EIXO I - Introdutório
Público Alvo: Discentes do Curso de Especialização em Informática em Saúde
Carga horária: 30
Objetivos:

OBJETIVO GERAL:

Apresentar o sistema de saúde brasileiro, incluindo programas e políticas de saúde pública e seus condicionantes sociopolíticos, históricos e econômicos.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: 

  • Expor as políticas e os programas de saúde pública brasileira.
  • Discutir os papéis desempenhados por instituições e profissionais da área, na produção do planejamento de saúde no Brasil.
  • Compreender o processo de saúde-doença, bem como os serviços de saúde no Brasil.
  • Descrever as Redes de Atenção à Saúde.
Conteúdo:

UNIDADE 1: CONCEITO E HISTÓRIA DA SAÚDE NO BRASIL
Aula 1: O QUE SÃO POLÍTICAS DE SAÚDE?
Aula 2: MOVIMENTO SANITÁRIO BRASILEIRO

UNIDADE 2: SERVIÇOS DE SAÚDE NO BRASIL
Aula 1: PROGRAMAS E AÇÕES DE SAÚDE NO BRASIL
Aula 2: IMPASSES E/OU DIFICULDADES DO SISTEMA DE SAÚDE NO BRASIL.

UNIDADE 3: PROCESSO SAÚDE-DOENÇA
Aula 1: HISTÓRICO
Aula 2: DETERMINANTES E CONDICIONANTES DA SAÚDE

UNIDADE 4: REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE
Aula 1: ATENÇÃO BÁSICA COMO ORDENADORA DO CUIDADO
Aula 2: MATRICIAMENTO EM SAÚDE Aula 3: REDES DE SAÚDE TEMÁTICAS

Organização:

METODOLOGIA:

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso. Os conteúdos serão trabalhados a partir de uma abordagem participativa, estimulando o aprendizado significativo, reflexivo e articulando a teoria com a prática.

  • A metodologia a ser empregada durante a disciplina abrangerá:
  • leitura do material didático de acordo com o cronograma proposto;
  • consulta às referências bibliográficas indicadas;
  • participação em fóruns de discussão (participação quantitativa e qualitativa);
  • participação ativa na realização das atividades.
  • Textos;
  • vídeos;
  • ilustração;
  • histórias em quadrinhos.

AVALIAÇÃO:

As atividades serão disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVASUS) ao fim de cada unidade de estudo.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

As políticas e os programas de saúde pública e seus condicionantes sociopolíticos, históricos e econômicos. Visão crítica dos papéis desempenhados por instituições e profissionais da área na produção do planejamento de saúde no Brasil. Processo saúde- doença e condicionantes, e determinantes sociais em saúde e Redes de Atenção à Saúde.

EIXO I - Introdutório
Público Alvo: Discentes do Curso de Especialização em Informática em Saúde
Carga horária: 30
Objetivos:

OBJETIVO GERAL:

Apresentar e discutir a Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS) e a estrutura dos principais Sistemas de Informação em Saúde (SIS) de abrangência nacional.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

-Discutir a estrutura dos principais Sistemas de Informação em Saúde (SIS), no Brasil, e sua utilização na produção de indicadores.

-Refletir sobre o modo de produção dessas informações e sua importância na organização, da atenção à saúde.

-Discutir o processo de implantação da Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS) no Brasil.

-Utilizar os principais SIS disponíveis para realizar análise de situação de saúde.

Conteúdo:

Unidade 1: Sistemas de Informação em Saúde no Brasil (SIS)
Aula 1: Aspectos estruturais dos sistemas de informação
-Considerações gerais acerca dos sistemas de informação.
-Afinal, o que é um Sistema?
-Você sabe o que é um dado?
-O que é informação?
-Mas, afinal, o que são indicadores de saúde?
Aula 2: Antecedentes históricos dos SIS no Brasil

Unidade 2: Principais Sistemas de Informação em Saúde do Brasil
Aula 1: Sistema de Informação sobre Mortalidade – SIM
-Considerações Gerais sobre o SIM
-A Declaração de Óbito (DO)
-O que é Declaração de Óbito Epidemiológica (DO Epidemiológica)?
-Fluxo da Informação do SIM
Aula 2: Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos – SINASC
-Considerações gerais sobre o SISNAC
-A Declaração de Nascido Vivo (DN)
-O que é a Declaração de Nascido Vivo Epidemiológica (DN Epidemiológica)?
-Fluxo da Informação do SISNAC
Aula 3: Sistema de Informação Hospitalar – SIH
-Considerações gerais sobre o SIH
-Autorização de Internação Hospitalar (AIH)
-Fluxo da Informação do SIH
Aula 4: Sistema de Informações sobre Agravos de Notificação – SINAN
-Considerações Gerais acerca do SINAN
-Ficha de Notificação Individual (FIN)
-Ficha de Investigação Individual (FII)
-Fluxo da Informação do SINAN

Unidade 3: Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS) e Disseminação da Informação
Aula 1: Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS)
-Considerações iniciais
-Propósitos da PNIIS
-Diretrizes da PNIIS
-Processo de construção da PNIIS
-Avanços e desafios para efetivação da PNIIS
Aula 2: Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde – DATASUS
-O que é o DATASUS?
-Como são disponibilizados os dados?
-Quais dados estão disponíveis?
-Como acessar os dados: um enfoque prático
Aula 3: Rede Interagencial de Informações para a Saúde – RIPSA
-Considerações gerais acerca da RIPSA
-Indicadores e dados básicos para a saúde no Brasil

Organização:

METODOLOGIA

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso. Os conteúdos serão trabalhados a partir de uma abordagem participativa, estimulando o aprendizado significativo, reflexivo e articulando a teoria com a prática.

AVALIAÇÃO

Ao final de cada unidade, será realizada uma atividade com questionário autoavaliativo com questões objetivas relacionadas ao conteúdo trabalhado.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Sistemas de Informação em Saúde: contexto histórico, aspectos conceituais e estruturais. Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), Sistema de Informação sobre Nascidos Vivos (SINASC), Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) e Sistema de Informação Hospitalar (SIH). Política Nacional de Informação e Informática em Saúde (PNIIS) no Brasil. Produção, utilização e disseminação da informação.

EIXO I - Introdutório
Público Alvo: Discentes do Curso de Especialização em Informática em Saúde
Carga horária: 30
Objetivos:
  • Conhecer a história e a relevância da computação para a sociedade.

  • Conhecer os principais componentes de hardware de um computador eletrônico.

  • Conhecer os fundamentos do software, sistemas operacionais e da Engenharia de Software.

  • Compreender o funcionamento das redes de computadores e da Internet.

Conteúdo:

UNIDADE 1: INTRODUÇÃO À COMPUTAÇÃO
Aula 1 – Dados, informações e conhecimentos: a base da tecnologia atual
Aula 2 – Conhecendo a história da computação
Aula 3 – Quem cuida da informática?

UNIDADE 2: VISÃO GERAL SOBRE HARDWARE
Aula 1 – A computação e sua linguagem
Aula 2 – O computador e seus componentes
Aula 3 – As memórias
Aula 4 – Como conectar meu computador e o mundo exterior? Dispositivos de entrada e saída

UNIDADE 3: VISÃO BÁSICA SOBRE SOFTWARE E ENGENHARIA DE SOFTWARE
Aula 1 – O software
Aula 2 – Redes de computadores e a Internet
Aula 3 – Sistemas de Informação em Saúde
Aula 4 – Prontuários eletrônicos

Organização:

METODOLOGIA

Serão realizadas adaptações da metodologia ativa de ensino, a partir de situações- problema, aulas dialógicas e questionamentos que levem o aluno a refletir. O aluno será orientado à realização de leituras do material didático e de referências bibliográficas indicadas.

AVALIAÇÃO

As atividades serão disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVASUS) ao fim de cada unidade de estudo.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

História da computação e sua importância para a sociedade. Diferença entre Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação. Componentes de hardware de um computador. Arquitetura de computadores. Fundamentos do software. Sistemas operacionais. Engenharia de Software. Redes de computadores e Internet.

EIXO I - Introdutório
Público Alvo: Discentes do Curso de Especialização em Informática em Saúde
Carga horária: 30
Objetivos:

- Apresentar conceitos básicos de segurança e proteção da informação em sistemas de informática.

- Apresentar os princípios básicos de privacidade e ética na área da saúde quando se trata de informações digitais.

- Apresentar a melhor conduta para evitar perda de informação e manter a privacidade e a ética na área de saúde utilizando sistemas informatizados.

Conteúdo:

UNIDADE I – SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO
AULA 01 – Introdução à segurança da informação
AULA 02 – Conceitos básicos
AULA 03 – Ameaças e vulnerabilidades

UNIDADE II – PRINCÍPIOS DA SEGURANÇA E PROTEÇÃO DA INFORMAÇÃO
AULA 01 – Princípios básicos da segurança de informação
AULA 02 – Mecanismos de segurança
AULA 03 – Criptografia

UNIDADE III – PRIVACIDADE DE INFORMAÇÃO E ÉTICA PROFISSIONAL
AULA 01 – Privacidade X segurança da informação
AULA 02 – Privacidade da informação na saúde
AULA 03 – Ética e privacidade na saúde

UNIDADE IV – SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E E-SAÚDE
AULA 01 – Informatização do sistema de saúde
AULA 02 – e-Saúde

Organização:

METODOLOGIA

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso. Os conteúdos serão trabalhados a partir de uma abordagem participativa, estimulando o aprendizado significativo, reflexivo e articulando a teoria com a prática.

AVALIAÇÃO

Ao final de cada unidade, será realizada uma atividade com questionário autoavaliativo com questões objetivas relacionadas ao conteúdo trabalhado.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Conceitos básicos de segurança da informação.

Princípios da segurança e proteção da informação.

Ferramentas de segurança da informação.

Criptografia.

Privacidade da informação e ética na saúde.

Segurança e ética no E-Saúde e no prontuário eletrônico.

EIXO I - Introdutório
Público Alvo: Discentes do Curso de Especialização em Informática em Saúde
Carga horária: 15
Objetivos:

O orientar o estudante no início do projeto de pesquisa, desde a escolha do tema/título até como elaborar a introdução a partir da consulta bibliográfica de acordo com as normas ABNT e, ao final, apresentar as metodologias de pesquisa do tipo estudo de caso e pesquisa-ação.

Conteúdo:

UNIDADE I – INTRODUÇÃO À METODOLOGIA CIENTÍFICA
AULA 01 – Aspectos sobre conceitos de ciência e pesquisa
AULA 02 – Metodologia do Trabalho Científico - Fundamentos

UNIDADE II – ELABORAÇÃO DA INTRODUÇÃO
AULA 01 – Como elaborar a Introdução
AULA 02 – Como referenciar segundo as normas ABNT
AULA 03 – Conhecendo as metodologias
AULA 04 – Cronogramas

Organização:

METODOLOGIA

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso. Os conteúdos serão trabalhados a partir de uma abordagem participativa, estimulando o aprendizado significativo, reflexivo e articulando a teoria com a prática.

A metodologia a ser empregada durante a disciplina abrangerá:

• leitura do material didático de acordo com o cronograma proposto;

• consulta às referências bibliográficas indicadas;

• participação em fóruns de discussão (participação quantitativa e qualitativa);

• participação ativa na realização das atividades.

• Textos;

• vídeos;

• ilustrações;

• histórias em quadrinhos.

AVALIAÇÃO

As atividades serão disponibilizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVASUS).

 

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Introdução à história e aos aspectos fundamentais sobre Ciência e Método. Fundamentos sobre a metodologia do trabalho científico. Conhecimento das metodologias: estudo de caso e pesquisa-ação. Forma de elaboração da introdução segundo as normas ABNT. Modos de montar o cronograma de trabalho. Orientações a seguir.