Capacitar candidatos a Facilitadores Pedagógicos em competências de Educação a Distância para a proposta pedagógica do curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família – PEPSUS.
Identificar as tarefas do Facilitador Pedagógico do PEPSUS e suas atividades no curso de Especialização.
Reconhecer o ambiente virtual do PEPSUS e suas ferramentas.
Unidade I – Conhecendo o PEPSUS e a mediação tecnológica.
Unidade II – O curso de Especialização.
Unidade III – As especificidades da tarefa do Facilitador Pedagógico.
Unidade IV – Os produtos esperados do curso de Especialização.
METODOLOGIA
O curso terá a duração de 30 horas, sendo 8 h presenciais e 22 h a distância, no ambiente virtual AVASUS/PEPSUS.
Carga horária a distância
As atividades do PFFP (Programa de Formação e Capacitação de Facilitadores Pedagógicos e Supervisores Pedagógicos/versão para seleção) sustentam-se em metodologias ativas de ensino e de aprendizagem e requerem do aluno atitude proativa, com regularidade nas leituras, no acesso aos recursos educacionais disponibilizados e na realização das tarefas propostas. Os conteúdos são apresentados em textos, vídeos e outros recursos, e a aprendizagem exigirá desenvolvimento das capacidades de interpretação, de síntese e de contextualização que serão exercitadas em atividades de verificação de conhecimentos, na elaboração de tarefas e em uma avaliação final, voltada para a identificação das habilidades e competências na missão de Facilitador Pedagógico do PEPSUS. As 22 horas propostas estão divididas em quatro unidades. Nas duas primeiras, os alunos/candidatos assumirão perfil de alunos, enquanto nas duas últimas, assumirão o perfil de Facilitadores Pedagógicos.
Carga horária presencial
Será utilizada metodologia ativa, com recursos audiovisuais em sala de aula, de forma a estimular o diálogo e a aprendizagem reflexiva.
RECURSOS
Vídeos, animações, infográficos, textos, entre outros.
AVALIAÇÃO
Será realizada de modo progressivo, por meio da avaliação da frequência e da qualidade nas diferentes atividades propostas: fóruns, questionários, upload de tarefas e uso adequado das diferentes ferramentas e adequação à proposta pedagógica do PEPSUS.
O Módulo visa capacitar candidatos a Facilitadores Pedagógicos no Curso de Especialização em Saúde da Família do Programa de Educação Permanente em Saúde da Família – PEPSUS em competências de Educação a Distância (EaD), as quais são baseadas em metodologias problematizadoras e reflexivas inspiradas em situações da prática das equipes da Estratégia Saúde da Família com o objetivo de estimular a qualificação da APS.
Objetivo geral
Apresentar a organização da estratégia de vigilância elaborada exclusivamente para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016TM e dar orientações básicas sobre a conduta frente à situações críticas para a assistência.
Objetivos específicos
Boas-vindas e objetivos do curso
Unidade 1 –
Contextualização Avaliação de risco
Unidade 2 –
Vigilância e comunicação em saúde
Definições básicas de vigilância
Importância da notificação
Lista das doenças de notificação compulsória
Notificação e vigilância baseada em sintomas
Unidade 3 –
Situações críticas para a assistência
Condutas frente a acidentes com substâncias químicas, biológicas, radiológicas e nucleares
Condutas frente a acidentes com múltiplas vítimas
Exercícios
Unidade 4 – Informações adicionais sobre assistência e vigilância no período dos Jogos
Organização do sistema de saúde e contatos
Vigilância participativa
Força Nacional do SUS
Saúde do Viajante
– Leituras complementares: Biblioteca
Metodologia
O módulo é desenvolvido na modalidade de educação a distância (EAD). Os conteúdos podem ser acessados de forma linear, um após o outro, conforme a distribuição das unidades apresentadas, ou de acordo com o interesse específico do aluno por um determinado tópico.
Para ter direito ao certificado de conclusão, os alunos deverão cursar todas as unidades.
Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador, tablet ou smartphone.
Certificação
Ao concluir todas as unidades do curso, incluindo os exercícios propostos, o aluno concluirá 100% de progressão e receberá o certificado.
Este módulo abordará a preparação da vigilância e atenção à saúde durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016TM e é destinado, especialmente, aos profissionais de saúde voluntários que atuarão nos serviços de saúde das venues.
Serão revisados alguns conceitos importantes de vigilância, assim como o funcionamento da vigilância e aspectos relevantes da rede de assistência a saúde durante os Jogos Olímpicos 2016.
O módulo apresenta a estratégia de vigilância baseada em sintomas e reforça a importância da oportunidade da notificação dos pacientes atendidos com suspeita de doença infecciosa, visando a adoção de medidas de prevenção e controle adequadas e em tempo hábil de evitar novos casos. O módulo traz ainda materiais úteis de referência e consulta.
Dessa forma, esperamos contribuir para que as ações de saúde sejam realizadas de maneira oportuna e eficiente, garantindo a saúde dos atletas, do público e dos trabalhadores durante esse evento de massa.
- Desmistificar o cuidado em saúde mental, facilitando que os trabalhadores da ABS reconheçam e intervenham sobre quadros de sofrimento psíquico, aqui incluída a atenção a pessoa em uso prejudicial de álcool e outras drogas, identificando competências de cuidado que já são utilizadas e construindo novas ferramentas que auxiliem nos desafios apresentados pelo campo.
- Qualificar ao nível de atualização trabalhadores de nível médio e superior das equipes da estratégia da família
I - Introdução
II - 4 Princípios para ação em SM
III - Atitudes dos trabalhadores da ABS
IV - Conceito de Rede
V - Redução de Danos e o papel da Estratégia de Saúde da Família
VI - Como atuar em territórios violentos
VII - Desafios e Conquistas
METODOLOGIA:
Propõe-se um desenho de formação que contemple prioritariamente toda a equipe da ABS, de modo a garantir informações homogêneas que poderão, durante o curso, serem aprofundadas de acordo com o grau de interesse, conhecimento e necessidade sentida por cada profissional.
O curso será realizado na modalidade Educação a Distância (EAD). Todos os alunos terão o acompanhamento por um tutor, que atuará como facilitador do processo de ensino-aprendizagem. Os alunos deverão responder as atividades de exercício na plataforma e só assim serão liberados pelo tutor para prosseguir para o módulo seguinte.
RECURSOS:
Todos os recursos como leituras de textos relacionados aos módulos, leitura complementar para aprofundamento e explicação de terminologia da área de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas estão disponibilizadas na própria plataforma, sinalizadas por ícones que estão apresentados no glossário.
PARCEIROS:
Departamento de Gestão da Educação na Saúde da Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação da Saúde do Ministério da Saúde - Deges/Segets/MS
Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde da Fundação Oswaldo Cruz – Icict/Fiocruz
Rede das Escolas Técnicas do Sistema Único de Saúde - RET-SUS
A expansão da Estratégia de Saúde da Família no país provocou uma redefinição das diretrizes nos cuidados em saúde e uma reorganização dos equipamentos de saúde existentes no território.
A implantação de equipes multiprofissionais que assumem o acompanhamento de famílias- moradoras de um determinado território representou para o Ministério da Saúde a consolidação de uma estratégia que já se provou capaz de reorientar o modelo assistencial em saúde.
O modelo de atuação dessas equipes extrapola ações de assistência médica, já que incluem o reconhecimento das necessidades da população e do território, a importante construção do vínculo entre moradores e profissionais através de um contato permanente com a comunidade, além da busca de soluções de problemas mais comuns e frequentes de sua clientela, nela incluídos os portadores de transtornos mentais assim como as pessoas em uso prejudicial de álcool, crack e outras drogas.
Partindo-se da experiência do Projeto Caminhos do Cuidado - voltado para formação de agentes comunitários em saúde, auxiliares e técnicos de enfermagem- que mobilizou as equipes da ESF, levando para dentro destas discussões de situações e casos trazidos pelos alunos, propõe-se agora responder a uma demanda dos próprios trabalhadores da atenção básica: a necessidade de formação dos demais profissionais da equipe.
Objetivo Geral:
Desenvolver ou aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti, além da divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares.
Objetivos Específicos:
- Discutir a importância dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti;
- Desenvolver conhecimentos sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por ele;
- Trabalhar os aspectos relacionados à prevenção, medidas de controle e registro das informações;
- Ampliar a capacidade de comunicação e mobilização comunitária;
- Introduzir noções sobre os inseticidas utilizados, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança.
Unidade 01: A importância de ACS no combate ao Aedes Aegypti
Unidade 02: Conheça um pouco mais sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas
Unidade 03: Prevenção, medidas de controle e registro das informações
Unidade 04: Estratégias de comunicação e mobilização comunitária
Unidade 05: Noções sobre os inseticidas utilizados no programa, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança.
METODOLOGIA
O módulo é desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EAD). Os conteúdos podem ser acessados de forma linear, um após o outro conforme a distribuição das unidades acima, ou conforme o interesse específico do aluno por um determinado tópico. Para ter direito a certificado de conclusão, os alunos deverão estudar todos os conteúdos e realizar as atividades pedagógicas.
Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada em função dos questionários ao longo das unidades e por meio do pós-teste ao final do curso. A nota será o somatório dos questionários dividido por cinco, sendo que o resultado vale 50% da nota final e o pós-teste vale outros 50%, aplicado no final do curso. Serão considerados aprovados todos os alunos que obtiverem percentual de aproveitamento maior ou igual a 70%.
O enfrentamento ao Aedes Aegipty se tornou uma ação de emergência por parte de toda a sociedade. Para conhecer os principais aspectos sobre a prevenção e a proliferação de foco, bem como a transmissão de doenças transmitidas por ele, participe deste módulo!
A importância do tema é reforçada pelo contexto vivido no Brasil desde outubro de 2015, quando foi identificada a relação entre a infecção pelo Zika Vírus em mulheres grávidas (uma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegipty) e casos de microcefalia em récem-nascidos.
Dessa forma, o combate ao mosquito torna-se ainda mais importante tendo em vista a consequência dos casos de microcefalia para as crianças e famílias afetadas. A informação é uma das melhores contribuições no enfrentamento do problema. ao mosquito, cuja relevância já se justificava devido à gravidade da dengue, torna-se ainda mais importante tendo em vista a consequência dos casos de microcefalia para as crianças e famílias afetadas.
Objetivo Geral:
Desenvolver ou aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti, além da divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares.
Objetivos Específicos:
- Discutir a importância dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti.
- Desenvolver conhecimentos sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por ele.
- Trabalhar os aspectos relacionados à prevenção, medidas de controle e registro das informações.
- Ampliar a capacidade de comunicação e mobilização comunitária.
- Introduzir noções sobre os inseticidas utilizados, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança.
Unidade 01: A importância de ACS no combate ao Aedes Aegypti
Unidade 02: Conheça um pouco mais sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas
Unidade 03: Prevenção, medidas de controle e registro das informações
Unidade 04: Estratégias de comunicação e mobilização comunitária
Unidade 05: Noções sobre os inseticidas utilizados no programa, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança.
Metodologia
O módulo é desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EAD). Os conteúdos podem ser acessados de forma linear, um após o outro conforme a distribuição das unidades acima, ou conforme o interesse específico do aluno por um determinado tópico. Para ter direito a certificado de conclusão, os alunos deverão estudar todos os conteúdos e realizar as atividades pedagógicas.
Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada em função dos questionários ao longo das unidades e por meio do pós-teste ao final do curso. A nota será o somatório dos questionários dividido por cinco, sendo que o resultado vale 50% da nota final e o pós-teste vale outros 50%, aplicado no final do curso. Serão considerados aprovados todos os alunos que obtiverem percentual de aproveitamento maior ou igual a 70%.
Este módulo trata das estratégias de enfrentamento ao Aedes Aegipty, abordando os principais aspectos para prevenir a proliferação de focos e a transmissão de doenças transmitidas por ele. A sua importância é reforçada pelo contexto vivido no Brasil desde outubro de 2015, quando foi identificada a relação entre a infecção pelo Zika Vírus em mulheres grávidas (uma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti) e casos de microcefalia em récem-nascidos.
Dessa forma, o combate ao mosquito, cuja relevância já se justificava devido à gravidade da dengue, torna-se ainda mais importante tendo em vista a consequência dos casos de microcefalia para as crianças e famílias afetadas.
Objetivo Geral:
Desenvolver ou aprofundar conhecimentos e habilidades para identificação e enfrentamento do mosquito Aedes Aegypti, além da divulgação de informações e orientações aos usuários durante trabalho de campo e visitas domiciliares.
Objetivos Específicos:
- Discutir a importância dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias no enfrentamento ao mosquito Aedes Aegypti;
- Desenvolver conhecimentos sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas por ele;
- Trabalhar os aspectos relacionados à prevenção, medidas de controle e registro das informações;
- Ampliar a capacidade de comunicação e mobilização comunitária;
- Introduzir noções sobre os inseticidas utilizados, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança.
Unidade 01: A importância de ACS no combate ao Aedes Aegypti
Unidade 02: Conheça um pouco mais sobre o mosquito Aedes Aegypti e as doenças transmitidas
Unidade 03: Prevenção, medidas de controle e registro das informações
Unidade 04: Estratégias de comunicação e mobilização comunitária
Unidade 05: Noções sobre os inseticidas utilizados no programa, técnicas de controle vetorial e procedimentos de segurança.
METODOLOGIA:
O módulo é desenvolvido na modalidade Educação a Distância (EAD). Os conteúdos podem ser acessados de forma linear, um após o outro conforme a distribuição das unidades acima, ou conforme o interesse específico do aluno por um determinado tópico. Para ter direito a certificado de conclusão, os alunos deverão estudar todos os conteúdos e realizar as atividades pedagógicas.
Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada em função dos questionários ao longo das unidades e por meio do pós-teste ao final do curso. A nota será o somatório dos questionários dividido por cinco, sendo que o resultado vale 50% da nota final e o pós-teste vale outros 50%, aplicado no final do curso. Serão considerados aprovados todos os alunos que obtiverem percentual de aproveitamento maior ou igual a 70%.
Este módulo trata das estratégias de enfrentamento ao Aedes Aegypti, abordando os principais aspectos para prevenir a proliferação de focos e a transmissão de doenças transmitidas por ele. A sua importância é reforçada pelo contexto vivido no Brasil desde outubro de 2015, quando foi identificada a relação entre a infecção pelo Zika Vírus em mulheres grávidas (uma das doenças transmitidas pelo Aedes Aegypti) e casos de microcefalia em récem-nascidos.
Diante do atual contexto, o combate ao mosquito torna-se ainda mais necessário e urgente, tendo em vista a consequência dos casos de microcefalia para as crianças e famílias afetadas.
Dessa forma, o combate ao mosquito, cuja relevância já se justificava devido à gravidade da dengue, torna-se ainda mais importante tendo em vista a consequência dos casos de microcefalia para as crianças e famílias afetadas.
Objetivos
Objetivo Geral: Discutir a importância do Programa Telessaúde Brasil Redes na promoção da saúde e da Atenção Básica, além de orientar a atuação de teleconsultores e telerreguladores em saúde mental.
Objetivos específicos:
- Identificar os principais conceitos que permeiam o Programa Nacional Telessaúde Brasil Redes e demonstrar a sua importância na promoção da saúde e da Atenção Básica.
- Detalhar o processo de solicitação de uma teleconsultoria.
- Compreender todo o protocolo de Telerregulação e auditoria
- Entender como são montadas as respostas para as teleconsultorias.
- Identificar os principais conceitos relacionados à Saúde Mental.
Apresentação
Telessaúde
Teleconsultoria
Telerregulação
Resposta de uma teleconsultoria
METODOLOGIA: O curso será ministrado na modalidade de Educação a Distância (EAD) por meio da plataforma de ensino e aprendizado a distância Moodle. Os alunos deverão assistir as videoaulas, ler os textos complementares da biblioteca, assistir os vídeos da multimídia e realizar as atividades pedagógicas. Cada aluno poderá realizar as atividades no dia e horário que lhe for mais conveniente, por meio de seu computador e internet.
RECURSOS UTILIZADOS: Serão utilizados os seguintes recursos: videoaulas, textos complementares, vídeos da multimídia.
AVALIAÇÃO: A avaliação do módulo está estruturada como autoavaliação da aprendizagem, ocorrendo de forma contínua e processual. Desta forma, é disponibilizado ao aluno questionário ao final de cada unidade de estudo. Os questionários abordam questões que perpassam todo o conteúdo estudado na unidade, sendo ao aluno permitido refazer a avaliação da unidade quantas vezes achar necessário
O curso aborda conteúdos voltados ao Programa Telessaúde Brasil Redes e Saúde Mental. O conteúdo das aulas gira em torno do Programa Telessaúde Brasil Redes; do detalhamento do processo de solicitação de uma teleconsultoria; do protocolo de telerregulação e auditoria; da orientação à produção de respostas às solicitações de teleconsultorias; e da identificação dos principais conceitos que permeiam a Saúde Mental.
Espera-se que ao término desta capacitação, os profissionais de saúde estejam aptos a: ofertar a PrEP de forma eficaz e segura e para ofertá-la em seu serviço de saúde de acordo com as recomendações das diretrizes do Ministério da Saúde
Noções básicas de PrEP
Visita Inicial – Triagem e elegibilidade para a PrEP
Visitas de PrEP: retorno de 30 dias e acompanhamentos
A adesão à PrEP
Fluxogramas e organização dos serviços (módulo opcional para gestores)
Avaliação final e documentos importantes.
As principais competências que os profissionais de saúde irão desenvolver durante a capacitação baseada nas recomendações do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas para PrEP são:
-
Identificar candidatos elegíveis para a PrEP;
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Avaliar o risco individual para HIV;
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Avaliar a elegibilidade clínica para a PrEP;
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Prescrever a PrEP;
-
Conduzir avaliações clínicas e laboratoriais durante as visitas de acompanhamento de PrEP;
-
Utilizar o SICLOM enquanto ferramenta para seguimento clínico e monitoramento;
-
Proporcionar adesão à educação, orientação e apoio a candidatos e usuários da PrEP.
Descrever as etapas do ciclo do sangue desde a captação de doadores até a transfusão de hemocomponentes e suas complicações.
UNIDADE 1: Breve histórico da transfusão e o ciclo do sangue
UNIDADE 2: A trajetória das doações de sangue
UNIDADE 3: A transfusão de hemocomponentes
UNIDADE 4: Reações transfusionais
METODOLOGIA: O curso é oferecido sob a forma de educação à distância, autoinstrucional, sendo mediado por material didático e por atividades de correção automatizada com feedback aos participantes do curso.
RECURSOS: Livro digital contendo unidades enriquecidas com vídeos, ilustrações e infográficos.
AVALIAÇÃO: Questionários pré e pós-teste compostos por questões de múltipla escolha com quatro alternativas, e atividades ao final de cada unidade.
Estudo de breve histórico e conceitos básicos em hemoterapia. Apresentação das etapas do processo de doação de sangue, desde a captação de doadores até o processamento, armazenamento e distribuição dos hemocomponentes. Descrição do processo transfusional (etapa pré-transfusional, ato transfusional, etapa pós-transfusional). Apresentação das principais reações transfusionais e descrição do atendimento às reações transfusionais.