Cursos Encerrados
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 30
Objetivos:

Capacitar candidatos a Facilitadores Pedagógicos em competências de Educação a Distância para a proposta pedagógica do curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família – PEPSUS.

Identificar as tarefas do Facilitador Pedagógico do PEPSUS e suas atividades no curso de Especialização.

Reconhecer o ambiente virtual do PEPSUS e suas ferramentas.

Conteúdo:

Unidade I – Conhecendo o PEPSUS e a mediação tecnológica.

Unidade II – O curso de Especialização.

Unidade III – As especificidades da tarefa do Facilitador Pedagógico.

Unidade IV – Os produtos esperados do curso de Especialização.

Organização:

METODOLOGIA

O curso terá a duração de 30 horas, sendo 8 h presenciais e 22 h a distância, no ambiente virtual AVASUS/PEPSUS.

Carga horária a distância

As atividades do PFFP (Programa de Formação e Capacitação de Facilitadores Pedagógicos e Supervisores Pedagógicos/versão para seleção) sustentam-se em metodologias ativas de ensino e de aprendizagem e requerem do aluno atitude proativa, com regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e na realização das tarefas propostas. Os conteúdos são apresentados em textos, vídeos e outros recursos, e a aprendizagem exigirá desenvolvimento das capacidades de interpretação, de síntese e de contextualização que serão exercitadas em atividades de verificação de conhecimentos, na elaboração de tarefas e em uma avaliação final, voltada para a identificação das habilidades e competências na missão de Facilitador Pedagógico do PEPSUS. As 22 horas propostas estão divididas em quatro unidades. Nas duas primeiras, os alunos/candidatos assumirão perfil de alunos, enquanto nas duas últimas, assumirão o perfil de Facilitadores Pedagógicos.

Carga horária presencial

Será utilizada metodologia ativa, com recursos audiovisuais em sala de aula, de forma a estimular o diálogo e a aprendizagem reflexiva.

 

RECURSOS

Vídeos, animações, infográficos, textos, entre outros.

AVALIAÇÃO

Será realizada de modo progressivo, por meio da avaliação da frequência e da qualidade nas diferentes atividades propostas: fóruns, questionários, upload de tarefas e uso adequado das diferentes ferramentas e adequação à proposta pedagógica do PEPSUS.  

Filtro Temático: Ensino na Saúde
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Sim
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: ALUNOS PEPSUS
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O Módulo visa capacitar candidatos a Facilitadores Pedagógicos no Curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família – PEPSUS em competências de Educação a Distância (EaD), as quais são baseadas em metodologias problematizadoras e reflexivas inspiradas em situações da prática das equipes da Estratégia Saúde da Família com o objetivo de estimular a qualificação da APS.

Cursos Encerrados
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 8
Objetivos:

Objetivo geral

Apresentar a organização da estratégia de vigilância elaborada exclusivamente para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016TM  e dar orientações básicas sobre a conduta frente à situações críticas para a assistência.

Objetivos específicos

-Revisar conceitos importantes para Vigilância Epidemiológica
-Apresentar os instrumentos de registro e notificação exclusivos para os Jogos
-Apresentar a estratégia de vigilância baseada em sintomas, exclusiva para os Jogos
-Apresentar a organização da rede e o fluxo de notificação durante os Jogos
-Orientar sobre a conduta do voluntário frente à situações críticas em evento de massa
-Revisar brevemente as doenças com maior risco de ocorrência no período dos Jogos
Conteúdo:

Boas-vindas e objetivos do curso

Unidade 1
Contextualização Avaliação de risco

Unidade 2
Vigilância e comunicação em saúde
Definições básicas de vigilância
Importância da notificação
Lista das doenças de notificação compulsória
Notificação e vigilância baseada em sintomas

Unidade 3
Situações críticas para a assistência

Condutas frente a acidentes com substâncias químicas, biológicas, radiológicas e nucleares
Condutas frente a acidentes com múltiplas vítimas

Exercícios

Unidade 4 – Informações adicionais sobre assistência e vigilância no período dos Jogos
Organização do sistema de saúde e contatos
Vigilância participativa
Força Nacional do SUS
Saúde do Viajante

– Leituras complementares: Biblioteca

Organização:

Metodologia
O módulo é desenvolvido na modalidade de educação a distância (EAD). Os conteúdos podem ser acessados de forma linear, um após o outro, conforme a distribuição das unidades apresentadas, ou de acordo com o interesse específico do aluno por um determinado tópico.
Para ter direito ao certificado de conclusão, os alunos deverão cursar todas as unidades.
Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador, tablet ou smartphone.

Certificação
Ao concluir todas as unidades do curso, incluindo os exercícios propostos, o aluno concluirá 100% de progressão e receberá o certificado.

Filtro Temático: Ensino na Saúde
Recomendado: Sim
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Sim
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: POPULAÇÃO GERAL, GESTOR, VISITADOR SANITÁRIO, VETERINARIO OU ZOOTECNISTA, PROFISSIONAL DE EDUCAÇÃO FÍSICA, PSICOLOGO OU PSICANALISTA, BIÓLOGO, FONOAUDIÓLOGO, BIOMÉDICO, ENFERMEIRO, NUTRICIONISTA, FARMACÊUTICO, ASSISTENTE SOCIAL, ODONTÓLOGO, TERAPEUTA OCUPACIONAL OU ORTOPTISTA, FISIOTERAPEUTA, MÉDICO
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Este módulo abordará a preparação da vigilância e atenção à saúde durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016TM e é destinado, especialmente, aos profissionais de saúde voluntários que atuarão nos serviços de saúde das venues.

Serão revisados alguns conceitos importantes de vigilância, assim como o funcionamento da vigilância e aspectos relevantes da rede de assistência a saúde durante os Jogos Olímpicos 2016.

O módulo apresenta a estratégia de vigilância baseada em sintomas e reforça a importância da oportunidade da notificação dos pacientes atendidos com suspeita de doença infecciosa, visando a adoção de medidas de prevenção e controle adequadas e em tempo hábil de evitar novos casos. O módulo traz ainda materiais úteis de referência e consulta.

Dessa forma, esperamos contribuir para que as ações de saúde sejam realizadas de maneira oportuna e eficiente, garantindo a saúde dos atletas, do público e dos trabalhadores durante esse evento de massa.

Cursos Encerrados
Público Alvo: Profissionais da Saúde
Carga horária: 60
Objetivos:

- Desmistificar o cuidado em saúde mental, facilitando que os trabalhadores da ABS reconheçam e intervenham sobre quadros de sofrimento psíquico, aqui incluída a atenção a pessoa em uso prejudicial de álcool e outras drogas, identificando competências de cuidado que já são utilizadas e construindo novas ferramentas que auxiliem nos desafios apresentados pelo campo.

- Qualificar ao nível de atualização trabalhadores de nível médio e superior das equipes da estratégia da família 

 

Conteúdo:

I - Introdução

II - 4 Princípios para ação em SM

III - Atitudes dos trabalhadores da ABS

IV - Conceito de Rede

V - Redução de Danos e o papel da Estratégia de Saúde da Família

VI - Como atuar em territórios violentos

VII - Desafios e Conquistas

Organização:

METODOLOGIA:

Propõe-se um desenho de formação que contemple prioritariamente toda a equipe da ABS, de modo a garantir informações homogêneas que poderão, durante o curso, serem aprofundadas de acordo com o grau de interesse, conhecimento e necessidade sentida por cada profissional.

O curso será realizado na modalidade Educação a Distância (EAD). Todos os alunos terão o acompanhamento por um tutor, que atuará como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos deverão responder as atividades de exercício na plataforma e só assim serão liberados pelo tutor para prosseguir para o módulo seguinte.

RECURSOS:

Todos os recursos como leituras de textos relacionados aos módulos, leitura complementar para aprofundamento e explicação de terminologia da área de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas estão disponibilizadas na própria plataforma, sinalizadas por ícones que estão apresentados no glossário. 

PARCEIROS:

Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde do Ministério da Saúde - Deges/Segets/MS

Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – Icict/Fiocruz

Rede das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde - RET-SUS

Filtro Temático: Cuidado
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Sim
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Sim
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

A expansão da Estratégia de Saúde da Família no país provocou uma redefinição das diretrizes nos cuidados em saúde e uma reorganização dos equipamentos de saúde existentes no território.

A implantação de equipes multiprofissionais que assumem o acompanhamento de famílias- moradoras de um determinado território representou para o Ministério da Saúde a consolidação de uma estratégia que já se provou capaz de reorientar o modelo assistencial em saúde.

O modelo de atuação dessas equipes extrapola ações de assistência médica, já que incluem o reconhecimento das necessidades da população e do território, a importante construção do vínculo entre moradores e profissionais através de um contato permanente com a comunidade, além da busca de soluções de problemas mais comuns e frequentes de sua clientela, nela incluídos os portadores de transtornos mentais assim como as pessoas em uso prejudicial de álcool, crack e outras drogas.

Partindo-se da experiência do Projeto Caminhos do Cuidado - voltado para formação de agentes comunitários em saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem- que mobilizou as equipes da ESF, levando para dentro destas discussões de situações e casos trazidos pelos alunos, propõe-se agora responder a uma demanda dos próprios trabalhadores da atenção básica: a necessidade de formação dos demais profissionais da equipe.

Cursos Encerrados
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 22
Objetivos:

Objetivo Geral:

Desenvolver ou aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti, além da divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares.



Objetivos Específicos:

- Discutir a importância dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti;

- Desenvolver conhecimentos sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por ele;

- Trabalhar os aspectos  relacionados à prevenção, medidas de controle e registro das informações;

-  Ampliar a capacidade de comunicação e mobilização comunitária;

- Introduzir noções sobre os inseticidas utilizados, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança.

 

Conteúdo:

Unidade 01: A importância de ACS no combate ao Aedes Aegypti

Unidade 02: Conheça um pouco mais sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas

Unidade 03: Prevenção, medidas de controle e registro das informações

Unidade 04: Estratégias de comunicação e mobilização comunitária

Unidade 05: Noções sobre os inseticidas utilizados no programa, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança.

Organização:

METODOLOGIA

O módulo é desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EAD). Os conteúdos podem ser acessados de forma linear, um após o outro conforme a distribuição das unidades acima, ou conforme o interesse específico do aluno por um determinado tópico. Para ter direito a certificado de conclusão, os alunos deverão estudar todos os conteúdos e realizar as atividades pedagógicas.

Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.



AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada em função dos questionários ao longo das unidades e por meio do pós-teste ao final do curso. A nota será o somatório dos questionários dividido por cinco, sendo que o resultado vale 50% da nota final e o pós-teste vale outros 50%, aplicado no final do curso. Serão considerados aprovados todos os alunos que obtiverem percentual de aproveitamento maior ou igual a 70%.

Filtro Temático: Vigilância em Saúde
Recomendado: Sim
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Sim
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O enfrentamento ao Aedes Aegipty se tornou uma ação de emergência por parte de toda a sociedade. Para conhecer os principais aspectos sobre a prevenção e a proliferação de foco, bem como  a transmissão de doenças transmitidas por ele, participe deste módulo! 

A importância do tema é reforçada pelo contexto vivido no Brasil desde outubro de 2015, quando foi identificada a relação entre a infecção pelo Zika Vírus em mulheres grávidas (uma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegipty) e casos de microcefalia em récem-nascidos.


Dessa forma, o combate ao mosquito torna-se ainda mais importante tendo em vista a consequência dos casos de microcefalia para as crianças e famílias afetadas. A informação é uma das melhores contribuições no enfrentamento do problema. ao mosquito, cuja relevância já se justificava devido à gravidade da dengue, torna-se ainda mais importante tendo em vista a consequência dos casos de microcefalia para as crianças e famílias afetadas.

Cursos Encerrados
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 22
Objetivos:

Objetivo Geral:

Desenvolver ou aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti, além da divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares.



Objetivos Específicos:

- Discutir a importância dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti.

- Desenvolver conhecimentos sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por ele.

- Trabalhar os aspectos  relacionados à prevenção, medidas de controle e registro das informações.

- Ampliar a capacidade de comunicação e mobilização comunitária.

- Introduzir noções sobre os inseticidas utilizados, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança.

 

Conteúdo:

Unidade 01: A importância de ACS no combate ao Aedes Aegypti

Unidade 02: Conheça um pouco mais sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas

Unidade 03: Prevenção, medidas de controle e registro das informações

Unidade 04: Estratégias de comunicação e mobilização comunitária

Unidade 05: Noções sobre os inseticidas utilizados no programa, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança.

Organização:

Metodologia

O módulo é desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EAD). Os conteúdos podem ser acessados de forma linear, um após o outro conforme a distribuição das unidades acima, ou conforme o interesse específico do aluno por um determinado tópico. Para ter direito a certificado de conclusão, os alunos deverão estudar todos os conteúdos e realizar as atividades pedagógicas.

Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.



AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada em função dos questionários ao longo das unidades e por meio do pós-teste ao final do curso. A nota será o somatório dos questionários dividido por cinco, sendo que o resultado vale 50% da nota final e o pós-teste vale outros 50%, aplicado no final do curso. Serão considerados aprovados todos os alunos que obtiverem percentual de aproveitamento maior ou igual a 70%.

Filtro Temático: Vigilância em Saúde
Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Sim
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Este módulo trata das estratégias de enfrentamento ao Aedes Aegipty, abordando os principais aspectos para prevenir a proliferação de focos e a transmissão de doenças transmitidas por ele. A sua importância é reforçada pelo contexto vivido no Brasil desde outubro de 2015, quando foi identificada a relação entre a infecção pelo Zika Vírus em mulheres grávidas (uma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti) e casos de microcefalia em récem-nascidos. 

Dessa forma, o combate ao mosquito, cuja relevância já se justificava devido à gravidade da dengue, torna-se ainda mais importante tendo em vista a consequência dos casos de microcefalia para as crianças e famílias afetadas.

 

Cursos Encerrados
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 22
Objetivos:

Objetivo Geral:

Desenvolver ou aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti, além da divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares.

Objetivos Específicos:

- Discutir a importância dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti;

- Desenvolver conhecimentos sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por ele;

- Trabalhar os aspectos  relacionados à prevenção, medidas de controle e registro das informações;

- Ampliar a capacidade de comunicação e mobilização comunitária;

- Introduzir noções sobre os inseticidas utilizados, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança. 

 

Conteúdo:

Unidade 01: A importância de ACS no combate ao Aedes Aegypti 

Unidade 02: Conheça um pouco mais sobre o mosquito Aedes Aegypti  e as doenças transmitidas

Unidade 03: Prevenção, medidas de controle e registro das informações

Unidade 04: Estratégias de comunicação e mobilização comunitária

Unidade 05: Noções sobre os inseticidas utilizados no programa, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança.

Organização:

METODOLOGIA:

O módulo é desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EAD). Os conteúdos podem ser acessados de forma linear, um após o outro conforme a distribuição das unidades acima, ou conforme o interesse específico do aluno por um determinado tópico. Para ter direito a certificado de conclusão, os alunos deverão estudar todos os conteúdos e realizar as atividades pedagógicas.

Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.



AVALIAÇÃO

A avaliação será realizada em função dos questionários ao longo das unidades e por meio do pós-teste ao final do curso. A nota será o somatório dos questionários dividido por cinco, sendo que o resultado vale 50% da nota final e o pós-teste vale outros 50%, aplicado no final do curso. Serão considerados aprovados todos os alunos que obtiverem percentual de aproveitamento maior ou igual a 70%.

Filtro Temático: Vigilância em Saúde
Recomendado: Sim
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Sim
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Este módulo trata das estratégias de enfrentamento ao Aedes Aegypti, abordando os principais aspectos para prevenir a proliferação de focos e a transmissão de doenças transmitidas por ele. A sua importância é reforçada pelo contexto vivido no Brasil desde outubro de 2015, quando foi identificada a relação entre a infecção pelo Zika Vírus em mulheres grávidas (uma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti) e casos de microcefalia em récem-nascidos. 

Diante do atual contexto, o combate ao mosquito torna-se ainda mais necessário e urgente, tendo em vista a consequência dos casos de microcefalia para as crianças e famílias afetadas. 

Dessa forma, o combate ao mosquito, cuja relevância já se justificava devido à gravidade da dengue, torna-se ainda mais importante tendo em vista a consequência dos casos de microcefalia para as crianças e famílias afetadas.

Cursos Encerrados
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 100
Objetivos:

Objetivos

Objetivo Geral: Discutir a importância do Programa Telessaúde Brasil Redes na promoção da saúde e da Atenção Básica, além de orientar a atuação de teleconsultores e telerreguladores em saúde mental.

Objetivos específicos:

  • Identificar os principais conceitos que permeiam o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes e demonstrar a sua importância na promoção da saúde e da Atenção Básica.
  • Detalhar o processo de solicitação de uma teleconsultoria.
  • Compreender todo o protocolo de Telerregulação e auditoria
  • Entender como são montadas as respostas para as teleconsultorias.
  • Identificar os principais conceitos relacionados à Saúde Mental.
Conteúdo:

Apresentação

Telessaúde

Teleconsultoria

Telerregulação

Resposta de uma teleconsultoria

Organização:

METODOLOGIA: O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir as videoaulas, ler os textos complementares da biblioteca, assistir os vídeos da multimídia e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.

RECURSOS UTILIZADOS: Serão utilizados os seguintes recursos: videoaulas, textos complementares, vídeos da multimídia.

AVALIAÇÃO: A avaliação do módulo está estruturada como autoavaliação da aprendizagem, ocorrendo de forma contínua e processual. Desta forma, é disponibilizado ao aluno questionário ao final de cada unidade de estudo. Os questionários abordam questões que perpassam todo o conteúdo estudado na unidade, sendo ao aluno permitido refazer a avaliação da unidade quantas vezes achar necessário

Filtro Temático: Vigilância em Saúde
Recomendado: Sim
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

O curso aborda conteúdos voltados ao Programa Telessaúde Brasil Redes e Saúde Mental. O conteúdo das aulas gira em torno do Programa Telessaúde Brasil Redes; do detalhamento do processo de solicitação de uma teleconsultoria; do protocolo de telerregulação e auditoria; da orientação à produção de respostas às solicitações de teleconsultorias; e da identificação dos principais conceitos que permeiam a Saúde Mental.

Cursos Encerrados
Público Alvo: Público Geral
Carga horária: 8
Objetivos:

Espera-se que ao término desta capacitação, os profissionais de saúde estejam aptos a: ofertar a PrEP de forma eficaz e segura e para ofertá-la em seu serviço de saúde de acordo com as recomendações das diretrizes do Ministério da Saúde

Conteúdo:

Noções básicas de PrEP

Visita Inicial – Triagem e elegibilidade para a PrEP

Visitas de PrEP: retorno de 30 dias e acompanhamentos

A adesão à PrEP

Fluxogramas e organização dos serviços (módulo opcional para gestores)

Avaliação final e documentos importantes.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Sífilis e outras ist

As principais competências que os profissionais de saúde irão desenvolver durante a capacitação baseada nas recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para PrEP são:

  1. Identificar candidatos elegíveis para a PrEP;

  2. Avaliar o risco individual para HIV;

  3. Avaliar a elegibilidade clínica para a PrEP;

  4. Prescrever a PrEP;

  5. Conduzir avaliações clínicas e laboratoriais durante as visitas de acompanhamento de PrEP;

  6. Utilizar o SICLOM enquanto ferramenta para seguimento clínico e monitoramento;

  7. Proporcionar adesão à educação, orientação e apoio a candidatos e usuários da PrEP.

Cursos Encerrados
Público Alvo: acadêmicos e profissionais de enfermagem.
Carga horária: 30
Objetivos:

Descrever as etapas do ciclo do sangue desde a captação de doadores até a transfusão de hemocomponentes e suas complicações.

Conteúdo:

UNIDADE 1: Breve histórico da transfusão e o ciclo do sangue

UNIDADE 2: A trajetória das doações de sangue

UNIDADE 3: A transfusão de hemocomponentes

UNIDADE 4: Reações transfusionais

Organização:

METODOLOGIA: O curso é oferecido sob a forma de educação à distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.

RECURSOS: Livro digital contendo unidades enriquecidas com vídeos, ilustrações e infográficos.

AVALIAÇÃO: Questionários pré e pós-teste compostos por questões de múltipla escolha com quatro alternativas, e atividades ao final de cada unidade.

Recomendado: Não
Certificação (Fechado somente pessoas com perfil podem emitir certificado): Não
Certificado: Sim
Visibilidade para Aluno: Não
Visibilidade no Dashboard: Não
Disponibilidade (Aberto TODOS pode se inscrever): Sim
Perfis Associados: Escolher
Perfis Recomendados: Escolher
Tutoria: Sem orientação / facilitacão
Formato: Extensão
Trilhas: Escolher

Estudo de breve histórico e conceitos básicos em hemoterapia. Apresentação das etapas do processo de doação de sangue, desde a captação de doadores até o processamento, armazenamento e distribuição dos hemocomponentes. Descrição do processo transfusional (etapa pré-transfusional, ato transfusional, etapa pós-transfusional). Apresentação das principais reações transfusionais e descrição do atendimento às reações transfusionais.