Geral
- Desenvolver competências para garantir atenção integral à pessoa privada de liberdade no território;
Específicos
- Conhecer o contexto histórico e legal da assistência à saúde prisional brasileira;
- Caracterizar o cenário da Assistência Prisional Nacional na atualidade;
- Identificar os principais agravos e necessidades específicas que acometem às pessoas privadas de liberdade;
- Identificar as atribuições da equipe da ESF quanto ao acolhimento e cuidado às pessoas privadas de liberdade.
UNIDADE I – ASPECTOS HISTÓRICOS, LEGAIS E CENÁRIO DA ASSISTÊNCIA PRISIONAL NACIONAL
Aula 1: Cenário da Assistência Prisional Nacional
Aula 2: Contexto histórico e legal da assistência à saúde prisional brasileira
UNIDADE II – ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DO HOMEM PRIVADO DE LIBERDADE
Aula 1: Principais agravos que acometem o homem em situação de aprisionamento
Aula 2: O papel da equipe da ESF no acolhimento e cuidado ao homem privado de liberdade
UNIDADE III – ATENÇÃO INTEGRAL À SAÚDE DA MULHER PRIVADA DE LIBERDADE
Aula 1: Principais agravos que acometem a mulher em situação de aprisionamento
Aula 2: O cuidado do binômio mãe/ filho na situação da maternidade vivenciada em privação de liberdade
Aula 3: O papel da equipe da ESF no acolhimento e cuidado à mulher privada de liberdade
UNIDADE IV – SAÚDE MENTAL DE PESSOAS PRIVADAS DE LIBERDADE
Aula 1: Principais demandas de saúde mental de pessoas privadas de liberdade
Aula 2: O instituto de psiquiatria forense
Aula 3: O papel da equipe da ESF no acolhimento e cuidado às demandas de saúde mental de pessoas privadas de liberdade
METODOLOGIA
Utilizaremos uma metodologia baseada na problematização partindo da situação problema. Isso requer autonomia do especializando para construir sua dinâmica de estudos, sendo indispensável regularidade no acesso e leitura do material disponibilizado no ambiente virtual. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, animações, linha do tempo, entre outros. A avaliação se dará ao final de cada unidade, por meio de questões de múltipla escolha, as quais terão o feedback dos conteudistas.
RECURSOS
Textos; animações; linha do tempo; jogos; entre outros.
AVALIAÇÃO
A avaliação se dará ao final de cada unidade, por meio de questões de múltipla escolha, com os respectivos feedbacks, com a finalidade de favorecer o aprendizado dos cursistas.
A Atenção à Saúde da Pessoa Privada de Liberdade é o tema deste módulo que contempla desde a caracterização geral da população penitenciária, perpassando pelas principais políticas públicas voltadas para essa população, além de considerar reflexões penitentes para os profissionais da Atenção Primária à Saúde. A Atenção Básica desenvolve um papel fundamental junto a essas políticas, possibilitando atenção e assistência de forma adequada, promovendo a saúde e prevenindo doenças e agravos junto às pessoas privadas de liberdade. Assim, reconhecer a amplitude desse tema, atentar-se para as necessidades de saúde da população penitenciária, assim como aproximar o profissional de saúde do tema e desses indivíduos, estão entre as contribuições deste módulo.
Aumentar os vínculos dos homens com a suas parceiras e com seu filho e, ao mesmo tempo, estimular o seu autocuidado com a saúde, promovendo uma paternidade ativa e consciente.
Unidade 01 - Apresentação
Unidade 02 - O que é exercer uma paternidade ativa e consciente?
Unidade 03 - Homens morrem mais do que mulheres
Unidade 04 - A Política Nacional de Saúde do Homem e a Paternidade
Unidade 05 - Lei do acompanhante
Unidade 06 - Licença paternidade
Unidade 07 - Envolvimento dos pais frente ao Zika Vírus e à Microcefalia
Unidade 08 - Pai Presente é Pai informado!
Unidade 09 - Encerramento, proposta de reflexão e avaliação
RECURSOS: Apresentações, vídeos, textos, sínteses e fóruns.
AVALIAÇÃO: Ao final há 7 questões (quiz) para mensurar o seu aproveitamento em relação ao conteúdo do curso. Também há avaliação do curso e autoavaliação para você mensurar o quanto o curso foi proveitoso para você.
Este curso foi pensado para atender à crescente demanda de pais e ou futuros pais sobre como se envolver em todo o processo de planejamento reprodutivo, Pré-natal, Parto e Pós-parto de sua parceira e nos cuidados no desenvolvimento da criança.
Espera-se que, após este módulo, você seja capaz de:
- Identificar os vários tipos de afecções que acometem a pele.
- Compreender a influência dos diferentes fatores locais e sistêmicos sobre as lesões.
- Adotar os tratamentos mais indicados para cada tipo de lesão.
- Atuar no cuidado à pessoa acometida por lesões no contexto da APS.
- Elaborar planos de cuidados individualizados de acordo com as necessidades de cada usuário.
- Desenvolver ações de educação em saúde voltadas para pessoas com tal agravo.
UNIDADE 1 – Avaliação de lesões em usuários da atenção básica
AULA 1 – Entendendo o processo de cicatrização tecidual
AULA 2 – Avaliação de pele e mucosas na UBS
UNIDADE 2 – Classificação das lesões
AULA 1 – Entendendo os diferentes aspectos a serem levados em consideração para classificar lesões
AULA 2 – Lesões por pressão: um mundo a desbravar.
UNIDADE 3 – Cuidados preventivos e multiprofissionais na abordagem das feridas na APS
AULA 1 – O cuidado ao usuário com lesões e as atribuições dos profissionais da APS
AULA 2 – Abordagem ao usuário com lesões nos membros inferiores
UNIDADE 4 – Tratamento de Feridas na APS
AULA 1 – Limpeza e cobertura de feridas: materiais e técnicas mais indicados.
AULA 2 – Quais os recursos disponíveis na APS para tratar os usuários com lesões?
METODOLOGIA:
Serão utilizados situação problema e caso clínico interativo, com cenários e personagens que refletirão casos comuns de serem encontrados na rotina de trabalho na ESF, de modo a estimular a análise crítica não apenas sobre aspectos clínicos, mas também quanto ao contexto de vida dessas pessoas e à sua inserção na rede de atenção.
RECURSOS:
Serão utilizados textos, esquemas e infográficos para abordar o conteúdo de modo geral, e vídeos para as situações problema. Será estimulado o acesso ao Portal Saúde Baseada em Evidências, bem como a realização de consultas em bases de dados visando à leitura de literatura científica atualizada na área.
AVALIAÇÃO:
Considerando a natureza dos conteúdos, nas Unidades 1 e 2, a avaliação consistirá em questionário com perguntas de múltipla escolha, e nas Unidades 3 e 4, serão utilizados casos clínicos que terão, além de dados de anamnese e exame físico, imagens para ilustrar diferentes lesões que podem ser encontradas nos usuários atendidos na APS.
A cicatrização tecidual é um processo complexo influenciado por diversos fatores que incluem desde alterações no local da lesão até aspectos mais globais, como alimentação e doenças crônicas. Saber avaliar os diferentes tipos de tecidos e lesões, bem como conhecer o modo de vida dos usuários acometidos por esses problemas é fundamental para a adoção de tratamento adequado. Nos serviços de atenção primária, o cuidado às pessoas com lesões pode se desenvolver tanto no interior das unidades básicas como no próprio domicílio do usuário, e em todos eles, é possível proporcionar uma assistência de qualidade. Desenvolver o cuidado à saúde nesse último cenário permite ainda a compreensão do contexto familiar e social dos usuários que vivem com tais agravos.
Apresentar conceitos prevencionistas relacionados às atividades executadas em serviços de saúde, de forma a promover um ambiente de trabalho mais seguro e saudável, conforme determina a NR-32, possibilitando ao aluno avaliar suas práticas no que se refere à segurança com que executa as atividades.
UNIDADE 1 - Introdução à Segurança e Saúde do Trabalho
Aula 1 - História da segurança do trabalho
Aula 2 - Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho
UNIDADE 2 - Acidentes de trabalho: causas, consequências e como evitá-los
Aula 1 - O que são os acidentes de trabalho?
Aula 2 - Causas dos acidentes de trabalho
Aula 3 - Conhecendo mais sobre os acidentes de trabalho
UNIDADE 3 - Classificação de riscos ocupacionais
Aula 1 - Riscos físicos e químicos
Aula 2 - Riscos biológicos e ergonômicos
Aula 3 - Riscos mecânicos ou de acidentes
UNIDADE 4 - Biossegurança e NR-32
Aula 1 - NR-32 e suas regras de segurança
Aula 2 - Biossegurança
Recursos: textos, vídeos, imagens, infográficos e animações.
Avaliação: ao final de cada unidade, há dez questões para mensurar o aproveitamento do aluno em relação ao conteúdo apresentado. Também há avaliação do módulo como um todo e uma autoavaliação para mensurar o quanto o módulo foi proveitoso para o estudante.
o conteúdo deste módulo é voltado para profissionais dos serviços de saúde que necessitam se capacitar acerca de assuntos relacionados à segurança e saúde do trabalho, de acordo com a Norma Regulamentadora nº 32 do Ministério do Trabalho e Emprego – NR-32.
Demostrar os recursos existentes na plataforma AVASUS.
Unidade 01 - Como fazer login.
Unidade 02 - Conhecendo os módulos.
Unidade 03 - Navegando pela sala de aula virtual.
Unidade 04 - A barra interativa.
Unidade 05 - Concluindo o módulo.
METODOLOGIA: O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.
RECURSOS: PDFs interativos, vídeos, animações, ilustrações, infográficos e jogo simulado.
AVALIAÇÃO: A avaliação é contínua através atividades autoavaliativas e desempenho em jogo simulado ao final do módulo.
O Ambiente Virtual de Aprendizagem do Sistema Único de Saúde (AVASUS) é um espaço virtual de aprendizagem desenvolvido para profissionais e alunos da área da saúde e também para a sociedade civil, cujo objetivo principal é qualificar a formação, a gestão e a assistência no SUS.
O AVASUS é um projeto do Ministério da Saúde em cooperação com a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Na UFRN este projeto é desenvolvido no Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS) e na Secretaria de Educação a Distância (SEDIS).
Os cursos oferecidos na plataforma AVASUS são elaborados a partir das necessidades do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem por objetivo de qualificar a formação de profissionais, alunos de graduação e trabalhadores da Saúde.
-
Definir o conceito de clínica ampliada.
-
Aplicar as ferramentas de gestão da clínica: genograma, ecomapa.
-
Planejar a estratégia do Apoio Matricial para integração entre ESF, NASF e CAPS.
-
Listar as etapas de elaboração de um Projeto Terapêutico Singular.
UNIDADE I: Clínica ampliada
Aula 1 – A clínica do biológico
Aula 2 – Por que ampliar a clínica?
Aula 3 – O que é clínica ampliada?
UNIDADE II: Gestão da clínica
Aula 1 – Gestão do processo familiar
Aula 2 – Genograma e ecomapa
UNIDADE III: Apoio Matricial
Aula 1 – Equipe de referência e Apoio Matricial
Aula 2 – Equipe de Apoio Matricial – NASF
Aula 3 – Equipe de Apoio Matricial – CAPS
UNIDADE IV: Projeto Terapêutico Singular
Aula 1 – O que é um PTS?
Aula 2 – Como construir um PTS?
EMENTA: A clínica ampliada. Gestão da clínica: genograma, ecomapa, Equipe de referência e Apoio Matricial. Conceito de Apoio Matricial. Apoio Matricial e Núcleo de Apoio à Saúde da Família – NASF. O processo de trabalho no NASF. O NASF e as equipes de Atenção Primária em Saúde: funções e responsabilidades. Atendimento compartilhado e específico. Integração entre serviços e articulação intersetorial. Apoio Matricial e Centro de Atenção Psicossocial. O processo de trabalho no CAPS.
METODOLOGIA: Utilizaremos uma metodologia baseada na problematização partindo da situação problema. O módulo requer autonomia do especializando para construir sua dinâmica de estudos, sendo indispensável regularidade no acesso e leitura do material disponibilizado no Ambiente Virtual do Sistema Único de Saúde – AVASUS. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, animações, linha do tempo, entre outros, no Ambiente Virtual de Aprendizagem. Como atividade final, propomos a execução de uma microintervenção junto a sua Equipe de Saúde.
RECURSOS: Situação problema, textos, infográficos, animações.
Neste módulo, discutiremos a concepção ampliada de saúde, o quanto esse conceito é importante para a organização do processo de trabalho em saúde e da rede como um todo; trabalharemos os conceitos e a aplicação dos genograma e ecomapa, ambos ferramentas de gestão da clínica, o conceito de Apoio Matricial e sua aplicação pelas equipes dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família (NASF) e dos Centros de Apoio Psicossociais (CAPS), bem como o conceito de Projeto Terapêutico Singular. Ao longo das unidades serão apresentados conceitos e exemplos que dialogam com uma situação problema com o objetivo de: definir o conceito de clínica ampliada; aplicar as ferramentas de gestão da clínica: genograma e ecomapa; planejar a estratégia do Apoio Matricial para integração entre ESF, NASF e CAPS; estabelecer as etapas de elaboração de um Projeto Terapêutico Singular. Em cada unidade haverá atividades referentes aos conteúdos.
Apresentar as ações de suporte básico de vida recomendadas pelo American Heart Association no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), parada respiratória (PR) e obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).
Unidade 1: Principais conceitos e a evolução histórica do suporte básico de vida
Unidade 2: Ressuscitação cardiopulmonar
Unidade 3: Ritmos cardíacos de parada cardiorrespiratória e desfibrilador externo automático
Unidade 4: Ações para o cuidado no alívio do engasgo
METODOLOGIA: O curso é oferecido sob a forma de educação a distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.
RECURSOS: PDFs interativos, vídeos, animações, ilustrações, infográficos e jogo simulado.
AVALIAÇÃO: A avaliação é contínua, realizada por meio de questionários pré e pós-teste compostos por questões de múltipla escolha com quatro alternativas; atividades autoavaliativas e desempenho em jogo simulado ao final do módulo.
O curso Suporte Básico de Vida está direcionado as ações de suporte básico de vida recomendadas pelo American Heart Association no atendimento às vítimas de parada cardiorrespiratória (PCR), parada respiratória (PR) e obstrução de Vias Aéreas por Corpo Estranho (OVACE).
Objetivo Geral: Qualificar os médicos para a realização da triagem ocular neonatal ou teste do olhinho.
Objetivos Específicos:
- Conhecer os aspectos anatomofisiológicos do olho e seus anexos.
- Saber sobre as principais causas e possíveis consequências da perda visual, baixa visão e cegueira, para o desenvolvimento infantil.
- Conhecer definição, objetivo e função da Triagem Visual.
- Conhecer o objetivo e realização do Teste do Reflexo Vermelho.
- Saber realizar o Teste do Reflexo Vermelho e conhecer conduta diante dos resultados possíveis.
- Saber utilizar a Caderneta de Saúde da Criança para preenchimento do resultado do Teste do Reflexo Vermelho.
- Saber realizar a Avaliação Funcional da visão do neonato.
Aspectos anatomofisiológicos do olho humano
Triagem visual
Teste do Reflexo Vermelho
A importância da equipe multiprofissional para avaliação funcional da visão do neonato
Metodologia:
O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir as videoaulas, ler os textos complementares da biblioteca, assistir os vídeos da multimídia e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
Recursos:
Flash Player 20.0.0.267 (ou última versão disponível pelo Fabricante) http://get.adobe.com/br/flashplayer/
Java Versión 8 Update 66 (ou última versão disponível pelo Fabricante) http://www.java.com/en/download/manual.jsp
Adobe Acrobat Reader DC versão 2015.007.20033 (ou última versão disponível pelo Fabricante) http://get.adobe.com/br/reader/
Avaliação: A avaliação do módulo está estruturada como autoavaliação da aprendizagem, ocorrendo de forma contínua e processual. Desta forma, foram planejadas avaliações, em formato de questionário, para cada unidade de estudo. Os questionários abordarão questões que perpassam todo o conteúdo estudado na unidade, sendo ao aluno permitido refazer a avaliação da unidade quantas vezes achar necessário.
A importância do cuidado à saúde ocular é discutida e enfatizada neste módulo. Serão abordados conteúdos específicos para orientar médicos da Atenção Básica e da Atenção Especializada quanto ao acompanhamento e o monitoramento da saúde ocular, bem como para a realização da Triagem Visual.
É composto por três unidades, sendo a primeira “Aspectos anatomofisiológicos do olho humano”, a segunda “Triagem visual” e a terceira “Teste do reflexo vermelho”.
Objetivo Geral:
Discutir a importância do brincar e da participação da família para o processo de estimulação precoce das crianças com Microcefalia e/ou outras condições, agravos de saúde que interfiram no desenvolvimento neuropsicomotor.
Objetivos Específicos:
- Compreender a importância do envolvimento e participação familiar no programa de estimulação precoce.
- Identificar o brincar e a brincadeira como recursos importantes a ser utilizados para o desenvolvimento infantil.
O brincar e a participação familiar no desenvolvimento infantil
A Importância do Brincar para o desenvolvimento Infantil
A participação da família no programa de estimulação precoce
A participação da família no desenvolvimento infantil
METODOLOGIA: O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir as videoaulas, ler os textos complementares da biblioteca, assistir os vídeos da multimídia e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
RECURSOS UTILIZADOS: Serão utilizados os seguintes recursos: videoaulas, textos complementares, vídeos da multimídia.
AVALIAÇÃO: A avaliação do módulo está estruturada como autoavaliação da aprendizagem, ocorrendo de forma contínua e processual. Desta forma, é disponibilizado ao aluno questionário ao final de cada unidade de estudo. Os questionários abordam questões que perpassam todo o conteúdo estudado na unidade, sendo ao aluno permitido refazer a avaliação da unidade quantas vezes achar necessário.
O brincar é muito importante para a criança e precisa ser levado a sério. Tanto o brincar quanto a brincadeira fazem parte do próprio desenvolvimento infantil - a criança se desenvolve por meio da brincadeira.
O processo de estimulação da criança não ocorre somente nos serviços de saúde. É fundamental que os pais, a partir da orientação dada pelos profissionais nos atendimentos às crianças, realizem em casa atividades que estimulem o desenvolvimento infantil.
Assim, o módulo foi desenvolvido com foco em famílias com crianças que tenham microcefalia ou outras condições de saúde que interfiram no seu desenvolvimento neuropsicomotor.
Objetivo Geral: Instrumentalizar os profissionais das Redes de Atenção à Saúde do SUS, contribuindo no trabalho da estimulação precoce de crianças de 0 e 3 anos de idade com alterações do desenvolvimento neuropsicomotor. Embora com ênfase nas eventuais sequelas decorrentes da microcefalia pela Infecção do Vírus Zika, o conteúdo aqui reunido poderá também ser útil para o cuidado de crianças com outras condições ou agravos de saúde que interfiram no seu desenvolvimento neuropsicomotor.
O Módulo aborda conteúdos específicos que orientarão os profissionais das equipes multiprofissionais da Atenção Básica e da Atenção Especializada quanto ao acompanhamento e o monitoramento do desenvolvimento infantil.
O Módulo aborda conteúdos específicos para realização da Estimulação Precoce e orientação às famílias de crianças com atraso no desenvolvimento neuropsicomotor decorrente de microcefalia e/ou outros agravos.
Metodologia: O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir as videoaulas, ler os textos complementares da biblioteca, assistir os vídeos da multimídia e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
Recursos:
Flash Player 20.0.0.267 (ou última versão disponível pelo Fabricante) http://get.adobe.com/br/flashplayer/
Java Versión 8 Update 66 (ou última versão disponível pelo Fabricante) http://www.java.com/en/download/manual.jsp
Adobe Acrobat Reader DC versão 2015.007.20033 (ou última versão disponível pelo Fabricante) http://get.adobe.com/br/reader/
Avaliação: A avaliação do módulo está estruturada como autoavaliação da aprendizagem, ocorrendo de forma contínua e processual. Desta forma, foram planejadas avaliações, em formato de questionário, para cada unidade de estudo. Os questionários abordarão questões que perpassam todo o conteúdo estudado na unidade, sendo ao aluno permitido refazer a avaliação da unidade quantas vezes achar necessário.
A estimulação precoce representa uma importante ação para o cuidado às crianças com microcefalia. Profissionais da atenção à saúde têm papel fundamental no acompanhamento da intervenção clínico-terapêutica e na orientação às famílias.
O módulo aborda questões desde a visão geral sobre o desenvolvimento infantil, passando pela importância de estimulação precoce, da equipe multiprofissional e da família no cuidado da criança com microcefalia; até temas relacionados ao desenvolvimento (auditivo, visual, motor, das funções manuais, da cognição e linguagem) e tipos de estimulação.
Objetivo Geral:
Discutir sobre como a ultrassonografia diagnóstica é solicitada no ambiente de cuidados em saúde.
Objetivos Específicos:
- Informar ou relembrar o conceito e as características da ecografia diagnóstica.
- Apontar as aplicações e indicações da ultrassonografia.
- Discorrer sobre as inadequações das solicitações da ultrassonografia e como corrigi-las.
- Demonstrar como se deve solicitar adequadamente esse método de diagnóstico por imagem.
Unidade 1: Caracterização da ultrassonografia
Unidade 2: Aplicações da ecografia
Unidade 3: Indicações e tipos de procedimentos ecográficos – Parte 1
Unidade 4: Indicações e tipos de procedimentos ecográficos – Parte 2
Unidade 5: Solicitando adequadamente exames ultrassonográficos
Unidade 6: Situações Problemas
Metodologia:
Serão utilizadas narrativas em vídeos, contendo simulações de atendimento médico e discussões mediadas por professor sobre situações clínicas de pacientes hipotéticos. As narrações ressaltam a contextualização entre a prática clínica e a utilização da ultrassonografia como meio de diagnóstico por imagem. Utilizamos ainda como procedimentos metodológicos questões elaboradas em forma de situações problemas. Essas questões estão disponibilizadas em formato textual e apontam para o resgate do conhecimento prévio sobre a temática trabalhada e também à reflexão crítica de como, quando e por que solicitar adequadamente a ecografia como método de diagnóstico.
Recursos Utilizados:
- Vídeo aulas produzidas em estúdio e em locações externas
- Situações simuladas
- Hiperlinks
- Textos
- Animações
Estratégia de Avaliação:
A avaliação tem caráter processual. O aluno será avaliado de forma contínua no decorrer de todo o módulo. Por intermédio de itens de autoavaliações ao final de cada unidade, bem como através das situações problemas propostas. Em todas essas etapas foram oferecidos feedbacks como mecanismo de fortalecimento do processo de aprendizagem. O feedback gera informações adicionais sobre o tema tanto nos acertos quanto nos erros, oferecendo um direcionamento nos estudos do aluno.
A proposta deste módulo é colocar em debate a forma como a ultrassonografia diagnóstica é solicitada no âmbito da atenção à saúde.
Serão abordadas temáticas relacionadas à caracterização da ultrassonografia, aplicações da ecografia, indicações e tipos de procedimentos ecográficos e solicitação adequada de exames ultrassonográficos, bem como situações problemáticas que podem decorrer desses exames.
Objetivo Geral:
Qualificar o Agente Comunitário de Saúde com conhecimentos iniciais para sua prática cotidiana com assuntos que contemplam e exploram a integração entre as equipes de saúde e a população adscrita à unidade básica de saúde, políticas públicas de saúde, controle social, bem como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
Objetivos Específicos:
- Conhecer a estrutura, a metodologia e a proposta de atividades para essa Qualificação
- Conhecer o Sistema Único de Saúde (SUS)
- Reconhecer o papel do ACS
- Conhecer o espaço de trabalho do ACS
- Compreender a importância do Planejamento e do Controle Social no SUS
- Compreender a história da implantação do PACS/PSF/ESF
- Conhecer as atribuições do ACS
- Reconhecer a importância do trabalho do ACS
- Compreender os avanços da profissão do ACS
- Compreender a ética e sua importância no ambiente de trabalho
- Reconhecer a comunicação como ferramenta para o trabalho do ACS
- Compreender a Técnica da entrevista
- Reconhecer a importância do trabalho em equipe
- Compreender a importância da visita domiciliar
- Reconhecer a importância do cadastramento das famílias e compreender o fluxo das informações
- Reconhecer a representação do espaço geográfico da comunidade através de mapas
APRESENTAÇÃO
UNIDADE 1 – Acolhimento
UNIDADE 2 - Conhecendo o SUS
UNIDADE 3 - Ações de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças
UNIDADE 4 - Conhecer as estruturas dos serviços de saúde e as Políticas de Saúde do município
UNIDADE 5 - Controle Social no SUS
UNIDADE 6 - História do PACS/PSF/ESF
UNIDADE 7 – As atribuições do ACS
UNIDADE 8 – Ser ACS
UNIDADE 9 - O ACS ontem e hoje
UNIDADE 10 - Ética no trabalho do ACS
UNIDADE 11 - Comunicação
UNIDADE 12 - Técnica de Entrevista
UNIDADE 13 - Trabalho em Equipe
UNIDADE 14 - Visita domiciliar
UNIDADE 15 - Cadastramento das Famílias
UNIDADE 16 - Conhecendo a comunidade através dos mapas
UNIDADE 17 - Encerramento
Metodologia
Serão utilizadas narrativas em vídeos contendo animações e exemplos de situações que serão vivenciadas pelo ACS ao longo de sua carreira profissional. Além disso, será disponibilizado para o(a) aluno(a) um material em formato de texto contendo as mesmas discussões apresentadas no vídeos e materiais complementares pertinentes aos assuntos abordados em cada unidade, tais como leis e portarias.
Recursos Utilizados
- Vídeo aulas produzidas em estúdio.
- Textos.
- Leis e portarias.
- Animações.
Estratégia de Avaliação
A avaliação tem caráter processual. O aluno será avaliado de forma contínua no decorrer de todo o módulo. Por intermédio de itens de autoavaliações ao final de cada unidade. Em cada avaliação o aluno terá a oportunidade de refazê-la e receberá ao final um retorno sobre o erro ou acerto da mesma.
Este módulo foi pensado especialmente para entender a importância e as ações que são desenvolvidas pelo Agente Comunitário de Saúde ( ACS) e sua inserção no processo de melhoria da qualidade dos serviços de saúde prestados à população.
O papel social do ACS é de grande relevância no contexto de mudanças das práticas de saúde junto à população brasileira. É também um dos muitos desafios colocados para o Sistema Único de Saúde (SUS), relacionados à qualidade de vida do cidadão.
Neste sentido, o módulo explora temas relacionados a políticas públicas de saúde, controle social, territorialização, bem como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, visando a melhoria da qualidade de vida da população.
Objetivo Geral: Qualificar os profissionais de saúde de nível superior nas práticas pedagógicas como Instrutor do Curso Introdutório Presencial para Agentes Comunitários de Saúde (ACS) contemplando conteúdos acerca das metodologias ativas que apoiarão o instrutor nas atividades pedagógicas propostas para o Curso Introdutório Presencial para Agentes Comunitários de Saúde no qual serão abordados: a integração entre as equipes de saúde e a população adscrita à unidade básica de saúde, políticas públicas de saúde, controle social, bem como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
Objetivos Específicos:
- Conhecer a estrutura, a metodologia e a proposta de atividades para essa qualificação.
- Conhecer o Sistema Único de Saúde (SUS).
- Reconhecer o papel do ACS.
- Conhecer o espaço de trabalho do ACS.
- Compreender a importância do Planejamento e do Controle Social no SUS.
- Compreender a história da implantação do PACS/PSF/ESF.
- Conhecer as atribuições do ACS.
- Reconhecer a importância do trabalho do ACS.
- Compreender os avanços da profissão do ACS.
- Compreender a ética e sua importância no ambiente de trabalho.
- Reconhecer a comunicação como ferramenta para o trabalho do ACS.
- Compreender a Técnica da entrevista.
- Reconhecer a importância do trabalho em equipe.
- Compreender a importância da visita domiciliar.
- Reconhecer a importância do cadastramento das famílias e compreender o fluxo das informações.
- Reconhecer a representação do espaço geográfico da comunidade através de mapas.
APRESENTAÇÃO
UNIDADE 1 - Acolhimento
UNIDADE 2 – Conhecendo o SUS
UNIDADE 3 - Ações de Promoção de Saúde e Prevenção de Doenças
UNIDADE 4 - Conhecer as estruturas dos serviços de saúde e as Políticas de Saúde do município
UNIDADE 5 - Controle Social no SUS
UNIDADE 6 - História do PACS/PSF/ESF
UNIDADE 7 - As atribuições do ACS
UNIDADE 8 – Ser ACS
UNIDADE 9 - O ACS ontem e hoje
UNIDADE 10 - Ética no trabalho do ACS – Parte I
UNIDADE 11 - Ética no trabalho do ACS – Parte II - Posturas Profissionais
UNIDADE 12 – Comunicação
UNIDADE 13 - Técnica de Entrevista
UNIDADE 14 - Trabalho em Equipe
UNIDADE 15 – Visita Domiciliar
UNIDADE 16 - Cadastramento das Famílias
UNIDADE 17 - Conhecendo a comunidade através dos mapas
UNIDADE 18 - Encerramento
Metodologia: Serão utilizadas narrativas em vídeos contendo animações e exemplos de situações que serão vivenciadas pelo ACS ao longo de sua carreira profissional. Além disso, será disponibilizado para o(a) aluno(a) um material em formato de texto contendo as mesmas discussões apresentadas no vídeos e materiais complementares pertinentes aos assuntos abordados em cada unidade, tais como leis e portarias.
Recursos Utilizados: Vídeo aulas produzidas em estúdio, textos, Leis e portarias, animações.
Estratégia de Avaliação: Não se aplica
O papel do Agente Comunitário de Saúde (ACS) na equipe da qual faz parte é de extrema relevância. Prepará-lo, portanto, para uma atuação cada vez mais articulada torna-se essencial.
Neste sentido, este módulo contempla conteúdos acerca das metodologias ativas que apoiarão o instrutor nas atividades pedagógicas propostas para o Curso Introdutório Presencial para Agentes Comunitários de Saúde. Desta forma, será possível debater sobre a integração entre as equipes de saúde e a população adscrita à unidade básica de saúde, políticas públicas de saúde e controle social, bem como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
Objetivo Geral:
Qualificar o Agente de Combate às Endemias (ACE) com conhecimentos iniciais para sua prática cotidiana com assuntos que exploram as políticas públicas de saúde, controle social, territorialização, bem como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
Objetivos Específicos:
- Estimular a integração do grupo
- Conhecer a estrutura, a metodologia e a proposta de atividades para
essa Qualificação
- Reconhecer o papel do ACE
- Reconhecer a importância profissional do ACE
- Identificar na fundamentação legal o exercício profissional do ACE
- Compreender a importância do SUS como uma política pública
reconhecendo a Vigilância em Saúde como uma prática social
- Compreender a ética e sua importância no ambiente de trabalho
- Compreender a ética e sua importância no ambiente de trabalho
- Reconhecer a importância das relações no trabalho em equipe
- Reconhecer a comunicação como ferramenta para o trabalho do ACE
- Compreender a importância da visita domiciliar
- Compreender a Técnica da entrevista
- Reconhecer a territorialização como base para o trabalho do ACE
- Identificar, na área de moradia do ACE, aquelas que podem ser consideradas áreas de risco
- Reconhecer a importância do ACE como agente de promoção da saúde e prevenção de doenças.
UNIDADE 1 - Acolhimento
UNIDADE 2 - ACE um agente de mudança
UNIDADE 3 - Fundamentação legal do trabalho do ACE
UNIDADE 4 - Conhecendo o SUS
UNIDADE 5 - Ética no Trabalho do ACE
UNIDADE 6 - Trabalho em Equipe
UNIDADE 7 – Comunicação
UNIDADE 8 - Visita Domiciliar
UNIDADE 9 - Técnica de Entrevista
UNIDADE 10 - Conhecendo a comunidade através dos mapas
UNIDADE 11 - Conhecendo áreas de risco
UNIDADE 12 - ACE como agente de promoção e prevenção
UNIDADE 13 - Encerramento
METODOLOGIA:
Serão utilizadas narrativas em vídeos contendo animações e exemplos de situações que serão vivenciadas pelo ACE ao longo de sua carreira profissional. Além disso, será disponibilizado para o(a) aluno(a) um material em formato de texto contendo as mesmas discussões apresentadas no vídeos e materiais complementares pertinentes aos assuntos abordados em cada unidade, tais como leis e portarias.
RECURSOS UTILIZADOS:
- Vídeo aulas produzidas em estúdio.
- Textos.
- Leis e portarias.
- Animações.
ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO
A avaliação tem caráter processual. O aluno será avaliado de forma contínua no decorrer de todo o módulo. Por intermédio de itens de autoavaliações ao final de cada unidade. Em cada avaliação o aluno terá a oportunidade de refazê-la e receberá ao final um retorno sobre o erro ou acerto da mesma.
Este módulo reconhece a importância do Agente de Combate às Endemias (ACE) no cotidiano das equipes de saúde.
Pensando na atualização de seus conhecimentos, o módulo contempla assuntos que exploram a políticas públicas de saúde, controle social, territorialização, bem como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças, visando a melhoria da qualidade de vida da população.
Objetivo Geral:
Qualificar os Profissionais de saúde de nível superior nas práticas pedagógicas como Instrutor do Curso Introdutório Presencial para Agente de Combate às Endemias (ACE) contemplando conteúdos acerca das metodologias ativas que apoiarão o instrutor nas atividades pedagógicas propostas para o Curso Introdutório Presencial para Agente de Combate às Endemias (ACE) no qual serão abordados: políticas públicas de saúde, controle social, territorialização, bem como ações de promoção de saúde e prevenção de doenças.
Objetivos Específicos:
- Conhecer a estrutura, a metodologia e a proposta de atividades para essa Qualificação.
- Reconhecer o papel do ACE.
- Reconhecer a importância profissional do ACE.
- Identificar na fundamentação legal o exercício profissional do ACE.
- Compreender a importância do SUS como uma política pública reconhecendo a Vigilância em Saúde como uma prática social.
- Compreender a ética e sua importância no ambiente de trabalho.
- Reconhecer a importância das relações no trabalho em equipe.
- Reconhecer a comunicação como ferramenta para o trabalho do ACE.
- Compreender a importância da visita domiciliar.
- Compreender a Técnica da entrevista.
- Reconhecer a territorialização como base para o trabalho do ACE.
- Identificar, na área de moradia do ACE, aquelas que podem ser consideradas áreas de risco.
- Reconhecer a importância do ACE como agente de promoção da saúde e prevenção de doenças.
APRESENTAÇÃO
UNIDADE 1 - Acolhimento
UNIDADE 2 - ACE um agente de mudança
UNIDADE 3 - Perfil e competências profissionais do ACE
UNIDADE 4 - Fundamentação Legal do Trabalho do ACE
UNIDADE 5 - Conhecendo o SUS
UNIDADE 6 - Ética no trabalho do ACE : Parte I
UNIDADE 7 - Ética no trabalho do ACE: Parte II - Posturas Profissionais
UNIDADE 8 – Trabalho em Equipe
UNIDADE 9 – Comunicação
UNIDADE 10 - Visita domiciliar
UNIDADE 11 - Técnica de Entrevista
UNIDADE 12 – Conhecendo a comunidade através dos mapas
UNIDADE 13 - Conhecendo áreas de risco
UNIDADE 14 - ACE como agente de promoção e prevenção
UNIDADE 15 – Encerramento do Curso
Metodologia: Serão utilizadas narrativas em vídeos contendo animações e exemplos de situações que serão vivenciadas pelo ACE ao longo de sua carreira profissional. Além disso, será disponibilizado para o(a) aluno(a) um material em formato de texto contendo as mesmas discussões apresentadas no vídeos e materiais complementares pertinentes aos assuntos abordados em cada unidade, tais como leis e portarias.
Recursos Utilizados
- Vídeo aulas produzidas em estúdio.
- Textos.
- Leis e portarias.
- Animações.
Este módulo foi pensado especialmente para abordar as metodologias ativas que apoiarão o instrutor nas atividades pedagógicas propostas para o Curso Introdutório Presencial para Agentes de Combate às Endemias (ACE).
Entre os diversos conteúdos, serão abordados: a integração entre as equipes de saúde e a população adscrita à unidade básica de saúde; políticas públicas de saúde; controle social; ações de promoção de saúde e prevenção de doenças; perfil e competências profissionais do ACE; fundamentação legal do trabalho dos agentes e ética no trabalho do ACE.