Eixo I – Investigação em Atenção Primária à Saúde
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 30
Objetivos:

• Descrever de modo sumário a trajetória da construção da cidadania na sociedade ocidental.

• Identificar as responsabilidades do Estado na formulação e na implementação de Políticas Sociais.

• Conhecer a história da política de saúde no Brasil e o processo da Reforma Sanitária.

• Refletir sobre o processo de implantação e implementação do SUS.

• Reconhecer a dinâmica de funcionamento das redes de atenção nas regiões de saúde.

Conteúdo:

UNIDADE I: Noções básicas sobre o Estado, as Políticas Sociais e a construção da cidadania

AULA 1 – O Estado e a proteção social na sociedade moderna
AULA 2 – As políticas Sociais e a construção da cidadania no Brasil
AULA 3 – A política de saúde na história republicana brasileira, o movimento da reforma sanitária e a instituição do direito à Saúde.

UNIDADE II: A reforma sanitária brasileira e o processo de institucionalização do SUS

AULA 1 – As mudanças na Política de Saúde e a institucionalização do SUS
AULA 2 – A descentralização e a organização do sistema de base municipalista

UNIDADE III: O desafio da regionalização e da efetivação das redes de atenção

AULA 1 – Os modelos de atenção à saúde.
AULA 2 – As redes como perspectiva de integração das ações e serviços

UNIDADE IV: Das políticas públicas às Redes de Atenção à Saúde
AULA 1 – Aprofundando o olhar sobre Redes de Atenção à Saúde no seu território

Organização:

EMENTA: O módulo aborda noções básicas sobre o Estado, as Políticas Sociais e a construção da Cidadania nas sociedades ocidentais e reconstitui marcos históricos da construção da Política de Saúde no Brasil. Discute aspectos essenciais da reforma sanitária brasileira e o processo de institucionalização do SUS, e, apresenta a configuração assumida pelo SUS ao longo de sua implementação, culminando com a descrição da organização dos serviços em redes de atenção, com uma breve análise do contexto atual que desafia sua consolidação.

METODOLOGIA
A aprendizagem requer uma atitude proativa e uma regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e na realização das tarefas propostas. Os conteúdos serão apresentados em textos, vídeos e diagramas e a aprendizagem exige desenvolvimento da capacidade de interpretação, de síntese e de contextualização que serão exercitados em atividades de verificação de conhecimentos.

RECURSOS 

Textos, vídeos, sites, músicas.

AVALIAÇÃO 
A avaliação se dará ao final de cada unidade, através de questões de múltipla escolha, as quais terão o feedback, com a finalidade de favorecer o aprendizado dos cursistas.

Filtro Temático: Gestão & Saúde coletiva
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Sim
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Este módulo aborda a Política e o Sistema de Saúde no Brasil, desde os aspectos históricos, noções elementares sobre a construção da cidadania nas sociedades ocidentais em que se sobressai o papel do Estado moderno, Reforma Sanitária no Brasil e conformação do Sistema Único de Saúde. Você terá a sua disposição um conjunto de recursos que irá apoiá-lo(a) em seu processo de aprendizagem.

Eixo I – Investigação em Atenção Primária à Saúde
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 30
Objetivos:

Objetivos gerais:

Identificar os principais marcos históricos e legislativos da Atenção Primária à Saúde (APS); a organização e o processo de trabalho das equipes de saúde da família; a apreensão do território no contexto da saúde, além dos principais elementos envolvidos no processo de territorialização no âmbito da Estratégia de Saúde da Família.

Objetivos específicos: 

Definir seus principais preceitos e pressupostos da APS no cenário mundial e no contexto do Sistema único de Saúde (SUS).

Caracterizar os principais preceitos orientadores para atuação das equipes das cenários da APS/ESF no contexto do SUS.

Identificar a organização e o processo de trabalho na Estratégia de Saúde da Família.

Estabelecer o papel da APS na composição de Redes de Atenção à Saúde.

Conceituar o que é território no contexto da Estratégia de Saúde da Família (ESF).

 

Conteúdo:

UNIDADE I – A Atenção Primária em Saúde e a Estratégia de Saúde da Família

Aula 01: Marcos históricos e conceituais da Atenção Primária à Saúde

Aula 02: A perspectiva da APS no contexto brasileiro

UNIDADE II – A Estratégia de Saúde da Família como novo modelo assistencial

Aula 01: A proposição de um novo modelo assistencial

Aula 02: O papel da Atenção Primária à Saúde na composição e na organização da saúde

UNIDADE III – O território na Atenção Primária à Saúde

Aula 01: Os múltiplos olhares sobre o espaço

Aula 02: O território no contexto da Saúde

UNIDADE IV – A Territorialização na Atenção Primária à Saúde

Aula 01: O processo de territorialização

Aula 02: A cartografia como ferramenta de desvelamento do território

Organização:

Ementa:

O processo de trabalho na saúde da família. Território, processo de territorialização, vínculo, coordenação do cuidado e população adscrita. Mapeamento institucional, social, demográfico e epidemiológico.

Metodologia:

Utilizaremos uma metodologia baseada na problematização partindo da situação problema. Isso requer autonomia do especializando para construir sua dinâmica de estudos, sendo indispensável regularidade no acesso e leitura do material disponibilizado no ambiente virtual. Os conteúdos serão apresentados na forma de texto, animações, linha do tempo, entre outros. 

Recursos:

Textos, animações, linha do tempo, fórum, entre outros.

Avaliação:

Será realizada de modo progressivo, por meio da avaliação da frequência e realização de questionários autoinstrucionais ao final de cada unidade.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O módulo aborda o processo de trabalho na saúde da família, trazendo reflexões acerca do processo de territorialização, vínculo, coordenação do cuidado, população adscrita. Ademais, versa também sobre mapeamento institucional, social, demográfico e epidemiológico.

Eixo I – Investigação em Atenção Primária à Saúde
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 30
Objetivos:
  • Realizar visita on-line aos espaços que compõem uma Unidade de Saúde.
  • Distinguir a Unidade de Saúde na estrutura organizativa do SUS.
  • Classificar a Unidade de Saúde de acordo com a tipologia.
  • Descrever os princípios organizativos para um bom funcionamento da Unidade Básica de Saúde (UBS).
  • Definir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ-AB) e suas etapas.
  • Identificar os indicadores de avaliação e monitoramento na UBS.
Conteúdo:

UNIDADE I: A UNIDADE DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS

AULA 1 – Conhecendo a Unidade de Saúde no âmbito da Rede de Atenção

AULA 2 – Fundamentos (parâmetros) a serem utilizados para tipificar a Unidade de Saúde

 

UNIDADE II: ESTRUTURA E FUNCIONAMENTO DA UNIDADE DE SAÚDE

AULA 1 – Estrutura física e ambiência da Unidade de Saúde

AULA 2 – Dimensão e serviços da Unidade de Saúde para uma localidade

 

UNIDADE III: MELHORIA DO ACESSO E DA QUALIDADE

AULA 1 – Atribuições da equipe e Grupos prioritários

AULA 2 – Parâmetros para Melhoria do Acesso e da Qualidade na AB

 

UNIDADE IV: MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO PERMANENTE NA UNIDADE DE SAÚDE

AULA 1 – Autoavaliação e Avaliação Externa da Unidade de Saúde

AULA 2 – Indicadores de Monitoramento e Desempenho na Unidade de Saúde

Organização:

METODOLOGIA

Serão utilizadas aulas dialogais fundadas na proposta pedagógica de ensino ativo, segundo a qual, o aluno deverá ser continuamente questionado e levado a buscar o conhecimento, construindo autonomamente sua compreensão do conteúdo.

 

RECURSOS

Os conteúdos serão apresentados a partir da utilização de variados recursos interativos e dispositivos pedagógicos, característicos da modalidade de Educação a Distância – EaD, visando uma aprendizagem significativa. Para isso, utilizaremos: videoaula; visita on-line pelos espaços da Unidade de Saúde; encenação textual; checklist; atividades lúdicas interativas.

 

AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada de modo progressivo, a partir da participação dos alunos em fóruns, da análise das tarefas realizadas e de uma microintervenção ao final do módulo. Na conclusão de cada unidade, o aluno, pautado nos conhecimentos específicos, fará uma atividade avaliativa do tipo:

  • UNIDADE I – participação no Fórum Café da Saúde Coletiva.

  • UNIDADE II – Questionário autoinstrucional.

  • UNIDADE III – participação no Fórum Café da Saúde Coletiva. 

  • UNIDADE IV– Microintervenção. Elaboração, por parte do aluno em conjunto com a equipe, de um ciclo de melhoria da qualidade para sua Unidade de Saúde.
Filtro Temático: Cuidado
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O módulo Observação na Unidade de Saúde é mais um momento pedagógico sequencial de conhecimento progressivo de educação permanente do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família – PEPSUS, no qual será apresentada ao aluno a Unidade de Saúde, inserida na estrutura organizativa do Sistema Único de Saúde (SUS), resgatando alguns pressupostos do módulo APS, ESF e Territorialização. Será a possibilidade de o aluno conhecer a Unidade de Saúde, enquanto ponto de Atenção na Rede de Serviços, apoderando-se de informações sobre sua organização e seu funcionamento, baseado em critérios que visam à melhoria do acesso e qualidade. O módulo tem carga horária de 30 horas e será desenvolvido em 4 (quatro) unidades. Cada unidade terá 8 horas de atividades, tendo ao seu final uma avaliação.