quadros.
AVALIAÇÃO
A avaliação deste módulo será diferenciada dos demais, pois será constituída pela postagem dos instrumentos propostos na plataforma. Estes instrumentos serão apresentados no decorrer das aulas do módulo.
Este Módulo irá auxiliá-lo na construção do Trabalho de Conclusão do Curso (TCC), o qual terá como produto desta especialização a elaboração, avaliação e aplicação do Plano de Auditoria (PA). Sendo esse indispensável para a conclusão do seu curso Nacional de Especialização em Auditoria do SUS e será avaliado por uma banca examinadora, conforme a Resolução n° 01, de 08 de junho de 2007 <http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/rces001_07.pdf > do Ministério da Educação (MEC), para as pós-graduações lato sensu, na modalidade de ensino à distância.
O seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), ou seja, o seu Plano de Auditoria (PA) será elaborado de acordo com o cenário e o processo de trabalho/ensino em que está inserido. Ele poderá ser construído, aplicado e avaliado de forma multiprofissional e/ou interprofissional. Mas a apresentação do PA à banca examinadora será individual, trazendo, assim, a sua perspectiva como profissional de saúde-auditor sobre o Plano vivenciado.
A elaboração do Plano de Auditoria e sua implementação deverá acontecer ao longo do curso, a partir do Eixo de Metodologia. Neste módulo você conhecerá as etapas necessárias para elaboração de um projeto de intervenção. Esse projeto deve ser elaborado a partir do serviço em que o cursista atua e o seu relato consistirá no TCC, a ser apresentado no final do curso para uma banca examinadora.
Objetivos Geral:
Apresentar em webinário conduzido pelo(a) orientador(a) o projeto de intervenção, elaborado no módulo “Métodos científicos para desenvolvimento de projetos de intervenção”.
Específicos:
a) Elaborar apresentação no formato disponibilizado pelo(a) orientador(a).
b) Apresentar o projeto no webinário.
c) Postar a apresentação em formato PDF na plataforma.
Apresentação do Projeto de Intervenção para os Serviços de Auditoria do SUS.
Projeto de intervenção.