• Descrever de modo sumário a trajetória da construção da cidadania na sociedade ocidental.
• Identificar as responsabilidades do Estado na formulação e na implementação de Políticas Sociais.
• Conhecer a história da política de saúde no Brasil e o processo da Reforma Sanitária.
• Refletir sobre o processo de implantação e implementação do SUS.
• Reconhecer a dinâmica de funcionamento das redes de atenção nas regiões de saúde.
UNIDADE I: Noções básicas sobre o Estado, as Políticas Sociais e a construção da cidadania
AULA 1 – O Estado e a proteção social na sociedade moderna
AULA 2 – As políticas Sociais e a construção da cidadania no Brasil
AULA 3 – A política de saúde na história republicana brasileira, o movimento da reforma sanitária e a instituição do direito à Saúde.
UNIDADE II: A reforma sanitária brasileira e o processo de institucionalização do SUS
AULA 1 – As mudanças na Política de Saúde e a institucionalização do SUS
AULA 2 – A descentralização e a organização do sistema de base municipalista
UNIDADE III: O desafio da regionalização e da efetivação das redes de atenção
AULA 1 – Os modelos de atenção à saúde.
AULA 2 – As redes como perspectiva de integração das ações e serviços
UNIDADE IV: Das políticas públicas às Redes de Atenção à Saúde
AULA 1 – Aprofundando o olhar sobre Redes de Atenção à Saúde no seu território
METODOLOGIA
A aprendizagem requer uma atitude proativa e uma regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e na realização das tarefas propostas. Os conteúdos serão apresentados em textos, vídeos e diagramas e a aprendizagem exige desenvolvimento da capacidade de interpretação, de síntese e de contextualização que serão exercitados em atividades de verificação de conhecimentos.
RECURSOS
Textos, vídeos, sites, músicas.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará ao final de cada unidade, através de questões de múltipla escolha, as quais terão o feedback, com a finalidade de favorecer o aprendizado dos cursistas.
Este módulo aborda a Política e o Sistema de Saúde no Brasil, desde os aspectos históricos, noções elementares sobre a construção da cidadania nas sociedades ocidentais em que se sobressai o papel do Estado moderno, Reforma Sanitária no Brasil e conformação do Sistema Único de Saúde. Você terá a sua disposição um conjunto de recursos que irá apoiá-lo(a) em seu processo de aprendizagem.
Objetivos gerais:
Identificar os principais marcos históricos e legislativos da Atenção Primária à Saúde (APS); a organização e o processo de trabalho das equipes de saúde da família; a apreensão do território no contexto da saúde, além dos principais elementos envolvidos no processo de territorialização no âmbito da Estratégia de Saúde da Família.
Objetivos específicos:
• Definir seus principais preceitos e pressupostos da APS no cenário mundial e no contexto do Sistema único de Saúde (SUS).
• Caracterizar os principais preceitos orientadores para atuação das equipes das cenários da APS/ESF no contexto do SUS.
• Identificar a organização e o processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família.
• Estabelecer o papel da APS na composição de Redes de Atenção à Saúde.
• Conceituar o que é território no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF).
UNIDADE I: A Atenção Primária em Saúde e a Estratégia de Saúde da Família
UNIDADE II : A Estratégia de Saúde da Família como novo modelo assistencial
Aula 01: Marcos históricos e conceituais da Atenção Primária à Saúde
Aula 01: A proposição de um novo modelo assistencial
Aula 02: A perspectiva da APS no contexto brasileiro
Aula 02: O papel da Atenção Primária à Saúde na composição e na organização da saúde
UNIDADE III: O território na Atenção Primária à Saúde
UNIDADE IV: A Territorialização na Atenção Primária à Saúde
Aula 01: Os múltiplos olhares sobre o espaço
Aula 01: O processo de territorialização
Aula 02: O território no contexto da Saúde
Aula 02: A cartografia como ferramenta de desvelamento do território
Metodologia:
Utilizaremos uma metodologia baseada na problematização partindo da situação problema. Isso requer autonomia para construir sua dinâmica de estudos, sendo indispensável regularidade no acesso e leitura do material disponibilizado no ambiente virtual. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, animações, linha do tempo, entre outros.
Recursos:
Textos, animações, linha do tempo, fórum, entre outros.
Avaliação:
Questionários autoinstrucionais.
O módulo aborda o processo de trabalho na saúde da família, trazendo reflexões acerca do processo de territorialização, vínculo, coordenação do cuidado, população adscrita. Ademais, versa também sobre mapeamento institucional, social, demográfico e epidemiológico.
- Realizar visita on-line aos espaços que compõem uma Unidade de Saúde.
- Distinguir a Unidade de Saúde na estrutura organizativa do SUS.
- Classificar a Unidade de Saúde de acordo com a tipologia.
- Descrever os princípios organizativos para um bom funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS).
- Definir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e suas etapas.
- Identificar os indicadores de avaliação e monitoramento na UBS.
UNIDADE I: A UNIDADE DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
AULA 1 – Conhecendo a Unidade de Saúde no âmbito da Rede de Atenção
AULA 2 – Fundamentos (parâmetros) a serem utilizados para tipificar a Unidade de Saúde
UNIDADE II: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE DE SAÚDE
AULA 1 – Estrutura física e ambiência da Unidade de Saúde
AULA 2 – Dimensão e serviços da Unidade de Saúde para uma localidade
UNIDADE III: MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE
AULA 1 – Atribuições da equipe e Grupos prioritários
AULA 2 – Parâmetros para Melhoria do Acesso e da Qualidade na AB
UNIDADE IV: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PERMANENTE NA UNIDADE DE SAÚDE
AULA 1 – Autoavaliação e Avaliação Externa da Unidade de Saúde
AULA 2 – Indicadores de Monitoramento e Desempenho na Unidade de Saúde
EMENTA:
A Unidade de Saúde na Estrutura Organizativa do SUS. Tipos de Unidades de Saúde e sua classificação. Tipologia e ambiência nos espaços da Unidade de Saúde. Organização e funcionamento das Unidades de Saúde. Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica. Indicadores de Avaliação de desempenho na Unidade de Saúde. Padronização de Normas e Rotinas na Unidade de Saúde.
METODOLOGIA
Serão utilizadas aulas dialogais fundadas na proposta pedagógica de ensino ativo, segundo a qual, o aluno deverá ser continuamente questionado e levado a buscar o conhecimento, construindo autonomamente sua compreensão do conteúdo.
RECURSOS
Os conteúdos serão apresentados a partir da utilização de variados recursos interativos e dispositivos pedagógicos, característicos da modalidade de Educação a Distância – EaD, visando uma aprendizagem significativa. Para isso, utilizaremos: videoaula; visita on-line pelos espaços da Unidade de Saúde; encenação textual; checklist; atividades lúdicas interativas.
AVALIAÇÃO
Questionários autoinstrucionais.
O módulo Observação na Unidade de Saúde é mais um momento pedagógico sequencial de conhecimento progressivo de educação permanente do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família – PEPSUS, no qual será apresentada ao aluno a Unidade de Saúde, inserida na estrutura organizativa do Sistema Único de Saúde (SUS), resgatando alguns pressupostos do módulo APS, ESF e Territorialização. Será a possibilidade de o aluno conhecer a Unidade de Saúde, enquanto ponto de Atenção na Rede de Serviços, apoderando-se de informações sobre sua organização e seu funcionamento, baseado em critérios que visam à melhoria do acesso e qualidade. O módulo tem carga horária de 30 horas e será desenvolvido em 4 (quatro) unidades. Cada unidade terá 8 horas de atividades, tendo ao seu final uma avaliação.
Orientar os alunos do Curso de Especialização em Saúde da Família do PEPSUS sobre o caminho a ser percorrido para a construção do TCC.
Unidade I – IDENTIFICANDO A NECESSIDADE A PARTIR DOS PROBLEMAS
Aula 1: Planejando Estratégias a partir do EIXO I do PEPSUS
Aula 2: Elencando as prioridades para o EIXO II do PEPSUS
Unidade II – CONSTRUINDO O TCC DO PEPSUS
Aula 1: A microintervenção e o relato de experiência
Aula 2: O TCC e o Seminário de Apresentação do TCC
METODOLOGIA:
Os conteúdos serão apresentados em textos. A aprendizagem exigirá leitura e interpretação do material, aproximação com todos os recursos propostos e apreensão dos objetivos de aprendizagem de forma autônoma.
RECURSOS:
Infográficos, textos, dentre outros.
AVALIAÇÃO:
Serão realizadas três tarefas avaliativas:
Tarefa 1: Responder o AMAQ com a equipe e alimentar as respostas no sistema
Tarefa 2: Elencar as necessidades de microintervenções na Unidade de Saúde e justificar a escolha.
Tarefa 3: Escrever a Introdução do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).
O Módulo visa descrever o caminho a ser percorrido pelos alunos do Curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família (PEPSUS) para a construção do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).