Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 8
Objetivos:

Geral

Destacar a importância da pesquisa como eixo transversal ao Projeto “Resposta rápida ao enfrentamento da Sífilis nas Redes de Atenção” (“Sífilis Não”).

Específicos

  • Compreender a estrutura do Projeto “Resposta rápida ao enfrentamento da Sífilis nas Redes de Atenção” (“Sífilis Não”).

  • Conhecer dados quantitativos sobre a produção de pesquisas no âmbito do Projeto “Sífilis Não”.

  • Verificar os desafios e perspectivas da pesquisa no âmbito do Projeto “Sífilis Não”, principalmente durante e após a pandemia.

  • Reconhecer a importância da aplicação dos resultados dessas pesquisas, buscando a redução da sífilis adquirida e em gestantes e eliminar a sífilis congênita no Brasil.

Organização:

CERTIFICADO:

Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:

- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

O conteúdo deste recurso educacional foi elaborado a partir do vídeo realizado pelo Projeto “Resposta Rápida à Sífilis” (“Sífilis Não”), desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo título é “Pesquisas produzidas pelos pesquisadores e apoiadores do Projeto Sífilis Não”. Nele, dois pesquisadores debatem questões relacionadas à pesquisa no Projeto “Resposta rápida ao enfrentamento da Sífilis nas Redes de Atenção”, conhecido como “Sífilis Não”. A pesquisa está organizada em ações e linhas vinculadas aos eixos do projeto. Além disso, são delineados alguns desafios vivenciados no amplo espectro de pesquisas realizadas, principalmente diante da pandemia da COVID-19.

Webpalestras
Público Alvo: O curso está indicado a profissionais de saúde e educação em geral, gestores, pesquisadores, professores, bem como a sociedade interessada no tema que é de relevância para a saúde das pessoas.
Carga horária: 3
Objetivos:

Objetivo Geral

Reconhecer a importância de debater as potencialidades da Estratégia da Saúde da Família no resgate da história da vacinação no Brasil.

Objetivos Específicos

  1. Reconhecer a importância da integração entre vigilância em saúde e atenção primária em saúde;

  2. Identificar os aspectos históricos do Programa Nacional de Imunização/PNI;

  3. Aplicar o calendário nacional de vacinação;

  4. Descrever a situação epidemiológica do sarampo no Brasil;

  5. Listar características, vírus, aspectos epidemiológicos, clínicos e tratamento do sarampo.

Conteúdo:

Webinar: Programa Nacional de Imunização e Atenção Primária à Saúde: Potencialidades da Estratégia de Saúde da Família no resgate da história de sucesso da vacinação no Brasil

Organização:

METODOLOGIA

O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

RECURSOS

Os recursos utilizados são os de áudio e vídeo.

AVALIAÇÃO

A avaliação é realizada ao final do módulo, por meio de questões de múltipla escolha e de verdadeiro ou falso.

CERTIFICADO:

Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:

- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Escolher

Potencialidades da Estratégia da Saúde da Família no resgate da história de sucesso da vacinação no Brasil; Programa Nacional de Imunização; Integração da vigilância em saúde e atenção primária em saúde; calendário nacional de vacinação; cenário atual das coberturas vacinais no Brasil; principais aspectos de manejo do sarampo e características diferenciais com outras arboviroses.

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Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 4
Objetivos:

Objetivo Geral

Analisar o processo de ampliação do acesso diagnóstico das IST, por meio da realização dos testes rápidos, discutindo sua qualidade.

Objetivos Específicos

  • Descrever a importância dos testes rápidos para o processo de investigação das IST.
  • Avaliar a qualidade dos testes rápidos.
  • Identificar os aspectos referentes às Políticas públicas para o controle das IST.
  • Relatar a imprescindibilidade do acesso diagnóstico das IST.
  • Destacar como os autotestes podem contribuir para o combate à IST.
Organização:

CERTIFICADO:

Para obter o certificado do módulo educacional, é necessário atender aos requisitos abaixo:

- Concluir todos os recursos educacionais, atingindo 100% de integralização na barra de progresso;
- Realizar a avaliação de qualidade do módulo. Ela aparece automaticamente abaixo da última unidade, quando a barra de progresso atingir 100%;
- Obter uma média de 70% de aproveitamento em todas as atividades avaliativas do módulo educacional.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

Este Recurso Educacional Aberto (REA) refere-se a um webnário que traça uma abordagem acerca da importância da ampliação do diagnóstico das IST, por meio da realização de testes rápidos. Além disso, o referido recurso educacional destaca a imprescindibilidade da qualidade desses testes, os quais permitem o acesso diagnóstico de infecções como hepatites B e C, sífilis e HIV.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 3
Objetivos:

Objetivo Geral

Analisar a importância do exercício do controle social para o enfrentamento da sífilis, descrevendo as ações que incluam a participação da comunidade para o combate à doença no Brasil.

Objetivos Específicos

  • Descrever as ações de enfrentamento da sífilis no Brasil
  • Relatar a importância da participação e do controle social
  • Identificar o papel do Conselho Estadual de Saúde
  • Avaliar as relações de diagnóstico, tratamento e terapêutica de combate à sífilis
  • Analisar a imprescindibilidade do apoio da gestão estadual às instâncias municipais no controle da sífilis
  • Destacar a representatividade do usuário do SUS frente à epidemia

 

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

O referido Recurso Educacional Aberto (REA) refere-se a um webnário que traça uma abordagem sobre o exercício do controle social no enfrentamento da sífilis. A discussão estende-se acerca do combate à epidemia no Brasil, ressaltando a importância da participação da comunidade. Além disso, o referido recurso educacional destaca o papel do Conselho Estadual de Saúde ao evidenciar o apoio da gestão estadual às instâncias municipais para o controle da sífilis. Considera ainda as relações de diagnóstico, tratamento e terapêutica referentes à infecção.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 4
Objetivos:

Objetivo Geral

Conhecer os mecanismos e a importância das relações interfederativas no contexto do projeto “Sífilis Não”.

 

Objetivos Específicos

- Conhecer como os entes federados autônomos se relacionam no âmbito do SUS.

- Refletir sobre a importância do projeto “Sífilis Não” na agenda do gestor.

- Identificar o papel do apoiador do projeto “Sífilis Não” na integração das ações e dos serviços de saúde.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

Este Recurso Aberto de Aprendizagem – REA – é um diálogo em que os participantes, com diferentes inserções na rede de atenção à sífilis, abordam a importância dos pactos federativos solidários, respeitando a autonomia das três esferas de governo, para que se obtenha bons resultados no controle da sífilis no Brasil. No debate, dão ênfase à importância da integração da Atenção Primária à Saúde com a Vigilância em Saúde, destacando o quanto a fragmentação das ações tem dificultado a organização do processo de trabalho. Destacam também a importância do “apoiador” do projeto “sífilis não” nas articulações necessárias para promover a integração das ações e dos serviços de saúde.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 4
Objetivos:

Objetivo Geral

Refletir sobre a importância da Atenção Primária à Saúde na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da sífilis adquirida.

Objetivos Específicos

- Conhecer estratégias da APS para o controle e a redução da sífilis adquirida no âmbito do SUS.

- Identificar como os determinantes sociais podem contribuir para o aumento ou a redução da sífilis adquirida.

- Compreender o conceito de populações-chave e sua importância para o enfrentamento da sífilis adquirida.

- Refletir sobre as práticas atuais dos profissionais de saúde e as possibilidades da educação permanente nesse contexto.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

Este Recurso Aberto de Aprendizagem – REA – é um diálogo em que os participantes, com diferentes inserções na rede de atenção à sífilis, abordam a importância da Atenção Primária na prevenção, no diagnóstico e no tratamento da sífilis adquirida, demonstrando como estratégias eficazes podem impactar positivamente na redução da sífilis adquirida no contexto do Sistema Único de Saúde (SUS), considerando a perspectiva dos determinantes sociais da saúde. Eles destacam a importância do conceito de populações-chave, do apoiador, das parcerias, da integração da Vigilância em Saúde com a Atenção Primária à Saúde (APS), e da educação permanente para sensibilizar os profissionais de saúde ampliando seu olhar e os levando a repensar suas práticas para que o problema seja enfrentado de maneira mais efetiva. Destacam também a importância do acolhimento e do vínculo do usuário com o profissional para a continuidade do tratamento.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 2
Objetivos:

Objetivos

Geral:

Debater a situação atual da sífilis no Brasil.

 

Específicos

 a) Conhecer o perfil epidemiológico da sífilis no Brasil.

 b)  Debater os impactos da APS no incremento da sífilis no Brasil.

c) Conhecer as políticas públicas brasileiras no enfrentamento da epidemia de sífilis e seus desafios.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

Este é um módulo que traz na sua centralidade o debate sobre a situação da sífilis no Brasil. Aborda o perfil epidemiológico da sífilis no Brasil, bem como os desafios de controle dessa doença.

Apresenta as políticas públicas desenvolvidas nos últimos anos, fazendo uma avaliação dos aspectos desafiadores de mudança de atitudes na população. Os impactos da Atenção Primária em Saúde no incremento da Sífilis no Brasil também são explicitados com base em resultados de pesquisa realizada.  O material estimula reflexões sobre essa temática e tem como objetivo ajudar a retirar a sífilis de sua invisibilidade dos últimos anos.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 4
Objetivos:

Objetivo Geral

Descrever a situação atual acerca do enfretamento da sífilis em gestante e sífilis congênita, abordando as ações para o enfrentamento da infecção nesses grupos.

Objetivos Específicos

  • Relatar os aspectos da investigação da sífilis no pré-natal.

  • Analisar a prevenção e a promoção dos cuidados à Sífilis na Atenção Primária.

  • Discutir o diagnóstico e o tratamento da sífilis gestacional.

  • Identificar a influência dos fatores socioeconômicos no desenvolvimento da sífilis gestacional.

  • Avaliar as questões referentes à sífilis congênita.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

O referido webnar destina-se aos profissionais de saúde e demais interessados que desejem se informar a respeito da sífilis em gestante e sífilis congênita, discutindo as percepções e experiências de alguns especialistas da área. Entende-se que uma adequada assistência no pré-natal alinhada ao tratamento precoce das gestantes e suas parcerias sexuais influenciam diretamente a redução da transmissão vertical da doença.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 3
Objetivos:

Geral:

Apresentação das intervenções do Projeto “Sífilis Não” nos territórios e seus impactos.

Específicos:

- Apresentação do subprojeto “Força Tarefa” nos territórios;

- Integração da Vigilância Epidemiológica e Atenção Primária em Saúde;

- Apresentação do papel dos apoiadores;

- Parcerias realizadas;

- Sensibilização da Gestão Pública frente ao enfrentamento da Sífilis;

- Comunicação Educativa em Política Pública de Saúde;

- Pesquisas científicas sobre as intervenções nos territórios.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

O Projeto “Sífilis Não” atua em quatro eixos distintos: gestão e governança, vigilância, cuidado integral e fortalecimento da educação e comunicação. As ações de Educação Permanente em Saúde buscam a capacitação de gestores e profissionais da área ao integrar de forma colaborativa todas as ações de vigilância epidemiológica e de atenção em saúde nos territórios

do Sistema Único de Saúde (SUS). Com os apoiadores de pesquisa e intervenção que atuam nos territórios, o projeto pretende contribuir com a eliminação da sífilis congênita e reduzir os casos de sífilis adquirida e sífilis em gestantes no país. Esta palestra foi realizada para debatermos sobre o impacto do trabalho realizado pelas equipes de apoiadores de pesquisa e intervenção nos estados e municípios.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 4
Objetivos:

Objetivo Geral

Discutir como alguns fatores determinam o acometimento por sífilis, compreendendo as vulnerabilidades às quais alguns grupos populacionais estão atreladas.

Objetivos Específicos

  • Compreender a prevalência dos três tipos de sífilis.
  • Identificar as vulnerabilidades associadas à presença da infecção, em especial, a vulnerabilidade extrínseca.
  • Averiguar as desigualdades condicionantes ao acometimento da IST.
  • Avaliar a importância do Projeto “Sífilis Não” no apoio e na assistência às populações desassistidas.
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

Este Recurso Educacional Aberto (REA) consiste em um webnário que explora uma abordagem acerca do fator determinação social e vulnerabilidades condicionadas à prevalência da infecção em determinados grupos, destacando a imprescindibilidade do Projeto “Sífilis Não” no enfrentamento da epidemia.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 3
Objetivos:

Geral

Debater os desafios da integração entre os fazeres da vigilância em saúde e da atenção primária em saúde.

Específicos

a) Conhecer as ações de apoio desenvolvidas no âmbito do Projeto “Sífilis Não”.

b) Identificar aspectos da saúde global e seus impactos na saúde brasileira.

c) Analisar as políticas públicas de Vigilância em Saúde e de Atenção Primária em Saúde.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

Este é um módulo que traz na sua centralidade o debate sobre a integração de fazeres da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária em Saúde no Projeto “Sífilis Não”.

O Ministério da Saúde, através do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, o LAIS da UFRN, coordena e executa ações de um projeto nacional denominado “Sífilis Não” há 3 anos.

Dentre vários eixos trabalhados no Projeto “Sífilis Não”, este material traz o debate acerca dos desafios observados nos territórios, por apoiadores, sobre a integração de duas áreas estratégicas na Saúde Pública. Os apoiadores narram suas trajetórias e conquistas diárias, bem como técnicos do Ministério da Saúde trazem seus pontos de vista e desafios enfrentados. O material estimula reflexões sobre esta temática e ajuda a retirar a Sífilis de sua invisibilidade dos últimos anos.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 3
Objetivos:

Geral

 Conhecer as estratégias desenvolvidas para a construção do ecossistema no âmbito do Projeto “Sífilis Não”.

Específicos

- Identificar como foi desenvolvido e como funciona o ecossistema no âmbito do Projeto “Sífilis Não”.

- Refletir sobre a ciência dos dados no século XXI.

- Conhecer a plataforma LUES e suas funcionalidades.

- Conhecer a comunidade de práticas e suas funcionalidades.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

Este é um módulo que trata de tecnologias em saúde, do ecossistema construído para o Projeto “Sífilis Não”.

O Ministério da Saúde, através do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, o LAIS da UFRN, coordena e executa ações de um projeto nacional denominado “Sífilis Não” há quase 3 anos.

Este projeto trabalha com 04 (quatro) eixos centrais na sua agenda: cuidado integral; vigilância em saúde; educomunicação; gestão e governança.

Neste bate-papo, podemos conhecer melhor sobre qual é o ecossistema construído para esse projeto, como ele foi desenvolvido, como ele funciona e para quê.

O material estimula reflexões e ajuda a reconhecermos avanços e desafios enfrentados sobre tecnologias em saúde e suas funcionalidades.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 4
Objetivos:

Objetivo Geral

Discutir a produção e gestão do Projeto “Sífilis Não” promovida entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério da Saúde, ressaltando os potenciais e desafios associados à pesquisa desenvolvida, visando compartilhar os conhecimentos e práticas eficazes para o enfrentamento da doença.

Objetivos Específicos

  • Identificar os aspectos gerais da epidemia da sífilis.
  • Avaliar o papel das universidades no enfrentamento da sífilis.
  • Descrever a importância do Projeto “Sífilis Não”.
  • Analisar os impactos dos projetos de pesquisa em saúde para a formação dos discentes.
  • Relatar a imprescindibilidade das universidades como parceiras do poder público.

 

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

Este Recurso Educacional Aberto (REA) refere-se a um webnário que trata da abordagem da produção e gestão do Projeto “Sífilis Não” entre a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o Ministério da Saúde. A discussão estende-se sobre os aspectos gerais da epidemia da sífilis; o papel das universidades no enfrentamento da doença; ressalta a importância do Projeto “Sífilis Não”; e a imprescindibilidade da atuação das universidades como parceiras do poder público. Além disso, contextualiza as soluções de pesquisas em saúde, no intuito de torná-las cada vez mais aplicáveis e funcionais, destacando os impactos dos projetos de pesquisa para a formação dos discentes.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 3
Objetivos:

Geral: reconhecer a função do apoio institucional no Projeto “Sífilis Não”

Específicos:

- identificar o papel do supervisor nacional de ações de saúde nos territórios;

- reconhecer as ações desenvolvidas através  do Projeto “Sífilis Não”.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

Este é um módulo que traz na sua centralidade o debate sobre a função do apoio no Projeto “Sífilis Não”. O Ministério da Saúde, por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, LAIS/UFRN, coordena e executa ações de um projeto nacional denominado “Sífilis Não” há 2 anos e meio. Entre vários eixos trabalhados no Projeto “Sífilis Não”, este material traz o debate acerca das ações realizadas por apoiadores do projeto nos territórios.

Neste bate-papo, podemos conhecer o papel dos apoiadores de território e também dos supervisores em nível nacional, bem como seus desafios e avanços desses atores que trazem elementos que vão da teoria à prática nos contextos reais. Este material estimula reflexões sobre a temática em tela e ajuda a reconhecermos a sífilis como sério problema de saúde pública.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 3
Objetivos:

Geral:

Conhecer as estratégias desenvolvidas para a integração entre vigilância em saúde e atenção primária em saúde no âmbito do Projeto “Sífilis Não”.

Específicos:

- Identificar avanços e desafios nas ações de integração entre vigilância em saúde e atenção primária em saúde no âmbito do Projeto “Sífilis Não”.

- Reconhecer as diferenças entre a teoria e a prática com relação aos desafios de integração entre vigilância em saúde e atenção primária em saúde no âmbito do Projeto “Sífilis Não”.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

Este é um módulo que trata dos desafios enfrentados na integração de ações da Vigilância em Saúde e de ações da atenção primária à saúde no cotidiano dos territórios em que se desenvolve o Projeto Sífilis Não. O Ministério da Saúde, por meio do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde, LAIS/UFRN, coordena e executa ações de um projeto nacional denominado “Sífilis Não”. Este projeto trabalha com 04 (quatro) eixos centrais na sua agenda: cuidado integral; vigilância em saúde; educomunicação; gestão e governança.

Neste bate-papo, podemos conhecer os diferentes pontos de vista de técnicos do CONASS, do Ministério da Saúde e das Universidades sobre este tema. O material estimula reflexões e ajuda a reconhecermos avanços e desafios enfrentados na perspectiva de integração.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 2
Objetivos:

Objetivo Geral

Conhecer a importância de estratégias de comunicação e de acolhimento do público jovem pelos serviços de saúde, na abordagem das questões relacionadas às IST/Sífilis.

Objetivos Específicos

- Discutir sobre as dificuldades de acesso à informação sobre IST/Sífilis pela população jovem.

- Refletir sobre como o preconceito vem dificultando o acesso da população jovem mais vulnerável às informações e aos serviços de saúde.

- Refletir sobre a importância do acolhimento do jovem, pelos serviços de saúde, para a prevenção, diagnóstico e tratamento da IST/Sífilis.

- Conhecer os mecanismos de diagnóstico e tratamento da sífilis disponíveis nos serviços de saúde.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

Este Recurso Aberto de Aprendizagem (REA) destina-se a profissionais de saúde e de educação que tenham em seu fazer necessidades de conhecimento sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis/IST, com foco nas estratégias para erradicação do HIV e sífilis. Destina-se também à sociedade em geral interessada na temática.

Trata-se de um diálogo de troca de informações e experiências sobre a importância de uma comunicação eficiente sobre essa temática com os jovens, sobre as dificuldades de acesso às informações e aos serviços de saúde, sobre a importância do acolhimento e da escuta qualificada pelos serviços de saúde aos jovens, para que se tenha sucesso nas estratégias de prevenção, diagnóstico e tratamento da sífilis.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 2
Objetivos:

Geral

Debater as ações estratégicas na comunicação e na educação no Projeto “Sífilis Não”.

Especificos

a) Conhecer os desafios do Projeto “Sífilis Não”

b)  Debater as inovações do Projeto “Sífilis Não”

c) Conhecer as políticas públicas brasileiras na comunicação em saúde

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

Este é um módulo que faz parte da realização de diversas lives denominadas de Bate-papo, com o objetivo de debater diversos aspectos inseridos no Projeto “Sífilis Não”. 

Ele traz na sua centralidade o debate sobre as estratégias de educomunicação trabalhadas no Projeto “Sífilis Não”. Aborda a importância da interdisciplinaridade e das inovações tecnológicas educacionais e comunicacionais nos avanços frente à epidemia de sífilis que vivemos no Brasil. O material estimula reflexões sobre essa temática e tem como objetivo dialogar mais amplamente com diversas camadas sociais a respeito da sífilis.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 4
Objetivos:

Objetivo Geral

Analisar a experiência de cooperação entre os supervisores do Projeto “Sífilis Não” e respectivos apoiadores.

Objetivos Específicos

  • Descrever as relações interfederativas do Projeto “Sífilis Não”.
  • Identificar o papel dos supervisores no Projeto “Sífilis Não”.
  • Relatar as atribuições do apoiador do Projeto “Sífilis Não”.
  • Avaliar a situação cooperativa de atuação entre o supervisor e apoiador do Projeto “Sífilis Não”.
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Escolher

Este Recurso Educacional Aberto (REA) refere-se a um webnário que traça uma abordagem acerca da experiência de cooperação entre os supervisores do Projeto “Sífilis Não” e respectivos apoiadores, destacando a imprescindibilidade de cada membro para o enfrentamento da epidemia da sífilis.

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 2
Objetivos:

Geral:

Valorizar a importância da Rede de Apoio Institucional para o “Projeto Resposta rápida ao enfrentamento da Sífilis nas Redes de Atenção” (“Sífilis Não”).

Específicos:

Conhecer alguns aspectos da atuação dos Apoiadores de Pesquisa e Intervenção do Projeto “Sífilis Não” e da Força Tarefa de Integração e Vigilância do Ministério da Saúde.

Compreender alguns impactos da Pandemia da covid-19 sobre a Rede de Apoio Institucional do “Sífilis Não” e da “Força Tarefa”.

 

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

O conteúdo deste recurso educacional foi elaborado a partir do vídeo realizado pelo Projeto “Resposta Rápida à Sífilis” (Projeto “Sífilis Não”), desenvolvido pelo Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), cujo título é “Caminhos da Supervisão do Apoio do ‘Sífilis Não’ e da ‘Força Tarefa’”. Nele, os três debatedores falam da importância fundamental das ações de apoio ao “Projeto Resposta rápida ao enfrentamento da sífilis nas Redes de Atenção”, mais conhecido como “Sífilis Não”. Apresentam os objetivos, as principais estratégias e também algumas dificuldades encontradas pelos Apoiadores de Pesquisa e Intervenção do Projeto “Sífilis Não” e da Força Tarefa de Integração e Vigilância do Ministério da Saúde. 

Webpalestras
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 4
Objetivos:

Objetivo Geral

Conhecer sobre a importância, os avanços e os desafios para realização do tratamento da sífilis, com administração de penicilina, na Rede de Atenção Primária à Saúde.

Objetivos Específicos

- Conhecer a importância da realização do tratamento da sífilis na Rede de Atenção Primária à Saúde.

- Conhecer as bases legais para administração da penicilina pelos profissionais de enfermagem.

- Refletir sobre a importância do fortalecimento da Atenção Primária à Saúde para o enfrentamento da sífilis.

- Conhecer a experiência do município de Florianópolis/SC no uso da penicilina na Atenção Primária à Saúde.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Não
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: WebPalestras
Trilhas: Sífilis e outras ist

Este Recurso Aberto de Aprendizagem (REA) destina-se a profissionais de saúde e de educação que tenham em seu fazer necessidades de conhecimento sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST), com foco nas estratégias para erradicação do HIV e sífilis. Destina-se também à sociedade em geral interessada na temática.

Trata-se de um diálogo de troca de informações e experiências sobre as bases legais para o tratamento da sífilis pelos profissionais de enfermagem na Rede de Atenção Primária à Saúde, sobre a importância de a Atenção Primária à Saúde estar fortalecida para realizar o enfrentamento da sífilis, e finaliza com a experiência do município de Florianópolis no uso da penicilina na Atenção Primária.