Eixo Básico
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 15
Objetivos:

OBJETIVO GERAL
Oferecer subsídios para que o aluno conheça os fundamentos básicos da Educação a Distância (EaD) aplicados à ação preceptora.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Estabelecer os fundamentos conceituais da Educação a Distância.
  • Avaliar criticamente a Educação a Distância.
  • Valorizar a mediação tecnológica aplicada aos processos de ensino e aprendizagem.
  • Desenvolver competências educacionais para a utilização da EaD.
  • Aplicar EaD à ação preceptora.
Conteúdo:

UNIDADE 1: FUNDAMENTOS CONCEITUAIS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
AULA 1: Educação a Distância: do que estamos falando?
AULA 2: Utilizar a Educação a Distância é difícil?

UNIDADE 2: APLICAÇÕES DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA À FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DO PRECEPTOR
AULA 1: Mediação tecnológica e Educação em Saúde
AULA 2: Aplicações da Educação a Distância à formação do preceptor

Organização:

METODOLOGIA
O Módulo que você está iniciando é autoinstrucional. Você sabe o que isso significa? Significa que você encontrará um conteúdo apresentado em pequenas porções, de forma bastante clara e agradável, em linguagem interativa e com bastante suporte das tecnologias de informação e comunicação. As aulas observarão os princípios das metodologias ativas de ensino e aprendizagem e relacionarão, sempre que possível, a teoria à prática. Por meio desse desenho pedagógico, espera-se que você seja autônomo na construção do próprio conhecimento. Toda a metodologia se apoia na mediação por intermédio das tecnologias de informação e comunicação.

AVALIAÇÃO
Pré-teste, pós-teste e questionário avaliativo.

RECURSOS
Textos; figuras; quadros; infográficos.

Filtro Temático: Ensino na Saúde
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Este Módulo objetiva levar você a conhecer um pouco mais a Educação a Distância (EaD), sua história e seus fundamentos. Vamos aprender sobre as modalidades da EaD existentes e a importância da mediação de tecnologias de informação e comunicação como grandes facilitadoras dos processos de ensino e aprendizagem. Utilizar a mediação tecnológica não é difícil, ela se constitui por meio do desenvolvimento de algumas competências básicas. Você saberá mais sobre a “sala de aula virtual”, o AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem). Como a preceptoria tem papel fundamental e estratégico na Educação no campo da Saúde, analisaremos criticamente as possibilidades de aplicação da mediação tecnológica, essência da EaD, no trabalho do preceptor.

Eixo Básico
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 15
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Apresentar de maneira crítico-reflexiva o histórico de constituição do SUS, seus princípios doutrinários, diretrizes organizativas e o papel dos trabalhadores da saúde na formação dos profissionais de saúde no SUS e para o SUS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Discutir, conceitualmente, o que é o SUS e seus princípios ético-legais, ressaltando a importância do processo de conformação e consolidação política do SUS e o papel do profissional de saúde.

  • Introduzir o desenvolvimento das Políticas de Saúde no Brasil em uma perspectiva sócio-histórica, a fim de que o aluno possa dimensionar, criticamente, o SUS de hoje e as perspectivas para os próximos anos.

  • Apresentar e discutir as diretrizes organizativas e o alcance dessas diretrizes no cotidiano de trabalho dos profissionais de saúde.

  • Fomentar o debate da preceptoria como uma prática consciente no que diz respeito ao papel do SUS enquanto formador de recursos humanos para a saúde.

Conteúdo:

UNIDADE 1: SISTEMA ÚNICO DE SAÚDE: HISTÓRICO, PRINCÍPIOS E DIRETRIZES
AULA 1 – O que é o SUS?
AULA 2 – Aspectos sócio-históricos da constituição do SUS
AULA 3 – O alcance dos princípios e diretrizes: a preceptoria como uma prática consciente no SUS.

Organização:

METODOLOGIA

A metodologia empregada no módulo Configura-se de forma interativa e com apresentação de conteúdo. O aluno será conduzido de acordo com os processos descritos a seguir.

  • Exposição a uma situação-problema inicial que será alinhavada com o conteúdo teórico e conceitual apresentado durante toda a Unidade.

  • Leitura do material didático fornecido.

  • Reflexão crítica do conteúdo apresentado, por meio de interlocução com os alunos em ambiente virtual.

  • Realização dos processos de avaliação disponibilizados durante o módulo.

  • Participação em fóruns e entrega de atividades ao tutor.

RECURSOS

Para a disponibilização do conteúdo, serão utilizados diferentes recursos listados a seguir.

  • Imagem

  • Conteúdo formal em formato de texto

  • Linha do tempo interativa (contendo imagens, áudio, vídeo)

  • Apresentação de imagens

  • Infográfico

Filtro Temático: Gestão & Saúde coletiva
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O Sistema Único de Saúde (SUS) define-se como o arranjo organizacional do Estado brasileiro que dá suporte à formulação e à implementação da Política Nacional de Saúde. Não se restringe a um sistema de prestação de serviços assistenciais, mas é complexo e busca articular ações de promoção da saúde e prevenção de doenças, com ações de cura e reabilitação. Assenta-se em princípios doutrinários e diretrizes organizativas, que servem de linhas de base às proposições de reorganização dos serviços, das práticas de saúde e da formação dos profissionais de saúde. Assim, é fundamental compreender como esse sistema foi organizado política e socialmente enquanto direito e como os profissionais de saúde são agentes essenciais para a sobrevivência desse modelo de atenção à saúde. Este módulo, por sua vez, tem como objetivo apresentar de maneira crítico-reflexiva o histórico de constituição do SUS, seus princípios fundamentais, diretrizes organizativas e o papel dos trabalhadores da saúde como preceptores na formação dos futuros profissionais.

Eixo Básico
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 15
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Informar os profissionais da saúde sobre Educação Permanente dentro das unidades hospitalares e nos outros serviços de saúde, bem como sobre sua importância como estratégia de atualização dos trabalhadores e de mudança nos processos de trabalho para qualificação da assistência.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Esclarecer conceitos de Educação Permanente em Saúde (EPS), mostrando a diferença entre esta e a educação continuada no que diz respeito ao caráter de transformação do cotidiano do trabalho em saúde.

  • Apresentar a Política Nacional de Educação Permanente em Saúde (PNEPS) pelo Ministério da Saúde, com o intuito de contribuir para a transformação dos processos de formação profissional em serviço e melhoria da atenção à saúde.

  • Estimular os preceptores a fazerem uso da metodologia de problematização com alunos e residentes para minimizar os nós críticos, ressignificando os processos de trabalho em saúde no seu local de trabalho.

Conteúdo:

UNIDADE 1: INTRODUÇÃO E HISTÓRIA DA CRIAÇÃO DA EDUCAÇÃO PERMANENTE
AULA 1: Conceito da Educação Permanente em Saúde/Diferenças entre Educação Continuada e Educação Permanente
AULA 2: Política de Educação Permanente em Saúde: compreendendo a linha do tempo, os problemas a serem considerados e as perspectivas de mudança para os serviços

UNIDADE 2: A EDUCAÇÃO PERMANENTE COMO ELEMENTO QUE IMPULSIONA A QUALIFICAÇÃO DA ASSISTÊNCIA
AULA 1: Educação Permanente na Rede SUS: a qualificação da Atenção Primária
AULA 2: Educação Permanente no contexto hospitalar: a reflexão crítica sobre os processos de trabalho

Organização:

METODOLOGIA

A metodologia utilizada é interativa instrucional com chamado à ação-reflexão-ação nos locais de trabalhos do nosso aluno, além da disponibilização de material extracurso para complemento do aprendizado.

RECURSOS

Para a disponibilização do conteúdo, serão utilizados diferentes recursos listados a seguir.

  • Textos

  • Ilustrações

  • Quadros

  • Linha do tempo

Filtro Temático: Ensino na Saúde
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Este módulo versa sobre Educação Permanente em saúde, seu conceito e suas diferenças em relação à educação continuada. Aborda as bases documentais e políticas, chamando atenção ao foco da aplicabilidade do conhecimento e do treinamento realizado nos momentos de aprendizagem; também relaciona o conceito com as ações que podem ser desenvolvidas dentro ou fora do ambiente hospitalar. O módulo tem o objetivo de estimular a participação do preceptor nas ações de educação permanente em saúde por meio da informação e de sugestões sobre o seu papel na interface entre educação e assistência, induzindo transformações dentro ou fora das unidades hospitalares.

Eixo Básico
Público Alvo: Profissionais de saúde/preceptores em saúde
Carga horária: 15
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Apresentar conceitos básicos e aspectos estruturantes da segurança do paciente e abordagens/estratégias/intervenções de segurança e de qualidade com vistas a fomentar as competências necessárias que podem ser incorporadas ao exercício da preceptoria para alcançar a segurança do paciente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Conhecer e aplicar os conceitos e termos-chave da segurança do paciente;

  • Compreender os sistemas de saúde e o efeito da complexidade no cuidado em saúde;

  • Refletir sobre a importância dos fatores humanos para a segurança do paciente;

  • Identificar estratégias que podem ser incorporadas ao exercício da preceptoria para alcançar a segurança do paciente.

Conteúdo:

UNIDADE 1: A COMPREENSÃO DA SEGURANÇA DO PACIENTE E SUAS INTERFACES COM A COMPLEXIDADE DOS SISTEMAS DE SAÚDE E OS FATORES HUMANOS
AULA 1: Segurança do paciente: histórico, conceitos e aspectos fundamentais
AULA 2: A complexidade dos sistemas de cuidados de saúde e as abordagens do erro
AULA 3: Abordagem de fatores humanos e a segurança do paciente

UNIDADE 2: ABORDAGENS, ESTRATÉGIAS E INTERVENÇÕES DE QUALIDADE E SEGURANÇA DO CUIDADO EM SAÚDE
AULA 1: Identificação e prevenção de erros e eventos adversos e estratégias para o aprendizado a partir da ocorrência de erros
AULA 2: Por que atuar em equipe e desenvolver uma cultura de segurança são elementos essenciais para segurança do paciente?
AULA 3: Métodos de melhoria da qualidade e segurança do cuidado em saúde

Organização:

METODOLOGIA

O módulo é ofertado sob a forma de educação a distância, sendo autoinstrucional e mediado por material didático, assim como por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

RECURSOS

Exposição do conhecimento mediante livro-texto do módulo, ilustrações, história em quadrinhos, infográficos, acessos para aprofundamento de temas (Saiba mais).

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O Módulo Segurança do Paciente tem como objetivo apresentar aos profissionais de saúde que atuam como preceptores os aspectos fundamentais que embasam o desenvolvimento da segurança do paciente, assim como as principais abordagens, estratégias e intervenções multidisciplinares para promoção de cuidados de saúde qualificados e seguros. Os conteúdos estão organizados em duas unidades, cada uma com três aulas. Na Unidade 1, “A compreensão da segurança do paciente e suas interfaces com a complexidade dos sistemas de saúde e os fatores humanos”, são abordadas as principais terminologias e o histórico da segurança do paciente e suas interfaces com a complexidade dos sistemas de saúde, bem como é feita a abordagem de fatores humanos para auxiliar os profissionais de saúde que atuam como preceptores a compreenderem os efeitos dessas interfaces sobre a qualidade e a segurança dos cuidados de saúde. Na Unidade 2, “Abordagens, estratégias e intervenções de qualidade e segurança do cuidado em saúde”, são apresentadas estratégias como, por exemplo, identificação dos erros para aprender com eles, e intervenções de segurança do paciente, como trabalho em equipe e comunicação eficazes, além de métodos de melhoria da qualidade.

Eixo Básico
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 15
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Compreender de que maneira os cenários de prática são importantes para o processo ensino-aprendizagem na formação profissional no SUS e para o SUS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Apresentar os diversos cenários de aprendizagem existentes no campo da saúde no Brasil.

  • Analisar como os contextos locais impactam na aprendizagem em um determinado cenário de prática.

  • Compreender a importância da experiência significativa nos cenários de aprendizagem no SUS.

  • Analisar as competências necessárias para a aprendizagem em cenários de práticas.

  • Identificar competências para preceptoria relacionadas aos cenários de prática

Conteúdo:

UNIDADE 1: CENÁRIOS DE APRENDIZAGEM NA FORMAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE
AULA 1 – A formação do profissional de saúde em diferentes cenários de práticas

AULA 2 – As competências necessárias para processo ensino-aprendizagem nos cenários de prática
AULA 3 – Aprendizagem como experiência no SUS

Organização:

METODOLOGIA

A metodologia empregada no módulo é interativa e com apresentação de conteúdo com linguagem dialógica. O aluno será conduzido de acordo com os processos descritos a seguir.

  • Exposição a uma situação-problema inicial.

  • Leitura do material didático fornecido.

  • Reflexão crítica do conteúdo apresentado por meio de interlocução com os alunos em ambiente virtual.

  • Realização dos processos de avaliação disponibilizados durante o módulo.

RECURSOS

Serão utilizados diferentes recursos para a disponibilização do conteúdo, tais como: imagens, conteúdo formal em formato de texto, infográfico, indicação de vídeos e documentário.

Filtro Temático: Ensino na Saúde
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Cenários de práticas. Aprendizagem significativa. Aprendizagem com responsabilidade social. Formação profissional. Contextos locais. Experiência como aprendizado. Formação no SUS e para o SUS. Competências profissionais relacionadas aos cenários de prática.

Eixo Básico
Público Alvo: Profissionais da saúde que acompanham e supervisionam alunos de graduação e residentes.
Carga horária: 15
Objetivos:

OBJETIVO GERAL

Disponibilizar subsídios aos profissionais que exercem preceptoria, para que desenvolvam uma postura crítico-reflexiva e compreendam a importância do seu papel na formação de um profissional da saúde, além de realizar uma introdução para o conhecimento de ferramentas educacionais como as metodologias ativas de ensino-aprendizagem.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Discutir o papel do preceptor, considerando suas várias formas de atuação que convergem para a formação do profissional da saúde.

  • Apresentar as bases documentais e legais que direcionam a definição dos objetivos de aprendizagem.

  • Introduzir o conhecimento sobre as metodologias ativas de ensino-aprendizagem, discutindo suas estratégias baseadas na aprendizagem do adulto.

  • Ressaltar a importância do trabalho interprofissional e a inserção do profissional da saúde em formação nesse contexto.

 

Conteúdo:

UNIDADE 1: CONHECENDO AS BASES DA PRECEPTORIA
AULA 1: Papel do preceptor na área da saúde
AULA 2: Diretrizes para os objetivos de aprendizagem
AULA 3:
Noções sobre andragogia

UNIDADE 2: ATIVIDADES DO PRECEPTOR
AULA 1: Introdução a metodologias ativas de aprendizagem e avaliação
AULA 2: O fim do trabalho solitário: a construção interprofissional da atuação

Organização:

METODOLOGIA
Este módulo traz uma situação-problema inicial e utiliza o convite à reflexão, à autoavaliação, além de estimular a capacidade de intervenção do aluno para compreensão e solução de problemas ligados à função de preceptor. O módulo é instrucional com conteúdos introdutórios.

RECURSOS
Questionários pré e pós-teste; infográfico; textos; animação.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Este módulo aborda o conceito de preceptoria, buscando discutir o papel do preceptor na área da saúde para que sua atuação, baseada nos novos conhecimentos, colabore com a formação do novo profissional da área da saúde, o qual tem seu perfil descrito nos documentos e nas legislações direcionadas pelo MEC que trazem os objetivos da aprendizagem para os cursos da saúde. As novas abordagens pedagógicas são pautadas nos conhecimentos registrados pela literatura e alicerçam as características da aprendizagem do adulto e as metodologias ativas de ensino-aprendizagem. Essas atividades se tornaram um marco na modernização do ensino na saúde, mudando o foco do processo: do professor, na educação bancária em que ele era o detentor do conhecimento, para o aluno, até então receptáculo, passando a ter um papel proativo na construção do seu conhecimento. Enfim, o módulo traz noções sobre a importância do trabalho interprofissional em saúde, representando uma nova forma do profissional valorizar o resultado de sua atuação.