Eixo: Metodologias Ativas
Público Alvo: Profissionais de saúde que atuam nos hospitais universitários. Profissionais da Rede Hospitalar EBSERH e da Rede de Saúde da Atenção Primária, Secundária e Terciária.
Carga horária: 15
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Introduzir, nas práticas dos preceptores, as metodologias ativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Apresentar as vantagens das metodologias ativas na preceptoria.

Destacar a importância das metodologias ativas na avaliação da preceptoria.

Apoiar o desenvolvimento de capacidade pedagógica na preceptoria.

Conteúdo:

UNIDADE 1: VAMOS CONHECER AS METODOLOGIAS ATIVAS?
AULA 1: O surgimento das Metodologias Ativas
AULA 2: Processos de ensino e aprendizagem da educação em saúde com foco nas Metodologias Ativas

UNIDADE 2: POR QUE UTILIZAR METODOLOGIAS ATIVAS NA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PRECEPTOR?
AULA 1: As Metodologias Ativas na Educação em Saúde
AULA 2: Formação pedagógica para Preceptoria e Metodologias Ativas

Organização:

METODOLOGIA

A metodologia proposta para esta primeira aula é interativa auto instrutivo, com uso da mediação pedagógica por meio de recursos tecnológicos instrucionais.

RECURSOS

Imagem, gráfico e questionário.

Filtro Temático: Ensino na Saúde
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Este módulo é dividido em duas unidades. Na Unidade 1, abordamos a evolução histórica das correntes pedagógicas e o surgimento das metodologias ativas, conceito e principais características dessas metodologias. Ainda nessa fase do nosso estudo demonstramos os processos de aprendizagem da educação em saúde com foco nas metodologias ativas. Na Unidade II, apresentamos as principais metodologias ativas de ensino e aprendizagem utilizadas na formação de profissionais de saúde, além de discutirmos as vantagens do uso dessas metodologias na formação pedagógica do preceptor. A importância do sistema de avaliação com enfoque formativo e somativo, trabalhando com o feedback imediato ao desempenho do residente.

Eixo: Metodologias Ativas
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 30
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Aprender sobre a ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas e suas aplicações na Educação em Saúde.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

Conhecer os aspectos mais significativos da ABP – Aprendizagem Baseada em Problemas.

Compreender a importância da ABP para a Educação em Saúde.

Analisar as etapas da ABP e a utilização da mediação tecnológica nela.

Avaliar as possibilidades de aplicação da ABP na prática profissional do preceptor.

Criar alternativas de inclusão da ABP na prática preceptorial.

Conteúdo:

UNIDADE 1: O QUE É APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS? ASPECTOS GERAIS DA METODOLOGIA
AULA 1: Como aprender por meio da solução de problemas?

AULA 2: Como utilizar a Aprendizagem Baseada em Problemas?

UNIDADE 2: APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS, AS BASES TEÓRICAS E O USO DE MEDIAÇÃO TECNOLÓGICA

AULA 1: Bases teóricas da Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP)

AULA 2: A inserção da mediação tecnológica na metodologia de ABP – limites e possibilidades

UNIDADE 3: ESTUDO DE UM CASO À LUZ DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS

AULA 1: A atuação do preceptor como um facilitador da Aprendizagem Baseada em Problemas

AULA 2: Desafios e potencialidades da Aprendizagem Baseada em Problemas

UNIDADE 4: APLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM BASEADA EM PROBLEMAS NA PRÁTICA DO PRECEPTOR

AULA 1: A Aprendizagem Baseada em Problemas na prática do ensino

AULA 2: Como trabalhar com a avaliação na Aprendizagem Baseada em Problemas?

Organização:

METODOLOGIA

O módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Sabe o que isso significa? Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas porções, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação.

As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. Por meio desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento.

Toda a metodologia se apoia na mediação intermediada pelas tecnologias de informação e comunicação.

RECURSOS

Os recursos utilizados serão textos, figuras, infográficos e linha do tempo.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Este módulo é dedicado a uma das metodologias ativas mais conhecidas e utilizadas na Educação em Saúde: a Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP), termo oriundo do inglês (PBL – Problem Based Learning). Vamos estudá-la à luz da aplicação da mediação por meio de recursos tecnológicos. Estudaremos as características e os aspectos mais importantes da Aprendizagem Baseada em Problemas, assim como seus fundamentos teórico-metodológicos. Ao final, refletiremos sobre as aplicações da Aprendizagem Baseada em Problemas na Educação em Saúde e especialmente na formação de preceptores.

Eixo: Metodologias Ativas
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 15
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Ampliar o conhecimento sobre metodologias ativas.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

• Ampliar o conceito de metodologias ativas.
• Conhecer as características e aplicações de método de projetos, estudo de caso e aprendizagem entre pares.
• Avaliar as condições de aplicabilidade dessas metodologias à ação preceptora.

Conteúdo:

UNIDADE 1 – UM POUCO MAIS SOBRE AS METODOLOGIAS ATIVAS
AULA 1: Alguns conceitos importantes para conhecer e aplicar as metodologias ativas
AULA 2: Os precursores das metodologias ativas

UNIDADE 2 – Método de projetos, estudo de caso, aprendizagem entre pares e sala de aula invertida
AULA 1: Método de projetos e estudo de caso
AULA 2: Aprendizagem entre pares e sala de aula invertida

Organização:

O Módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Você sabe o que isso significa?
Significa que você vai encontrar um conteúdo apresentado em pequenas porções, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação. As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. A partir desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento.
Considerando esses aspectos, neste material, toda a metodologia se apoia na mediação por meio das tecnologias de informação e comunicação.

Filtro Temático: Ensino na Saúde
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Neste Módulo, vamos estudar algumas outras metodologias ativas, além da aprendizagem baseada em problemas, como a metodologia de projetos, o estudo de caso, a aprendizagem entre pares e a sala de aula invertida.